Simão Rodrigues: diferenças entre revisões
Sem resumo de edição |
|||
Linha 47: | Linha 47: | ||
Pintor "de óleo e imaginária". Por alvará de 20 de maio de 1589 foi dispensado de servir na bandeira de S. Jorge <!-- Fonte em Viterbo ANTT, Chancelaria de D. Filipe I, Privilégios, l. 5, fl. 239 --> <ref>Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 135.</ref>. Foi um dos membros fundadores da [[Irmandade de São Lucas]], em 1602<ref>http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226</ref>. | Pintor "de óleo e imaginária". Por alvará de 20 de maio de 1589 foi dispensado de servir na bandeira de S. Jorge <!-- Fonte em Viterbo ANTT, Chancelaria de D. Filipe I, Privilégios, l. 5, fl. 239 --> <ref>Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 135.</ref>. Foi um dos membros fundadores da [[Irmandade de São Lucas]], em 1602<ref>http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226</ref>. | ||
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores--> | Em 1612 assinava, com [[Domingos Vieira Serrão]], um contrato para pintar o retábulo da capela-mor da Universidade de Coimbra. Graças a esse documento percebe-se, também, que tinham feito, anteriormente, um retábulo para a igreja de Santa Cruz. | ||
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores--> | |||
==Obras== | |||
*1590-1610 - Pinturas representando a [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=250628 Prisão] e [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=250626&EntSep=0&EntRegAss=1#gotoPosition Martírio] de S. João Baptista, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa. | |||
*1600-1629 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=208354 Pintura representando a Sagrada Família, Museu Grão Vasco, Viseu.] | |||
*1608-1610 - Execução de dez pinturas para a sacristia da Sé Velha de Coimbra com [[Domingos Vieira Serrão]] (ver [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=165372&EntSep=0&EntRegAss=1#gotoPosition esta] e registos associados). | |||
== | *1611-1620 - Pintura de retábulo, possivelmente para o convento de Santa Ana de Coimbra, com [[Domingos Vieira Serrão]], Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra (ver [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=159642&EntSep=0&EntRegAss=1#gotoPosition este] e registos associados). | ||
*c. 1612 - Pintura de retábulo para a igreja de Santa Cruz de Coimbra com [[Domingos Vieira Serrão]]. | |||
*c. 1612 - Pintura do retábulo da capela-mor da capela da Universidade de Coimbra com [[Domingos Vieira Serrão]]. | |||
*[http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=12783 Pintura representando a Transfiguração, Museu de Évora.] | |||
*Pintura representando os Quatro Evangelistas para a igreja do paço episcopal de Fontelo, Museu Grão Vasco, Viseu (ver [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=207811&EntSep=0&EntRegAss=1#gotoPosition registos associados]). | |||
*[http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=774 Pintura representando a Visitação, Museu da Guarda.] | |||
*[http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=216813 Pintura representando S. João Baptista, Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco.] | |||
*Pinturas representando [[http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=208380 S. João Baptista e S. João Evangelista] e [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=209493 São Pedro e São Paulo], Museu Grão Vasco, Viseu . | |||
*[http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=208921 Pintura representando a Virgem com o Menino e S. João Baptista, Museu Grão Vasco, Viseu]. | |||
==Referências bibliográficas==<!--Ou seja, a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação--> | ==Referências bibliográficas==<!--Ou seja, a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação--> | ||
Linha 58: | Linha 82: | ||
*[http://hdl.handle.net/10451/11426 Cordeiro, Filipa Raposo, "Thomas Luis, pintor maneirista do sacro e do profano: arte, conservação e restauro: casos de Évora, Aldeia Galega, Elvas, Idanha-a-Nova e Vila Viçosa - Séculos XVI a XVII." Dissertação de Doutoramento, História Arte Património e Restauro, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014.] | *[http://hdl.handle.net/10451/11426 Cordeiro, Filipa Raposo, "Thomas Luis, pintor maneirista do sacro e do profano: arte, conservação e restauro: casos de Évora, Aldeia Galega, Elvas, Idanha-a-Nova e Vila Viçosa - Séculos XVI a XVII." Dissertação de Doutoramento, História Arte Património e Restauro, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014.] | ||
*Costa, José Francisco de Faria e Coelho, Maria Helena da Cruz, <i>A Universidade de Coimbra: o tangível e o intangível</i>. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2009. | |||
*Dias, Pedro, Santos, J.J. Carvalhão, <i>Pintura Maneirista de Coimbra - ensaio iconográfico.</i> Coimbra: Instituto H.A. da FLUC, 1988. | |||
*Flor, Susana Varela e Flor, Pedro, <i>Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas.</i> Lisboa: Scribe, 2013. | *Flor, Susana Varela e Flor, Pedro, <i>Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas.</i> Lisboa: Scribe, 2013. | ||
Linha 66: | Linha 94: | ||
*Gusmão, Adriano, <i>Simão Rodrigues e seus colaboradores</i>. [Lisboa]: Artis, 1957. | *Gusmão, Adriano, <i>Simão Rodrigues e seus colaboradores</i>. [Lisboa]: Artis, 1957. | ||
*Gusmão, Adriano, <i>Pintura Maneirista do Museu Nacional de Machado de Castro</i>. Coimbra: Secretaria de Estado da Cultura, 1987. | |||
*Machado, José Alberto Simões Gomes, <i>Pintura portuguesa: séc. XVI - XVII - XVIII, do Museu Nogueira da Silva </i>. Braga: Universidade do Minho, [1994]. | *Machado, José Alberto Simões Gomes, <i>Pintura portuguesa: séc. XVI - XVII - XVIII, do Museu Nogueira da Silva </i>. Braga: Universidade do Minho, [1994]. | ||
Linha 82: | Linha 112: | ||
*[http://hdl.handle.net/10400.13/615 Pestana, Maria Isabel, "Das coisa visíveis às invisíveis: contributos para o estudo da pintura maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620)." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2014.] | *[http://hdl.handle.net/10400.13/615 Pestana, Maria Isabel, "Das coisa visíveis às invisíveis: contributos para o estudo da pintura maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620)." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2014.] | ||
*<i>Roteiro do Museu da Guarda.</i> Lisboa: Instituto Português de Museus/Guarda: Museu da Guarda, 2004. | |||
*[https://doi.org/10.7559/ecr.4.3086 Santos, Sofia Martins, "Novos elementos para a história dos painéis pintados da Sacristia da Sé do Porto". <i>estudos de conservação e restauro</i> 4 (2012): 72-86.] | *[https://doi.org/10.7559/ecr.4.3086 Santos, Sofia Martins, "Novos elementos para a história dos painéis pintados da Sacristia da Sé do Porto". <i>estudos de conservação e restauro</i> 4 (2012): 72-86.] | ||
Linha 96: | Linha 128: | ||
*Silva, Andreia Cunha et al. <i>Belas Artes da Academia : uma colecção desconhecida.</i> Lisboa: Ministério da Cultura, Palácio Nacional da Ajuda, 2015. | *Silva, Andreia Cunha et al. <i>Belas Artes da Academia : uma colecção desconhecida.</i> Lisboa: Ministério da Cultura, Palácio Nacional da Ajuda, 2015. | ||
*Vasconcelos, António, <i>Real Capela da Universidade (Alguns Apontamentos e Notas para a Sua História)</i>. Coimbra: Minerva, 1990 (1ª ed. 1908). | |||
*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 e 1911 (3ª série). | *Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 e 1911 (3ª série). |
Revisão das 12h38min de 30 de agosto de 2017
{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa
| nome_completo =
| data_nascimento = c. 1560
| nascimento_data =
| local_nascimento = Alcácer do Sal
| nascimento_local =
| data_morte = 1629 (69 anos)
| morte_data =
| local_morte = Lisboa
| morte_local =
| residência = Lisboa, Portugal
| nacionalidade = Portuguesa
| cidadania =
| etnia =
| pai =
| mãe =
}}
Simão Rodrigues | |
---|---|
Nascimento | c. 1560 Alcácer do Sal |
Morte | 1629 (69 anos) Lisboa |
Residência | Lisboa, Portugal |
Nacionalidade | Portuguesa |
Sexo | masculino |
Biografia
Dados biográficos
Carreira
Pintor "de óleo e imaginária". Por alvará de 20 de maio de 1589 foi dispensado de servir na bandeira de S. Jorge [1]. Foi um dos membros fundadores da Irmandade de São Lucas, em 1602[2].
Em 1612 assinava, com Domingos Vieira Serrão, um contrato para pintar o retábulo da capela-mor da Universidade de Coimbra. Graças a esse documento percebe-se, também, que tinham feito, anteriormente, um retábulo para a igreja de Santa Cruz.
Outras informações
Obras
- 1590-1610 - Pinturas representando a Prisão e Martírio de S. João Baptista, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.
- 1608-1610 - Execução de dez pinturas para a sacristia da Sé Velha de Coimbra com Domingos Vieira Serrão (ver esta e registos associados).
- 1611-1620 - Pintura de retábulo, possivelmente para o convento de Santa Ana de Coimbra, com Domingos Vieira Serrão, Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra (ver este e registos associados).
- c. 1612 - Pintura de retábulo para a igreja de Santa Cruz de Coimbra com Domingos Vieira Serrão.
- c. 1612 - Pintura do retábulo da capela-mor da capela da Universidade de Coimbra com Domingos Vieira Serrão.
- Pintura representando os Quatro Evangelistas para a igreja do paço episcopal de Fontelo, Museu Grão Vasco, Viseu (ver registos associados).
- Pinturas representando [S. João Baptista e S. João Evangelista e São Pedro e São Paulo, Museu Grão Vasco, Viseu .
Referências bibliográficas
- ↑ Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 135.
- ↑ http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226
Bibliografia e Fontes
- Costa, José Francisco de Faria e Coelho, Maria Helena da Cruz, A Universidade de Coimbra: o tangível e o intangível. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2009.
- Dias, Pedro, Santos, J.J. Carvalhão, Pintura Maneirista de Coimbra - ensaio iconográfico. Coimbra: Instituto H.A. da FLUC, 1988.
- Flor, Susana Varela e Flor, Pedro, Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
- Gonçalves, Flávio, "O pintor Simão Rodrigues de Lisboa, e os pintores seus homónimos". A Cidade de Évora, 43-44, (1916): 11-16.
- Gusmão, Adriano, Simão Rodrigues e seus colaboradores. [Lisboa]: Artis, 1957.
- Gusmão, Adriano, Pintura Maneirista do Museu Nacional de Machado de Castro. Coimbra: Secretaria de Estado da Cultura, 1987.
- Machado, José Alberto Simões Gomes, Pintura portuguesa: séc. XVI - XVII - XVIII, do Museu Nogueira da Silva . Braga: Universidade do Minho, [1994].
- Monteiro, Maria Stella Prata da Silva, "Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão: pintores portugueses dos séculos XVI e XVII." Tese de licenciatura, Universidade de Coimbra, 1957.
- Museu Nacional de Machado de Castro, Pintura maneirista de Coimbra. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 1983.
- Paulino, Francisco Faria (coord.), A pintura maneirista em Portugal: a arte no tempo de Camões. Lisboa: C.N.C.D.P., 1995.
- Roteiro do Museu da Guarda. Lisboa: Instituto Português de Museus/Guarda: Museu da Guarda, 2004.
- Serrão, Vítor, A pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
- Serrão, Vítor, A pintura protobarroca em Portugal, 1612-1657: o triunfo do naturalismo e do tenebrismo. Lisboa: Edições Colibri, 2000.
- Serrão, Vítor, "Pittura senza tempo em Coimbra, cerca de 1600: as tábuas de Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão na sacristia da Igreja do Carmo". Monumentos 25 (Set. 2006): 92-107.
- Silva, Andreia Cunha et al. Belas Artes da Academia : uma colecção desconhecida. Lisboa: Ministério da Cultura, Palácio Nacional da Ajuda, 2015.
- Vasconcelos, António, Real Capela da Universidade (Alguns Apontamentos e Notas para a Sua História). Coimbra: Minerva, 1990 (1ª ed. 1908).
- Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 e 1911 (3ª série).
Ligações Externas
Simão Rodrigues In Mosteiro dos Jerónimos Simão Rodrigues In Trecanni
Autor(es) do artigo
DOI
Citar este artigo
- Simão Rodrigues (última modificação: 30/08/2017). eViterbo. Visitado em 16 de junho de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Sim%C3%A3o_Rodrigues