João Nunes

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


João Nunes
Nome completo João Nunes
Outras Grafias valor desconhecido
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento valor desconhecido
Morte valor desconhecido
Sexo valor desconhecido
Religião valor desconhecido


Biografia

Dados biográficos

"Não se tem conhecimento da data e do local de nascimento de João Nunes. É possível que tenha morrido em 1617. Sabe-se que, em 1578, "foi à jornada de Africa com D. Sebastião, e nella ficou captivo, resgatando-se depois à sua custa. Em Marrocos lhe morreu captivo um filho, o qual por certo teria ido com elle na mesma jornada"[1].Tendo em conta este fato foi agraciado, em 26 de outubro de 1587, com uma tença de 12.000 reais por ano[1].

Carreira

Era mestre de obras da cidade de Tânger, nomeado por D. Sebastião, a 13 de maio de 1557, por falecimento de Jorge Gomes. Sucede-lhe Jorge Tavares, nomeado a 29 de maio de 1617[1].

Em 1586, esteve na cidade da Ribeira Grande de Santiago, em Cabo Verde, onde supervisionou as obras da fortaleza de S. Filipe, supostamente desenhada por Felipe Terzi. Contudo, Senna Barcellos refere a uma informação passada por Francisco de Távora ao Conselho Ultramarino, em 1620, em que este diz que “a fortaleza precisava de reparos, e que escusa de lá ir o arquiteto, porque está traçada por João Nunes, que el Rei mandou para sua construção[2]

Outras informações

Obras

Projeto e construção da Fortaleza de São Filipe, Ribeira Grande, Santiago, Cabo Verde.

Notas

  1. 1,0 1,1 1,2 Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 199-200.
  2. Barcellos, Christiano José de Senna. Subsídios para a História de Cabo Verde e Guiné. Volume I, partes I e II. 2º edição. Praia: Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, 2003, 193.

Fontes

Barcellos, Christiano José de Senna. Subsídios para a História de Cabo Verde e Guiné. Volume I, partes I e II. 2º edição. Praia: Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, 2003.

Pereira, Daniel A. Marcos Cronológicos da Cidade Velha. Praia: Instituto Caboverdiano do Livro, 1988. Pires, Fernando. Da Cidade da Ribeira Grande à Cidade Velha em Cabo Verde. Análise Histórico-Formal do espaço urbano, séc. XV-séc. XVIII. Praia: UniCV, 2007.

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.

Bibliografia

Ligações Externas

  • João Nunes In HPIP.

Autor(es) do artigo

Fernando Pires

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo