António Duarte e Silva: diferenças entre revisões
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Foi requisitado para servir na [[Direcção das Obras Públicas de Angola]] em 8 de Novembro de 1876, sendo ordenado a habilitar-se para ocupar o lugar de condutor de trabalhos através de estágio junto da Direcção das Obras Públicas do districto de Lisboa<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 762,1. 1D. MU. Cx. 1876-1931. Processos Individuais. ANG. António Duarte Silva. Proposta. Lisboa, 8 de Novembro de 1876.</ref>. | Foi requisitado para servir na [[Direcção das Obras Públicas de Angola]] em 8 de Novembro de 1876, sendo ordenado a habilitar-se para ocupar o lugar de condutor de trabalhos através de estágio junto da Direcção das Obras Públicas do districto de Lisboa<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 762,1. 1D. MU. Cx. 1876-1931. Processos Individuais. ANG. António Duarte Silva. Proposta. Lisboa, 8 de Novembro de 1876.</ref>. | ||
Já em Angola, em Janeiro de 1877 era indicado para servir na Direcção do Caminho de Ferro de Ambaca. Em 1879, ocupava o lugar de chefe da circunscripção de obras públicas do Dondo, acumulando com a administração e fiscalização sobre a construção da linha telegráfica do leste, do Dondo a Caculo. Na região havia participado igualmente na ligação por estrada entre Dondo e Caculo, na construção do paiol e na instalação do hospital-barraca<ref>"Relação do pessoal technico das obras publicas em 1879", 762-763.</ref>. | Já em Angola, em Janeiro de 1877 era indicado para servir na Direcção do Caminho de Ferro de Ambaca onde participou como construtor, encontrando-se presente na inauguração da linha em 1886<ref>"Inauguração das Obras do Caminho de Ferro de Loanda a Ambaca", 283.</ref> '''já como major'''. Em 1879, ocupava o lugar de chefe da circunscripção de obras públicas do Dondo, acumulando com a administração e fiscalização sobre a construção da linha telegráfica do leste, do Dondo a Caculo. Na região havia participado igualmente na ligação por estrada entre Dondo e Caculo, na construção do paiol e na instalação do hospital-barraca<ref>"Relação do pessoal technico das obras publicas em 1879", 762-763.</ref>. | ||
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Arquivo Histórico Ultramarino. 762,1. 1D. MU. Cx. 1876-1931. Processos Individuais. ANG. António Duarte Silva. Proposta. Lisboa, 8 de Novembro de 1876. | Arquivo Histórico Ultramarino. 762,1. 1D. MU. Cx. 1876-1931. Processos Individuais. ANG. António Duarte Silva. Proposta. Lisboa, 8 de Novembro de 1876. | ||
"Inauguração das Obras do Caminho de Ferro de Loanda a Ambaca". ''Occidente. Revista Ilustrada de Portugal e do Estrangeiro'' 9, no. 288 (21 Dezembro, 1886): 283[https://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/obras/ocidente/1886/N288/N288_master/N288.pdf .] | |||
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"Relação do pessoal technico das obras publicas em 1879". Em ''As Conferencias e o Itinerario do viajante Serpa Pinto atravez das terras da Africa Austral nos limites das provincias de Angola e Moçambique. Junho a Dezembro de 1878. Estudo critico e documentado contendo duas cartas geographicas por Manuel Ferreira Ribeiro'', 761-765. Lisboa: Typographia Nova Minerva, 1879. | "Relação do pessoal technico das obras publicas em 1879". Em ''As Conferencias e o Itinerario do viajante Serpa Pinto atravez das terras da Africa Austral nos limites das provincias de Angola e Moçambique. Junho a Dezembro de 1878. Estudo critico e documentado contendo duas cartas geographicas por Manuel Ferreira Ribeiro'', 761-765. Lisboa: Typographia Nova Minerva, 1879. |
Revisão das 18h23min de 23 de maio de 2024
António Duarte e Silva | |
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Nome completo | António Duarte e Silva |
Outras Grafias | António Duarte Silva, António Duarte da Silva |
Pai | António Joaquim Nunes da Silva |
Mãe | Francisca Rosa Fonseca |
Cônjuge | Maria Emília de Freitas Fernandes |
Filho(s) | António Silva, José Sebastião Duarte Silva, Joaquim Plácido Duarte Silva |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | 17 dezembro 1847 Évora, Portugal |
Morte | 22 janeiro 1912 |
Sexo | Masculino |
Religião | Cristã |
Formação | |
Data | Início: 04 de outubro de 1865 |
Local de Formação | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Data | Início: 1866 Fim: 1868 |
Local de Formação | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Postos | |
Data | Início: 18 de outubro de 1866 Fim: 14 de janeiro de 1869 |
Arma | Cavalaria |
Posto | Alferes |
Data | Início: 14 de janeiro de 1869 Fim: 15 de novembro de 1876 |
Arma | Cavalaria |
Posto | Capitão |
Data | Início: 15 de novembro de 1876 Fim: 24 de março de 1886 |
Arma | Cavalaria |
Posto | Major |
Data | Início: 24 de março de 1886 Fim: 27 de setembro de 1894 |
Arma | Cavalaria |
Posto | Tenente-coronel |
Data | Início: 27 de setembro de 1894 Fim: 23 de dezembro de 1898 |
Arma | Cavalaria |
Posto | Coronel |
Data | Início: 23 de dezembro de 1898 Fim: 03 de fevereiro de 1899 |
Arma | Cavalaria |
Cargos | |
Cargo | Condutor de 1ª classe |
Data | Início: 08 de novembro de 1876 Fim: 12 de fevereiro de 1881 |
Cargo | Chefe de secção |
Data | Início: 1879 |
Cargo | Director |
Data | Início: 22 de fevereiro de 1885 |
Cargo | Condutor de 1ª classe |
Data | Início: 24 de março de 1886 Fim: 29 de maio de 1889 |
Cargo | Condutor de 1ª classe |
Data | Início: 04 de março de 1891 Fim: 24 de abril de 1893 |
Actividade | |
Actividade | Fiscalização |
Data | Início: 23 de dezembro de 1898 Fim: 03 de fevereiro de 1899 |
Local de Actividade | Moçambique |
Biografia
Dados biográficos
Carreira
Foi requisitado para servir na Direcção das Obras Públicas de Angola em 8 de Novembro de 1876, sendo ordenado a habilitar-se para ocupar o lugar de condutor de trabalhos através de estágio junto da Direcção das Obras Públicas do districto de Lisboa[1].
Já em Angola, em Janeiro de 1877 era indicado para servir na Direcção do Caminho de Ferro de Ambaca onde participou como construtor, encontrando-se presente na inauguração da linha em 1886[2] já como major. Em 1879, ocupava o lugar de chefe da circunscripção de obras públicas do Dondo, acumulando com a administração e fiscalização sobre a construção da linha telegráfica do leste, do Dondo a Caculo. Na região havia participado igualmente na ligação por estrada entre Dondo e Caculo, na construção do paiol e na instalação do hospital-barraca[3].
Outras informações
Obras
Notas
Fontes
Arquivo Histórico Ultramarino. 762,1. 1D. MU. Cx. 1876-1931. Processos Individuais. ANG. António Duarte Silva. Proposta. Lisboa, 8 de Novembro de 1876.
"Inauguração das Obras do Caminho de Ferro de Loanda a Ambaca". Occidente. Revista Ilustrada de Portugal e do Estrangeiro 9, no. 288 (21 Dezembro, 1886): 283.
Bibliografia
"Relação do pessoal technico das obras publicas em 1879". Em As Conferencias e o Itinerario do viajante Serpa Pinto atravez das terras da Africa Austral nos limites das provincias de Angola e Moçambique. Junho a Dezembro de 1878. Estudo critico e documentado contendo duas cartas geographicas por Manuel Ferreira Ribeiro, 761-765. Lisboa: Typographia Nova Minerva, 1879.
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
. "António Duarte e Silva", in eViterbo. Lisboa: CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, {{{year}}} 2022. Consultado a 28 de setembro de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Ant%C3%B3nio_Duarte_e_Silva. DOI: []