Fernão Gomes

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Fernão Gomes
Nome completo Hernán Gómez Román
Outras Grafias EQUAL
Nascimento 1548
[[Albuquerque]]
Morte 1612 (64 anos)
[[Lisboa]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Viterbo menciona que Taborda fala de dois pintores com o mesmo nome, o mais antigo do tempo de D. Manuel, que o teria mandado estudar para Itália, onde fora discípulo de Miguel Ângelo. No entanto, não cita nenhuma fonte e Viterbo, não encontrando nenhuma informação sobre ele, desvaloriza esse primeiro Fernão Gomes e fala apenas do segundo.

Pintor espanhol que veio cedo para Portugal. Provavelmente estudou na Holanda com Anthonie Blocklandt.

Carreira

Em carta de 13 de maio de 1594, o rei D. Filipe I nomeou-o seu pintor por falecimento de Cristóvão Lopes.

Eez petição à Mesa da Consciência para se tornar pintor dos Mestrados, o que foi aceite a 15 de agosto de 1601.

Em 1602 fazia parte da mesa da Irmandade de S. Lucas, sendo um dos seus membros fundadores[1].

Outras informações

Obras

  • c. 1573-1575 - Retrato a sanguínea de Camões (perdido, conhece-se cópia).

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 82.

Bibliografia e Fontes

  • Couto, João (texto). Desenhos de Fernão Gomes a Domingos António de Sequeira: segunda exposição itinerante do Museu Nacional de Arte Antiga: catálogo . Setúbal : Museu de Setúbal, 1960.
  • Flor, Susana Varela e Pedro Flor. Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Gusmão, Adriano, "O retrato de Camões de Fernão Gomes." In Ensaios de Arte e Crítica. introdução de Vítor Serrão e Dagoberto Markl, 332-337. Lisboa: Vega, 2004.
  • Markl, Dagoberto. Fernão Gomes um pintor do tempo de Camões: a pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Comissão Executiva do IV Centenário da Publicação de "Os Lusíadas", 1973.
  • Moura, Vasco Graça. "O rosto de Camões «: o retrato pintado a vermelho." In Oceanos 1 (Junho de 1989): 17-24.
  • Serrão, Vítor. "O rosto de Camões : Fernão Gomes, pintor maneirista de «bravo talento»." Oceanos 1 (Junho de 1989): 27-29.
  • Serrão, Vítor e Vasco Graça Moura (textos introdutórios). Fernão Gomes e o retrato de Camões. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1989.
  • Serrão, Vítor. A pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
  • Serrão, Vítor. "Um desenho de Fernão Gomes para o Mosteiro da Cartuxa de Évora". In A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes., 47-58. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
  • Turner, Nicholas. Desenhos de mestres europeus em colecções portuguesas. Lisboa : Centro Cultural de Belém, 2000.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas


Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo