Tomás de Sousa

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Tomás de Sousa
Nome completo Tomás de Sousa
Outras Grafias valor desconhecido
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento valor desconhecido
Morte valor desconhecido
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido
Postos
Posto Sargento-mor
Cargos
Cargo Sargento-mor
Actividade
Actividade Desenho de fortificação
Local de Actividade Forte de Nossa Senhora da Conceição, Rondônia,-

Actividade Desenho cartográfico
Local de Actividade Goiás, Brasil


Biografia

Dados biográficos

Carreira

Sargento-mor do regimento de cavalaria auxiliar da capitania de Goiás[1].

Outras informações

Obras

No Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro, constam os seguintes mapas de sua autoria:

Planta de Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição situada na margem do Rio Guapuré, elevada pelo Ajudante das ordens do Governo de Goiás Tomás de Sousa, que a ela foy de Socorro no anno de 1767. Copiado pelo Capitão Antonio Vilella de Castro Tavares em 1870. Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com legenda, com rosa dos ventos, escala em braças, papel canson telado, 44cm x 35,5cm[2].

Planta de Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição situada na margem do Rio Guapuré. Feito por Thomas de Souza, 1767. Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, escala em braças, legenda, rosa dos ventos, papel canson, 43 cm x 34 cm[3].

Carta ou plano geographico da capitania de Goiás hua das do centro da America Meridional, pertencente ao Reino de Portugal, que se tirou por ordem do Illmo. e Exmo. Sr. José de Almeida de Vasconcellos de Sobral e Carvalho, Governador e Capitam General da dita Capitania do dia 26 de julho de 77 the de Mayo de 1778 que a entregou. Por Thomaz de Souza sargento Mór do Regimento da Cavalaria Auxiliar da mesma capitania. Sendo quase toda vista pello mesmo Exmo. Sr. a quem o Auctor sempre o acompanhou em todo o tempo do seu governo. Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com notas explicativas, papel canson telado, 57,5cm x 89cm[4].

Carta da Capitania de Goyaz levantada pelo Sargento Mor Thomas de Souza em 1778. Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, papel canson telado, 57cm x 95cm[5].

Carta da Capitania de Goyaz. Autor: Thomas de Souza, 1778. Desenhado pelo Ten Franklin Antonio Costa Ferreira e copiado de um exemplar da Biblioteca Nacional por Eugênio Rio em 1919. Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, papel tecido, 57,5cm x 97,5cm[6].

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de PortugalVol III, 74.
  2. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 10.01.2076
  3. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 08.05.1896
  4. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 06.52.2063
  5. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 06.52.2065
  6. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 10.01.2062

Fontes

Arquivo Histórico Ultramarino (AHU)

Bibliografia

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo