Esmeralda

Fonte: eViterbo
Revisão em 13h19min de 10 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "Deriva-se do grego ''Smarassein'' luzir, porque luz muito. Esmeralda é pedra fina, diáfana de um verde muito agradável à vista. A melhor é a que vem do oriente. A esmer...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Deriva-se do grego Smarassein luzir, porque luz muito. Esmeralda é pedra fina, diáfana de um verde muito agradável à vista. A melhor é a que vem do oriente. A esmeralda ocidental vem do Perú ou se cria na Europa, mas não resplandece tanto como a oriental, e às vezes está cheia de umas névoas a que os lapidários chamam ervas. As esmeraldas ocidentais são muito maiores que as orientais, acham-se tão largas como a palma da mão. Dizem que o imperador Nero tinha uma em que via os combates dos gladiadores. Contam-se outras dez castas de esmeraldas, das quais umas se formam nas fendas dos rochedos e outras nas minas de bronze. As esmeraldas orientais e ocidentais vedam os fluxos do ventre e as hemorragias tempera a acrimónia dos humores, para estes efeitos se tomam por boca, depois de moídas. A esmeralda, para ser perfeita, há-de ser de um verde mui subido, negrejante, brilhante e limpa, sem erva nenhuma. Smaradus, i. Masc. Ovid. Plin.

De cor de esmeralda. Smaragdinus, a, um. Cels.[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo III: E), 248.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo III: Letra D-EYC. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.