Manto

Fonte: eViterbo
Revisão em 14h40min de 22 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "Espécie de véu com que cobre a mulher a cabeça, e às vezes o rosto ao sair for a de casa. Há mantos de burato de seda, e de burato de lã, & seda; mantos de resplendor,...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Espécie de véu com que cobre a mulher a cabeça, e às vezes o rosto ao sair for a de casa. Há mantos de burato de seda, e de burato de lã, & seda; mantos de resplendor, de suprilho, de requeimadilho, de fumo, de cristal, e mantos de peso. Muliebre pallium, i. neut. ou palla, ae. Fem. Parece que as mulheres traziam antigamente, em Roma, uma espécie de manto como as de Portugal, quando saem fora de casa e se chamava Palla, ae. Fem. (...)

Uma das insígnias de cavaleiros e freires de qualquer ordem militar. Equitis Pallium[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo V: M), 303.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo V: Letra K-NYS. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.