Aula Militar da Bahia

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Aula Militar da Bahia
Outras denominações Aula de Fortificação da Bahia
Tipo de Instituição Ensino Militar
Data de fundação 1696
Localização
Localização Salvador, Bahia, Brasil
Início: 1696


História

Seguindo as determinações do governador da Bahia, pelo menos desde 1696, o capitão engenheiro José Paes Estevens deveria ir "todos os dias à tarde, à casa que tenho destinada junto ao corpo da guarda ensinar aos oficiais e aos soldados e mais pessoas que quiserem aprender, e dar lição da castramentação e da fortificação"[1]. Estas aulas terão decorrido até 1701, a partir de quando não se tem mais notícias sobre a atuação de José Paes Estevens e quando é nomeado para a Bahia o Sargento-Mor António Rodrigues Ribeiro, com a obrigação expressa na sua carta-patente de "ensinar a sua profissão na aula" [1]. A contínua dedicação de António Rodrigues Ribeiro à Aula Militar é comprovada por várias iniciativas. Ainda em 1701 fez uma petição para que os oficiais de artilharia que frequentavam a aula, pudessem ter os seus soldos acrescentados ao de partidistas[2]. Em 1707 foram-lhe enviados da corte novos tratados de fortificações e livros que vinham com a recomendação expressa de que "sempre se hão de conservar na aula de maneira que sirvam de um discípulo para os outros" [3]Neste mesmo ano de 1707, o lente insistiu com os comandantes dos terços para que os alunos fossem eximidos das guardas e revistas quando estivessem em aula, mas não obteve o privilégio pedido[4].

Outras informações

Professores

Curricula

==Referências bibliográficas==

  1. 1,0 1,1 Oliveira, Mário Mendonça de. As Fortificações Portuguesas de Salvador Quando Cabeça Do Brasil. Salvador: Omar G., 2004.
  2. AHU códice 246, Bahia, fl. 140. Documento datado de 23 de maio de 1701.
  3. AHU códice 246, Bahia, fl. 225a. Registro de Cartas Régias. Documento datado de 01 de fevereiro de 1707.
  4. AHU códice 246, Bahia, fl. 235, documento dadto de 18 de novembro de 1707.

Fontes

Bibliografia

Ligações Internas

Para consultar as pessoas relacionadas com esta instituição, nomeadamente professores e alunos, siga o link:

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo