Fernão Gomes: diferenças entre revisões

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==Biografia==  
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=== Dados biográficos === <!--Viterbo menciona que Taborda fala de dois pintores com o mesmo nome, o mais antigo do tempo de D. Manuel, que o teria mandado estudar para Itália, onde fora discípulo de Miguel Ângelo. No entanto, não cita nenhuma fonte e Viterbo, não encontrando nenhuma informação sobre ele, desvaloriza esse primeiro Fernão Gomes e fala apenas do segundo-->
=== Dados biográficos ===  
Pintor espanhol que veio cedo para Portugal. Provavelmente estudou na Holanda com Anthonie Blocklandt.
 
Viterbo menciona que Taborda fala de dois pintores com o mesmo nome, o mais antigo do tempo de D. Manuel, que o teria mandado estudar para Itália, onde fora discípulo de Miguel Ângelo. No entanto, não cita nenhuma fonte e Viterbo, não encontrando nenhuma informação sobre ele, desvaloriza esse primeiro Fernão Gomes e fala apenas do segundo.
 
Pintor espanhol que veio cedo para Portugal. Provavelmente estudou na Holanda com [https://en.wikipedia.org/wiki/Anthonie_Blocklandt_van_Montfoort Anthonie Blocklandt].
   
   
===Carreira===
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Eez petição à Mesa da Consciência para se tornar pintor dos Mestrados, o que foi aceite a 15 de agosto de 1601. <!-- MCO  Registo de consultas da Mesa da Consciência e Ordens, 1598-1603, consulta 120, fl. 120-->
Eez petição à Mesa da Consciência para se tornar pintor dos Mestrados, o que foi aceite a 15 de agosto de 1601. <!-- MCO  Registo de consultas da Mesa da Consciência e Ordens, 1598-1603, consulta 120, fl. 120-->


Em 1602 fazia parte da mesa da [[Irmandade de S. Lucas]], sendo um dos seus membros fundadores.
Em 1602 fazia parte da mesa da [[Irmandade de S. Lucas]], sendo um dos seus membros fundadores<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i>, 82.</ref>.
   
   
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*c. 1573-1575 - Retrato a sanguínea de Camões (perdido, conhece-se cópia).   
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==Referências bibliográficas==<!--Ou seja, a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação-->  
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==Bibliografia e Fontes==
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*[http://hdl.handle.net/10451/22524 Azambuja, Sónia Talhé, "A iconografia da natureza e da paisagem na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: imagens e significados". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2015.]
*[http://hdl.handle.net/10451/22524 Azambuja, Sónia Talhé. "A iconografia da natureza e da paisagem na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: imagens e significados". Dissertação de Doutoramento. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2015.]


*Couto, João (texto), <i>Desenhos de Fernão Gomes a Domingos António de Sequeira: segunda exposição itinerante do Museu Nacional de Arte Antiga: catálogo </i>.  Setúbal : Museu de Setúbal, 1960.
*Couto, João (texto). <i>Desenhos de Fernão Gomes a Domingos António de Sequeira: segunda exposição itinerante do Museu Nacional de Arte Antiga: catálogo </i>.  Setúbal : Museu de Setúbal, 1960.


*Flor, Susana Varela, Flor, Pedro, <i>Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas</i>. Lisboa: Scribe, 2013.
*Flor, Susana Varela e Pedro Flor. <i>Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas</i>. Lisboa: Scribe, 2013.


*Gusmão, Adriano, "O retrato de Camões de Fernão Gomes." In <i>Ensaios de Arte e Crítica</i>. introdução de Vítor Serrão e Dagoberto Markl, 332-337. [Lisboa]: Vega, 2004.
*Gusmão, Adriano, "O retrato de Camões de Fernão Gomes." In <i>Ensaios de Arte e Crítica</i>. introdução de Vítor Serrão e Dagoberto Markl, 332-337. Lisboa: Vega, 2004.


*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar, <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.]
*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar. <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.]


*Markl, Dagoberto, <i>Fernão Gomes um pintor do tempo de Camões: a pintura maneirista em Portugal</i>. Lisboa: Comissão Executiva do IV Centenário da Publicação de "Os Lusíadas", 1973.
*Markl, Dagoberto. <i>Fernão Gomes um pintor do tempo de Camões: a pintura maneirista em Portugal</i>. Lisboa: Comissão Executiva do IV Centenário da Publicação de "Os Lusíadas", 1973.


*Moura, Vasco Graça, "O rosto de Camões «: o retrato pintado a vermelho." <i>Oceanos</i> 1 (Junho de 1989): 17-24.
*Moura, Vasco Graça. "O rosto de Camões «: o retrato pintado a vermelho." In <i>Oceanos</i> 1 (Junho de 1989): 17-24.


*[http://hdl.handle.net/10400.13/615 Pestana, Maria Isabel, "Das coisa visíveis às invisíveis: contributos para o estudo da pintura maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620)." Dissertação de Doutoramento, Universidade da Madeira, 2014.]
*[http://hdl.handle.net/10400.13/615 Pestana, Maria Isabel. "Das coisa visíveis às invisíveis: contributos para o estudo da pintura maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620)." Dissertação de Doutoramento. Universidade da Madeira, 2014.]


*Serrão, Vítor, "O rosto de Camões : Fernão Gomes, pintor maneirista de «bravo talento»." <i>Oceanos</i> 1 (Junho de 1989): 27-29.
*Serrão, Vítor. "O rosto de Camões : Fernão Gomes, pintor maneirista de «bravo talento»." <i>Oceanos</i> 1 (Junho de 1989): 27-29.


*Serrão, Vítor, Moura, Vasco Graça (textos introdutórios), <i>Fernão Gomes e o retrato de Camões.</i> [Lisboa]: Imprensa Nacional Casa da Moeda, [1989].
*Serrão, Vítor e Vasco Graça Moura (textos introdutórios). <i>Fernão Gomes e o retrato de Camões.</i> Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1989.


*Serrão, Vítor, <i>A pintura maneirista em Portugal.</i> Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
*Serrão, Vítor. <i>A pintura maneirista em Portugal.</i> Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).


*Serrão, Vítor, "Um desenho de Fernão Gomes para o Mosteiro da Cartuxa de Évora". In <i>A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes.</i>, 47-58. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
*Serrão, Vítor. "Um desenho de Fernão Gomes para o Mosteiro da Cartuxa de Évora". In <i>A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes.</i>, 47-58. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.


*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha, <i>Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.</i> Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]
*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. <i>Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.</i> Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]


*Turner, Nicholas, <i>Desenhos de mestres europeus em colecções portuguesas</i>. Lisboa : Centro Cultural de Belém, 2000.
*Turner, Nicholas. <i>Desenhos de mestres europeus em colecções portuguesas</i>. Lisboa : Centro Cultural de Belém, 2000.
   
   
*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.  
*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.  
   
   
==Ligações Externas==  
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Revisão das 11h04min de 27 de outubro de 2017


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Fernão Gomes
Hernán Gómez Román
Nome completo Hernán Gómez Román
Nascimento 1548
Albuquerque
Morte 1612 (64 anos)
Lisboa
Residência Lisboa, Portugal
Nacionalidade Espanhola
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Viterbo menciona que Taborda fala de dois pintores com o mesmo nome, o mais antigo do tempo de D. Manuel, que o teria mandado estudar para Itália, onde fora discípulo de Miguel Ângelo. No entanto, não cita nenhuma fonte e Viterbo, não encontrando nenhuma informação sobre ele, desvaloriza esse primeiro Fernão Gomes e fala apenas do segundo.

Pintor espanhol que veio cedo para Portugal. Provavelmente estudou na Holanda com Anthonie Blocklandt.

Carreira

Em carta de 13 de maio de 1594, o rei D. Filipe I nomeou-o seu pintor por falecimento de Cristóvão Lopes.

Eez petição à Mesa da Consciência para se tornar pintor dos Mestrados, o que foi aceite a 15 de agosto de 1601.

Em 1602 fazia parte da mesa da Irmandade de S. Lucas, sendo um dos seus membros fundadores[1].

Outras informações

Obras

  • c. 1573-1575 - Retrato a sanguínea de Camões (perdido, conhece-se cópia).

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 82.

Bibliografia e Fontes

  • Couto, João (texto). Desenhos de Fernão Gomes a Domingos António de Sequeira: segunda exposição itinerante do Museu Nacional de Arte Antiga: catálogo . Setúbal : Museu de Setúbal, 1960.
  • Flor, Susana Varela e Pedro Flor. Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Gusmão, Adriano, "O retrato de Camões de Fernão Gomes." In Ensaios de Arte e Crítica. introdução de Vítor Serrão e Dagoberto Markl, 332-337. Lisboa: Vega, 2004.
  • Markl, Dagoberto. Fernão Gomes um pintor do tempo de Camões: a pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Comissão Executiva do IV Centenário da Publicação de "Os Lusíadas", 1973.
  • Moura, Vasco Graça. "O rosto de Camões «: o retrato pintado a vermelho." In Oceanos 1 (Junho de 1989): 17-24.
  • Serrão, Vítor. "O rosto de Camões : Fernão Gomes, pintor maneirista de «bravo talento»." Oceanos 1 (Junho de 1989): 27-29.
  • Serrão, Vítor e Vasco Graça Moura (textos introdutórios). Fernão Gomes e o retrato de Camões. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1989.
  • Serrão, Vítor. A pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
  • Serrão, Vítor. "Um desenho de Fernão Gomes para o Mosteiro da Cartuxa de Évora". In A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes., 47-58. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
  • Turner, Nicholas. Desenhos de mestres europeus em colecções portuguesas. Lisboa : Centro Cultural de Belém, 2000.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

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