Simão Rodrigues: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Linha 47: Linha 47:
Pintor "de óleo e imaginária". Por alvará de 20 de maio de 1589 foi dispensado de servir na bandeira de S. Jorge <!-- Fonte em Viterbo ANTT, Chancelaria de D. Filipe I, Privilégios, l. 5, fl. 239 --> <ref>Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 135.</ref>. Foi um dos membros fundadores da [[Irmandade de São Lucas]], em 1602<ref>http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226</ref>.
Pintor "de óleo e imaginária". Por alvará de 20 de maio de 1589 foi dispensado de servir na bandeira de S. Jorge <!-- Fonte em Viterbo ANTT, Chancelaria de D. Filipe I, Privilégios, l. 5, fl. 239 --> <ref>Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 135.</ref>. Foi um dos membros fundadores da [[Irmandade de São Lucas]], em 1602<ref>http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226</ref>.


===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->   
Em 1612 assinava, com [[Domingos Vieira Serrão]], um contrato para pintar o retábulo da capela-mor da Universidade de Coimbra. Graças a esse documento percebe-se, também,  que tinham feito, anteriormente, um retábulo para a igreja de Santa Cruz.
 
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->
   
==Obras==
*1590-1610 - Pinturas representando a [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=250628 Prisão] e [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=250626&EntSep=0&EntRegAss=1#gotoPosition Martírio] de S. João Baptista, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.
 
*1600-1629 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=208354 Pintura representando a Sagrada Família, Museu Grão Vasco, Viseu.]
 
*1608-1610 - Execução de dez pinturas para a sacristia da Sé Velha de Coimbra com [[Domingos Vieira Serrão]] (ver [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=165372&EntSep=0&EntRegAss=1#gotoPosition esta] e registos associados).
   
   
==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui--> 
*1611-1620 - Pintura de retábulo, possivelmente para o convento de Santa Ana de Coimbra, com [[Domingos Vieira Serrão]], Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra (ver [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=159642&EntSep=0&EntRegAss=1#gotoPosition este] e registos associados).
 
*c. 1612 - Pintura de retábulo para a igreja de Santa Cruz de Coimbra com [[Domingos Vieira Serrão]].
 
*c. 1612 - Pintura do retábulo da capela-mor da capela da Universidade de Coimbra com [[Domingos Vieira Serrão]].
 
*[http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=12783 Pintura representando a Transfiguração, Museu de Évora.]
 
*Pintura representando os Quatro Evangelistas para a igreja do paço episcopal de Fontelo, Museu Grão Vasco, Viseu (ver [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=207811&EntSep=0&EntRegAss=1#gotoPosition registos associados]).
 
*[http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=774 Pintura representando a Visitação, Museu da Guarda.]
 
*[http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=216813 Pintura representando S. João Baptista, Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco.]
 
*Pinturas representando [[http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=208380 S. João Baptista e S. João Evangelista] e [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=209493 São Pedro e São Paulo], Museu Grão Vasco, Viseu .
   
   
*[http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=208921 Pintura representando a Virgem com o Menino e S. João Baptista, Museu Grão Vasco, Viseu].
   
   
==Referências bibliográficas==<!--Ou seja, a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação-->  
==Referências bibliográficas==<!--Ou seja, a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação-->  
Linha 58: Linha 82:


*[http://hdl.handle.net/10451/11426 Cordeiro, Filipa Raposo, "Thomas Luis, pintor maneirista do sacro e do profano: arte, conservação e restauro: casos de Évora, Aldeia Galega, Elvas, Idanha-a-Nova e Vila Viçosa - Séculos XVI a XVII." Dissertação de Doutoramento, História Arte Património e Restauro, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014.]
*[http://hdl.handle.net/10451/11426 Cordeiro, Filipa Raposo, "Thomas Luis, pintor maneirista do sacro e do profano: arte, conservação e restauro: casos de Évora, Aldeia Galega, Elvas, Idanha-a-Nova e Vila Viçosa - Séculos XVI a XVII." Dissertação de Doutoramento, História Arte Património e Restauro, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014.]
*Costa, José Francisco de Faria e Coelho, Maria Helena da Cruz, <i>A Universidade de Coimbra: o tangível e o intangível</i>. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2009.
*Dias, Pedro, Santos, J.J. Carvalhão, <i>Pintura Maneirista de Coimbra - ensaio iconográfico.</i> Coimbra: Instituto H.A. da FLUC, 1988.


*Flor, Susana Varela e Flor, Pedro, <i>Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas.</i> Lisboa: Scribe, 2013.
*Flor, Susana Varela e Flor, Pedro, <i>Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas.</i> Lisboa: Scribe, 2013.
Linha 66: Linha 94:


*Gusmão, Adriano, <i>Simão Rodrigues e seus colaboradores</i>. [Lisboa]: Artis, 1957.
*Gusmão, Adriano, <i>Simão Rodrigues e seus colaboradores</i>. [Lisboa]: Artis, 1957.
*Gusmão, Adriano, <i>Pintura Maneirista do Museu Nacional de Machado de Castro</i>. Coimbra: Secretaria de Estado da Cultura, 1987.


*Machado, José Alberto Simões Gomes, <i>Pintura portuguesa: séc. XVI - XVII - XVIII, do Museu Nogueira da Silva </i>. Braga: Universidade do Minho, [1994].
*Machado, José Alberto Simões Gomes, <i>Pintura portuguesa: séc. XVI - XVII - XVIII, do Museu Nogueira da Silva </i>. Braga: Universidade do Minho, [1994].
Linha 82: Linha 112:


*[http://hdl.handle.net/10400.13/615  Pestana, Maria Isabel, "Das coisa visíveis às invisíveis: contributos para o estudo da pintura maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620)." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2014.]
*[http://hdl.handle.net/10400.13/615  Pestana, Maria Isabel, "Das coisa visíveis às invisíveis: contributos para o estudo da pintura maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620)." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2014.]
*<i>Roteiro do Museu da Guarda.</i> Lisboa: Instituto Português de Museus/Guarda: Museu da Guarda, 2004.


*[https://doi.org/10.7559/ecr.4.3086 Santos, Sofia Martins, "Novos elementos para a história dos painéis pintados da Sacristia da Sé do Porto". <i>estudos de conservação e restauro</i> 4 (2012): 72-86.]
*[https://doi.org/10.7559/ecr.4.3086 Santos, Sofia Martins, "Novos elementos para a história dos painéis pintados da Sacristia da Sé do Porto". <i>estudos de conservação e restauro</i> 4 (2012): 72-86.]
Linha 96: Linha 128:


*Silva, Andreia Cunha et al. <i>Belas Artes da Academia : uma colecção desconhecida.</i>  Lisboa: Ministério da Cultura, Palácio Nacional da Ajuda, 2015.
*Silva, Andreia Cunha et al. <i>Belas Artes da Academia : uma colecção desconhecida.</i>  Lisboa: Ministério da Cultura, Palácio Nacional da Ajuda, 2015.
*Vasconcelos, António, <i>Real Capela da Universidade (Alguns Apontamentos e Notas para a Sua História)</i>. Coimbra: Minerva, 1990 (1ª ed. 1908).


*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 e 1911 (3ª série).
*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 e 1911 (3ª série).

Revisão das 12h38min de 30 de agosto de 2017


{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa | nome_completo = | data_nascimento = c. 1560 | nascimento_data = | local_nascimento = Alcácer do Sal | nascimento_local = | data_morte = 1629 (69 anos) | morte_data = | local_morte = Lisboa | morte_local = | residência = Lisboa, Portugal | nacionalidade = Portuguesa | cidadania = | etnia = | pai = | mãe = }}


Simão Rodrigues
Nascimento c. 1560
Alcácer do Sal
Morte 1629 (69 anos)
Lisboa
Residência Lisboa, Portugal
Nacionalidade Portuguesa
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Pintor "de óleo e imaginária". Por alvará de 20 de maio de 1589 foi dispensado de servir na bandeira de S. Jorge [1]. Foi um dos membros fundadores da Irmandade de São Lucas, em 1602[2].

Em 1612 assinava, com Domingos Vieira Serrão, um contrato para pintar o retábulo da capela-mor da Universidade de Coimbra. Graças a esse documento percebe-se, também, que tinham feito, anteriormente, um retábulo para a igreja de Santa Cruz.

Outras informações

Obras

  • 1590-1610 - Pinturas representando a Prisão e Martírio de S. João Baptista, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.
  • 1608-1610 - Execução de dez pinturas para a sacristia da Sé Velha de Coimbra com Domingos Vieira Serrão (ver esta e registos associados).
  • 1611-1620 - Pintura de retábulo, possivelmente para o convento de Santa Ana de Coimbra, com Domingos Vieira Serrão, Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra (ver este e registos associados).
  • Pintura representando os Quatro Evangelistas para a igreja do paço episcopal de Fontelo, Museu Grão Vasco, Viseu (ver registos associados).

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 135.
  2. http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226

Bibliografia e Fontes

  • Costa, José Francisco de Faria e Coelho, Maria Helena da Cruz, A Universidade de Coimbra: o tangível e o intangível. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2009.
  • Dias, Pedro, Santos, J.J. Carvalhão, Pintura Maneirista de Coimbra - ensaio iconográfico. Coimbra: Instituto H.A. da FLUC, 1988.
  • Flor, Susana Varela e Flor, Pedro, Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Gonçalves, Flávio, "O pintor Simão Rodrigues de Lisboa, e os pintores seus homónimos". A Cidade de Évora, 43-44, (1916): 11-16.
  • Gusmão, Adriano, Simão Rodrigues e seus colaboradores. [Lisboa]: Artis, 1957.
  • Gusmão, Adriano, Pintura Maneirista do Museu Nacional de Machado de Castro. Coimbra: Secretaria de Estado da Cultura, 1987.
  • Machado, José Alberto Simões Gomes, Pintura portuguesa: séc. XVI - XVII - XVIII, do Museu Nogueira da Silva . Braga: Universidade do Minho, [1994].
  • Monteiro, Maria Stella Prata da Silva, "Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão: pintores portugueses dos séculos XVI e XVII." Tese de licenciatura, Universidade de Coimbra, 1957.
  • Museu Nacional de Machado de Castro, Pintura maneirista de Coimbra. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 1983.
  • Paulino, Francisco Faria (coord.), A pintura maneirista em Portugal: a arte no tempo de Camões. Lisboa: C.N.C.D.P., 1995.
  • Roteiro do Museu da Guarda. Lisboa: Instituto Português de Museus/Guarda: Museu da Guarda, 2004.
  • Serrão, Vítor, A pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
  • Serrão, Vítor, A pintura protobarroca em Portugal, 1612-1657: o triunfo do naturalismo e do tenebrismo. Lisboa: Edições Colibri, 2000.
  • Serrão, Vítor, "Pittura senza tempo em Coimbra, cerca de 1600: as tábuas de Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão na sacristia da Igreja do Carmo". Monumentos 25 (Set. 2006): 92-107.
  • Silva, Andreia Cunha et al. Belas Artes da Academia : uma colecção desconhecida.  Lisboa: Ministério da Cultura, Palácio Nacional da Ajuda, 2015.
  • Vasconcelos, António, Real Capela da Universidade (Alguns Apontamentos e Notas para a Sua História). Coimbra: Minerva, 1990 (1ª ed. 1908).
  • Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 e 1911 (3ª série).

Ligações Externas

Simão Rodrigues In Mosteiro dos Jerónimos Simão Rodrigues In Trecanni


Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo