Froco

Fonte: eViterbo
Revisão em 13h00min de 15 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "Cordãozinho, tecido de seda ou de lã com as pontinhas muito curtas e soltas, todas em redondo, com que se ornam alguns vestidos, etc. ''Funiculus, serico vel laneo filo te...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Cordãozinho, tecido de seda ou de lã com as pontinhas muito curtas e soltas, todas em redondo, com que se ornam alguns vestidos, etc. Funiculus, serico vel laneo filo textus, villis brevibus, et in orbem solutis. Flocus de onde (se não me engano se deriva froco) é palavra de que usa Varro, falando na lã mais fina que o vento leva, quando tosquiam as ovelhas. O P. Maffeo não fez escrúpulo de usar de Floccus no sentido em que falamos. Pendens ex humeris tabela gypsata cum sericis floccis, inscriptum magistratus imperium ostentat. Histor. Indic. Lib. 6[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: F), 218.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.