Custódio José Vilas Boas

Fonte: eViterbo
Revisão em 12h03min de 13 de novembro de 2019 por Mafaldapacheco (discussão | contribs)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Custódio José Vilas Boas
Nome completo Custódio José Gomes de Vilas Boas
Outras Grafias Custódio Gomes Vilas-Boas
Cargos
Cargo Cartógrafo
Instituição [[Sociedade Real Marítima, Militar e Geográfica]]
Actividade
Actividade Censor
Data Início: 1805
Fim: 1805
Local de Actividade [[Lisboa, Lisboa, Portugal]]

Actividade Censor


Biografia

Dados biográficos

Carreira

Cartógrafo. Trabalhou com Manuel do Espírito Limpo Santo na Sociedade Real Marítima, Militar e Geográfica. Examinaram juntos a publicação do Francisco António Cabral por ordem da Sociedade Real Marítima, Militar e Geográfica. A censura anónima, publicada em 1805, à carta de Cabral. que fora examinada por Manuel do Espírito Santo Limpo e Custódio Gomes Vilas-Boas por ordem da Sociedade, é na realidade da autoria do primeiro (A. TEIXEIRA DA MOTA, 1972), que fora nomeado, com outros, censor da carta impressa e dos planos por imprimir e ainda da memória que os acompanhava. (Maria Helena Dias, 1999)

Fez o projecto para o encanamento do Rio Cávado, a fim de o tornar navegável, desde a sua foz em Esposende até o vau do Bico[1].

Outras informações

Obras

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 192.

Fontes

Bibliografia

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo