Aires Pinto de Sousa Coutinho

Fonte: eViterbo
Revisão em 18h04min de 24 de outubro de 2022 por Isabel Boavida (discussão | contribs) (→‎Carreira)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Aires Pinto de Sousa Coutinho
Nome completo Aires Pinto de Sousa Coutinho
Outras Grafias Ayres Pinto de Sousa
Pai Luís Pinto de Pinto de Sousa Coutinho, 1º visconde de Balsemão
Mãe Catarina Micaela de Sousa César de Lencastre
Nascimento 12 de maio de 1778
[[Lamego, Viseu, Portugal]]
Morte 21 de maio de 1836
[[Oeiras, Lisboa, Portugal]]
Sexo masculino
Cargos
Data Início: 15 de dezembro de 1809
Fim: 14 de maio de 1817
Instituição [[Capitania Geral dos Açores]]


Biografia

Dados biográficos

Carreira

Aires Pinto de Sousa Coutinho foi o sexto Capitão General dos Açores. Nesse cargo, com vista à melhoria das condições de defesa das ilhas, promoveu uma série de ações de qualificação dos efetivos militares e de infraestruturação e fortificação do arquipélago, em particular da Terceira, ilha sede da capitania, mas também das ilhas do Faial e de São Miguel. Durante o seu governo fundou-se a Academia Militar da Ilha Terceira e ordenaram-se missões para inspecionar e reedificar as fortificações das ilhas. Em São Miguel essa missão foi atribuída ao capitão-engenheiro Francisco Borges da Silva. Na Terceira, com forte impacto no ordenamento do território, iniciou a construção da estrada militar entre Angra e a Praia, pelo interior da ilha, e na sede da capitania mandou construir uma nova bateria acima do Forte de Santo António do Monte Brasil.

Outras informações

Obras

Decidiu instalar a Academia Militar numa das alas do antigo pátio dos estudos do antigo colégio dos jesuítas, edifício onde funcionava já o celeiro público. Será da sua autoria o projeto de adaptação que, aproveitando o pé direito alto, dividiu em dois andares a área reservada à Academia, permitindo a construção de três salas de aula e um gabinete para servir de secretaria. Obra finalizada a 1 de novembro de 1811.

Notas


Fontes

Bibliografia

Costa, Félix José da. Memória sobre a antiga academia militar da ilha Terceira. Angra do Heroísmo: Imprensa do governo, 1847.

Ligações Externas


http://www.culturacores.azores.gov.pt/ea/pesquisa/Default.aspx?id=10216

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo