Tomás de Sousa

Fonte: eViterbo
Revisão em 22h33min de 4 de novembro de 2019 por Mafaldapacheco (discussão | contribs)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Tomás de Sousa
Nome completo Tomás de Sousa
Outras Grafias EQUAL
Postos
Posto Sargento-mor
Cargos
Cargo Sargento-mor
Instituição [[Regimento de Cavalaria Auxiliar de Goiás]]
Actividade
Actividade Desenho de fortificação
Local de Actividade [[Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, Rondónia,-]]

Actividade Desenho cartográfico
Local de Actividade [[Goiás, Brasil]]


Biografia

Dados biográficos

Carreira

Sargento-mor do regimento de cavalaria auxiliar da capitania de Goiás[1].

Outras informações

Obras

  • Planta de Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição situada na marge do Rio Guapuré, elevada pelo Ajudante das ordens do Governo de Goiás Tomás de Sousa, que a ela foy de Socorro no anno de 1767. Arquivo Militar do Rio de Janeiro.
  • Carta ou plano geographico da capitania de Goiás hua das do centro da America Meridional, pertencente ao Reino de Portugal, que a mandou construir o Illmo. e Exmo. Sr. José de Almeida de Vasconcellos de Sobral e Carvalho, Governador e Capitam General da dita Capitania do dia 26 de julho de 77 the de Mayo de 1778 que a entregou. Port Thomaz de Souza sargento Mór do Regimento da Cavalaria Auxiliar da mesma capitania. Sendo quase toda vista pello mesmo Exmo. Sr. a quem o Auctor sempre o caompanhou em todo o tempo do seu governo. Arquivo Militar do Rio de Janeiro.

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de PortugalVol III, 74.

Fontes

Bibliografia

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo