José da Silva Pais

Fonte: eViterbo
Revisão em 12h06min de 19 de outubro de 2019 por Mafaldapacheco (discussão | contribs)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


José da Silva Pais
Nome completo José da Silva Pais
Outras Grafias José da Silva Paes
Postos
Posto coronel engenheiro
Data Início: 1718

Posto brigadeiro
Actividade
Actividade Inspecção de fortificação
Local de Actividade [[São Paulo, Brasil]]

Actividade Desenho de Edificação
Data Início: 1742
Local de Actividade [[Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Santos, -]]


Biografia

Dados biográficos

Carreira

Em 1718 era coronel dos engenheiros nos Açores.

A 1 de agosto de 1720 era ordenado que, enquanto o coronel de engenheiros José da Silva Pais estivesse em serviço nos Açores, vencesse o soldo e o tempo.

Em fevereiro de 1728 passou para a província do Alentejo, para construir um palácio nas Vendas Novas e outras casas em Pegões, para além de quatro tanques e fontes.

Um decreto de 3 de março de 1733 concedeu-lhe o soldo dobrado do posto que tinha, por petição sua.

Serviu na América. Tendo sido promovido a sargento-mor de batalha com soldo dobrado a 13 de dezembro de 1749. A certo ponto ascendeu a brigadeiro[1].


Outras informações

Obras

  • Planta da fortaleza do Patriarca São Jozé que se construhio na Ilha das Cobras, desenhada & executada pelo Brigadeiro dos Exercitos de S. Magestade José da Silva Paes, achando-se governando estas capitanias.
  • 1737 - Carta topografica de todo o terreno comprehendido desde a Barra do Rio Grande de S. Pedro thé Castilhos pequeno, que corre entre a Costa do mar & a Lagoa de Merim. Tirada por ordem do Brigadeyro dos Exercitos de Sua Magestade José da Sylva Paes.
  • Projecto da nova Casa da Pólvora e de uma capela, erguida no local da antiga Casa da Pólvora e inaugurada em 1742. ("Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande". In: Patrimônio: 70 anos em São Paulo).

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 41-43.

Fontes

Bibliografia

Ligações Externas


Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo