Tomás da Anunciação: diferenças entre revisões
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Viterbo chama-lhe o mestre e descreve-o: "fisionomia peninsular, moreno, de olhos vivos, sempre correcto na sua sobrecasaca preta, pendente do braço o sobretudo, à maneira do pai Rosa era, ao primeiro aspecto, um pouco severo, mas atravessada a linha divisória da etiqueta, toda a aparente frieza se transformava na mais expressiva amabilidade"<ref> | Viterbo chama-lhe o mestre e descreve-o: "''fisionomia peninsular, moreno, de olhos vivos, sempre correcto na sua sobrecasaca preta, pendente do braço o sobretudo, à maneira do pai Rosa era, ao primeiro aspecto, um pouco severo, mas atravessada a linha divisória da etiqueta, toda a aparente frieza se transformava na mais expressiva amabilidade''"<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i>, 147.</ref>. | ||
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Em 1852 foi nomeado professor substituto de pintura na Academia Nacional de Belas Artes e passou a efectivo em 1858. | Em 1852 foi nomeado professor substituto de pintura na Academia Nacional de Belas Artes e passou a efectivo em 1858<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i>, 147.</ref>. | ||
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Tomás da Anunciação | |
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Nome completo | Tomás José da Anunciação |
Nascimento | 26 de outubro de 1818 Lisboa |
Morte | 3 de abril de 1879 (60 anos) Lisboa |
Nacionalidade | Portuguesa |
Progenitores | Mãe: Maria Vitória da Piedade. Pai: Manuel Joaquim da Anunciação |
Sexo | masculino |
Biografia
Dados biográficos
Tomás José da Anunciação nasceu a 26 de outubro de 1818 em Lisboa.
Começou por frequentar as Aulas de Arquitectura da Sala do Risco do Arsenal e depois foi praticante-desenhador no Museu de História Natural. Em 1837 começou a frequentar a Aula de Desenho da Academia de Belas-Artes, onde foi professor.
Era amigo íntimo de Luís Ascêncio Tomasini. Frequentava as palestras nocturnas da loja de modas do Chiado.
Viterbo chama-lhe o mestre e descreve-o: "fisionomia peninsular, moreno, de olhos vivos, sempre correcto na sua sobrecasaca preta, pendente do braço o sobretudo, à maneira do pai Rosa era, ao primeiro aspecto, um pouco severo, mas atravessada a linha divisória da etiqueta, toda a aparente frieza se transformava na mais expressiva amabilidade"[1].
Após a sua morte, a 3 de abril de 1879, estabeleceu-se um prémio anual com o seu nome para o melhor aluno de pintura de animais
Carreira
Em 1852 foi nomeado professor substituto de pintura na Academia Nacional de Belas Artes e passou a efectivo em 1858[2].
Outras informações
Obras
Referências bibliográficas
Bibliografia e Fontes
- Amado, Carlos (coord.). Pintura no tempo de Braamcamp Freire. Santarém: Câmara Municipal, 1994.
- Exposição de arte ornamental dos séculos XIV a XX. Évora: Minerva, 1941.
- Exposição de arte portuguesa em Luanda e Lourenço Marques. [S.l.]: Ministério das Colónias, 1948.
- França, José-Augusto. A Arte em Portugal no Século XIX. Lisboa: Bertrand Editora, 1990.
- Gravuras de madeira portuguesas séc. XIX: (paisagens e animais). Lisboa: Sociedade Nacional de Belas Artes, 1958.
- Ilustradores do século XIX: gravura. Lisboa: SNBA, 1966.
- Lapa, Pero. Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: MC-MNAC/IPM, 1994.
- Lapa, Pedro e Silveira, Maria de Aires (org.). Arte Portuguesa do século XIX, Vol. I (1850-1910). Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, 2010.
- Lopes, Adriano de Sousa, Valente, Vasco, Burnay, Luís Ortigão (ed. lit.). Exposição de desenhos de artistas da 2.a metade do século XIX. Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1940.
- Macedo, Diogo. Tomás José da Anunciação. Lisboa: Tipografia Excelsior, 1951.
- Macedo, Diogo. "O Século XIX." In História da Arte em Portugal. direcção de Reinaldo dos Santos, Vol. 3. Porto: Portucalense Editora, 1953.
- Macedo, Diogo (intro.). Tomás da Anunciação: chefe do romantismo. Lisboa: [Museu Nacional de Arte Contemporânea], 1955.
- Macedo, Diogo. Os românticos portugueses. Lisboa: Artis, 1961.
- Pamplona, Fernando. Um século de pintura e escultura em Portugal (1830-1930). Porto: Livraria Tavares Martins, 1943
- Pamplona, Fernando. Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses ou que trabalharam em Portugal Volume II. Barcelos: Livraria Civilização Editora, 1988 (2.ª edição).
- Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
Ligações Externas
- Tomás da Anunciação In Museu do Chiado, Lisboa.
- Tomás da Anunciação In Wikipédia.
- Tomás da Anunciação In A Arte em Portugal.
- Ficha do Autor no Museu virtual de Belas Artes.
Autor(es) do artigo
DOI
Citar este artigo
- Tomás da Anunciação (última modificação: 08/11/2017). eViterbo. Visitado em 20 de outubro de 2025, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Tom%C3%A1s_da_Anuncia%C3%A7%C3%A3o