Domingos Schiopetta: diferenças entre revisões

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*1814 - Pintura alegórica representando a Igreja universal "no símbolo de uma rotunda", eram figuras de "iluminação transparente" para a igreja do Loreto, em Lisboa. <!-- descrita no folhetim: Relação das festas do Loreto -->
*1814 - Pintura alegórica representando a Igreja universal "no símbolo de uma rotunda", eram figuras de "iluminação transparente" para a igreja do Loreto, em Lisboa. <!-- descrita no folhetim: Relação das festas do Loreto -->


*Seis litografias com vistas de Sintra (quatro estão na Biblioteca Nacional de Portugal: http://purl.pt/1218 - http://purl.pt/1217 - http://purl.pt/13578 - http://purl.pt/13583).
*Seis litografias com vistas de Sintra (quatro estão na Biblioteca Nacional de Portugal: [http://purl.pt/1218 Vista de Sintra (1)], [http://purl.pt/1217 Vista de Sintra (2)]- [http://purl.pt/13578 Vista de Sintra (3) e [http://purl.pt/13583 Vista de Sintra (4)]).


*c. 1825 - Pintura do pano de boca para o teatro do conde de Farrobo na Quinta das Laranjeiras (actual Teatro Thalia). <!-- "No meio de trevas se divisa no primeiro pavimento um Genio alado com hum brilhante facho na mão, do qual emana a luz que recebe todo o quadro. Esta figura representa a Fantasia do Artista, existindo a seu lado um pequeno Genio, o qual tem no Escudo as Armas do Illustrissimo Senhor Barão de Quintella, designando-o assim como fomentador da imaginação do Artista. À esquerda se apresentão tres figuras que pelos seus attributos caracterizão a Poesia, Musica, e Pintura. Dous Genios na acção de se abraçarem representão a União, e Amizade, bazes indispensáveis em que se firma a duração de hum entretenimento tão respeitavel, como interessante. Notão-se á direita a Mathematica e Astronomia; ornando o quadro, como acessorios, differentes dos outros Genios que pelas suas applicações marcão as variadas Artes, e Sciencias. Em distancia se avista Phebo no seu Carro, dirigindo-o a perder-se no horizonte, indicando assim a aproximação da noite em que os espectaculos d'esta natureza costumão realizar-se. No centro, ou clarão do facho se vê a legenda seguinte - Res non verba - annunciando ás Artes e Sciencias que he tempo de se animarem, entregando-se ás respectivas tarefas." -->
*c. 1825 - Pintura do pano de boca para o teatro do conde de Farrobo na Quinta das Laranjeiras (actual Teatro Thalia). <!-- "No meio de trevas se divisa no primeiro pavimento um Genio alado com hum brilhante facho na mão, do qual emana a luz que recebe todo o quadro. Esta figura representa a Fantasia do Artista, existindo a seu lado um pequeno Genio, o qual tem no Escudo as Armas do Illustrissimo Senhor Barão de Quintella, designando-o assim como fomentador da imaginação do Artista. À esquerda se apresentão tres figuras que pelos seus attributos caracterizão a Poesia, Musica, e Pintura. Dous Genios na acção de se abraçarem representão a União, e Amizade, bazes indispensáveis em que se firma a duração de hum entretenimento tão respeitavel, como interessante. Notão-se á direita a Mathematica e Astronomia; ornando o quadro, como acessorios, differentes dos outros Genios que pelas suas applicações marcão as variadas Artes, e Sciencias. Em distancia se avista Phebo no seu Carro, dirigindo-o a perder-se no horizonte, indicando assim a aproximação da noite em que os espectaculos d'esta natureza costumão realizar-se. No centro, ou clarão do facho se vê a legenda seguinte - Res non verba - annunciando ás Artes e Sciencias que he tempo de se animarem, entregando-se ás respectivas tarefas." -->
 
==Referências bibliográficas==
==Referências bibliográficas==
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Revisão das 17h39min de 24 de outubro de 2017


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Domingos Schiopetta
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Pintor, arquitecto, maquinista e cenógrafo do Teatro São Carlos, residente em Lisboa.

Em 1814 decorou a fachada da igreja do Loreto durante as festas que se fizeram para celebrar a restituição de Pio VII à Santa Sé.

Por volta de 1825 pintou o bano de boca para o teatro do Conde de Farrobo, na quinta das Laranjeiras.

Foi o responsável pela ornamentação do palácio das Janelas Verdes aquando da celebração do juramento da Carta em 1826[1][2].

Outras informações

Obras

  • 1814 - Pintura alegórica representando a Igreja universal "no símbolo de uma rotunda", eram figuras de "iluminação transparente" para a igreja do Loreto, em Lisboa.
  • c. 1825 - Pintura do pano de boca para o teatro do conde de Farrobo na Quinta das Laranjeiras (actual Teatro Thalia).

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 152.
  2. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 26.

Bibliografia e Fontes

  • Catalogo methodico de parte da livraria do Visconde de Figaniére a qual... se ha de vender em leilão Lisboa: Tip. Viuva Sousa Neves, 1882.
  • Descripção do Arco Triumfal que os moradores circumvezinhos do Rocio desta Capital fizerão construir junto à rua denominada do Amparo, debaixo da direcção do celebre Pintor e Architecto Domingos Esquiopetta, para receber com a dignidade que se torna compativel com as suas proporções a Illustre Junta Provisoria do Supremo Governo do Reino. [Lisboa]: [s.e.], 1820.
  • Relação dos festejos que tiverão lugar em Lisboa nos memoraveis dias 31 de julho, 1, 2 etc. de agosto de 1826 por occasião do juramento prestado á Carta Constitucional... por hum cidadão constitucional. Lisboa: Tipografia J. F. M. de Campos, 1826.
  • Schiopetta, Domingos. Opúsculo sobre o pano de boca que pintou para o Barão Quintela. Lisboa: Tipografia Bulhões, 1825.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Ligações Externas

  • Obra digitalizada na BNP.
  • Iconografia digitalizada na BNP.

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