João Nunes: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Linha 88: Linha 88:
[[Categoria: Marrocos]]
[[Categoria: Marrocos]]
[[Categoria: Tânger]]
[[Categoria: Tânger]]
[[Categoria: Cabo Verde]]
[[Categoria: Mestres de Obras]]
[[Categoria: Mestres de Obras]]
[[Categoria: Sem Bibliografia]]
[[Categoria: Fortaleza Real de São Filipe]]
[[Categoria: TechNetEMPIRE]]

Revisão das 16h18min de 26 de dezembro de 2020


João Nunes
Outras Grafias EQUAL

Biografia

Dados biográficos

"Não se tem conhecimento da data e do local de nascimento de João Nunes. É possível que tenha morrido em 1617. Sabe-se que, em 1578, "foi à jornada de Africa com D. Sebastião, e nella ficou captivo, resgatando-se depois à sua custa. Em Marrocos lhe morreu captivo um filho, o qual por certo teria ido com elle na mesma jornada"[1].Tendo em conta este fato foi agraciado, em 26 de outubro de 1587, com uma tença de 12.000 reais por ano[1].

Carreira

Era mestre de obras da cidade de Tânger, nomeado por D. Sebastião, a 13 de maio de 1557, por falecimento de Jorge Gomes. Sucede-lhe Jorge Tavares, nomeado a 29 de maio de 1617[1].

Em 1586, esteve na cidade da Ribeira Grande de Santiago, em Cabo Verde, onde supervisionou as obras da fortaleza de S. Filipe, supostamente desenhada por Felipe Terzi. Contudo, Senna Barcellos refere a uma informação passada por Francisco de Távora ao Conselho Ultramarino, em 1620, em que este diz que “a fortaleza precisava de reparos, e que escusa de lá ir o arquiteto, porque está traçada por João Nunes, que el Rei mandou para sua construção[2]

Outras informações

Obras

Projeto e construção da Fortaleza de São Filipe, Ribeira Grande, Santiago, Cabo Verde.

Referências bibliográficas

  1. 1,0 1,1 1,2 Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 199-200.
  2. Barcellos, Christiano José de Senna. Subsídios para a História de Cabo Verde e Guiné. Volume I, partes I e II. 2º edição. Praia: Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, 2003, 193.

Bibliografia e Fontes

Barcellos, Christiano José de Senna. Subsídios para a História de Cabo Verde e Guiné. Volume I, partes I e II. 2º edição. Praia: Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, 2003.

Pereira, Daniel A. Marcos Cronológicos da Cidade Velha. Praia: Instituto Caboverdiano do Livro, 1988. Pires, Fernando. Da Cidade da Ribeira Grande à Cidade Velha em Cabo Verde. Análise Histórico-Formal do espaço urbano, séc. XV-séc. XVIII. Praia: UniCV, 2007.

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.

Ligações Externas

  • João Nunes In HPIP.

Autor(es) do artigo

Fernando Pires

DOI

Citar este artigo