António José Landi: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 50: Linha 50:
Vem de Itália com [[Angelo Brunelli]], [[Miguel Ciera]] e [[Ponzoni]].
Vem de Itália com [[Angelo Brunelli]], [[Miguel Ciera]] e [[Ponzoni]].


Vai para o Brasil para a delimitação de fronteiras, exercendo no Pará<ref>Sousa Viterbo, <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i> (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências) [https://archive.org/details/diccionariohisto02vite Vol II (1904)], 54-60.</ref>.
Vai para o Brasil para a delimitação de fronteiras, exercendo no Pará<ref>Viterbo, <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i>, [https://archive.org/details/diccionariohisto02vite Vol II], 54-60</ref>.


===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->  
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->  
Linha 74: Linha 74:


==Bibliografia e Fontes== <!-- Ou seja, a bibliografia e as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o autor. Atenção: primeiro descarrega-se a bibliografia e, no fim, as fontes. Em ambos os casos, bibliografia e fontes, deve seguir a norma do CHAM -->
==Bibliografia e Fontes== <!-- Ou seja, a bibliografia e as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o autor. Atenção: primeiro descarrega-se a bibliografia e, no fim, as fontes. Em ambos os casos, bibliografia e fontes, deve seguir a norma do CHAM -->
*AA.VV. , Landi: Fauna e Flora da Amazonia Brasileira. O Codice “Descrizione di varie piante, frutti, animali, passeri, pesci, biscie, rasine, e altre simili cose che si ritrovano in questa Capitania del Gran Pará” de Antonio Giuseppe Landi (ca.1772), Editora Goeldi, Belém 2002


*Sousa Viterbo, <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i> (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências) [https://archive.org/details/diccionariohisto02vite Vol II (1904)]
*AAVV. ''Amazonia Felsinea. António José Landi. Itinerário Artístico e Científico de um Arquitecto Bolonhês na Amazónia do Século XVIII''. Lisboa: Comissão Nacional para as comemorações dos descobrimentos portugueses, 1999.
 
*AAVV. ''Landi e o Século XVIII na Amazônia''. Belém-Pará: 2003.
 
*Bacilieri, Claudio. "Un archittetto nella foresta: Antonio Landi" In ''Emilia Romagna'' n. 3, p. 43-45. 2000.
 
*[http://www.anpur.org.br/revista/rbeur/index.php/shcu/article/view/629/ Braga, A.C.L. "Arquitetura em Belém no século XVIII: as obras de Landi e o contexto urbano atual" In ''V Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo''. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1998].
 
*[https://books.google.pt/books?id=DYBT0ArOBIcC&pg=PA333&lpg=PA333&dq=Ant%C3%B3nio+Jos%C3%A9+Landi&source=bl&ots=sQEtopofPY&sig=wL-U9j6BHpucfx--i5J1ZlzLENc&hl=pt-PT&sa=X&ved=0ahUKEwj7u46Q4_fWAhUoCcAKHXVzD1M4ChDoAQhiMA8#v=onepage&q=Ant%C3%B3nio%20Jos%C3%A9%20Landi&f=false Brigola, João Carlos. "Viagem, ciência e administração no Brasil colonial - os gabinetes de história natural de Luís Pinto de Balsemão, de Luís Vasconcelos e Sousa e de Luís de Albuquerque Cáceres" In Estudios em homenagem a Luís António de Oliveira Ramos, editado por Francisco Ribeiro da Silva. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto].
 
*Coimbra, Oswaldo Coimbra. ''Engenharia militar europeia na Amazônia do século XVIII - As tres décadas de Landi no Grão-Pará''. Belém-Pará: Prefeitura Municipal de Belém, 2003.
 
*[http://www.colegiodante.com.br/wp-content/uploads/2013/11/DanteCultural-25.pdf Dias, P. "Um artista de três nações" In ''Revista Dante Cultural'' Ano IX - Número 25 - Novembro de 2013].
 
*Filho, A. Meira. ''O Bi-secular Palácio de Landi''. Belém, Grafisa, 1974.
 
*Filho, A. Meira. ''Landi esse desconhecido''. Rio de Janeiro: Cons.Fed.Cult.e Dept. de Assuntos Culturais, 1976.
 
*Filho, A. Meira. ''Evolução Histórica de Belém do Grão-Pará''. Belém: Grafisa Ed., 1976.
 
*Fontana, Riccardo. ''As Obras dos Engenheiros Militares Galluzzi e Sambuceti e do Arquiteto Landi no Brasil Colonial do Séc. XVIII''. Brasília: Edições do Senado Federal, 2005.
 
*Guzmán, Décio de Alencar. ''Landi e o século XVIII na Amazônia. Ciência e Censura: a Inquisição e os engenheiros-matemáticos no Grão-Pará (séc.XVIII)''. 2003.
 
*Júnior, Dontato Mello. ''Antonio José Landi Arquiteto de Belém''. Belém: Governo do Estado, 1974.
 
*[http://www3.ufpa.br/pphist/arquivos/dissertacoes/2010/2010_Wesley_Kettle.pdf Kettle, W.O. "Um súdito capaz no vale amazônico (ou Landi, esse conhecido): um outro significado da descrição das plantas e animais do Grão-Pará". Dissertação de Mestrado. Belém: Universidade Federal do Pará, 2010].
 
*[http://www.historia.uff.br/cantareira/v3/wp-content/uploads/2013/04/15a9.pdf Kettle, W.O. "O inventário de Antonio Landi e a invenção do “arquiteto genial”: história, biografia
e a valorização do passado amazônico" In ''Revista Cantareira''. jul.-dez./2011].
 
*Mendonça, Isabel M. G. 2001. "António José Landi (1713/1791) e a Arquitectura Religiosa em Belém do Pará" In ''Actas do II Congresso Internacional de História da Arte''. Porto.
 
*Mendonça, Isabel M. G. "António José Landi e a transmissão de modelos artísticos para o Brasil" In ''Landi e a Amazónia do século XVIII''. Belém do Pará: 2003.
 
*[http://dited.bn.pt/29133/166/952.pdf Mendonça, Isabel M. G. "António José Landi (1713-1791), Um artista entre dois continentes". Dissertação de doutoramento. Porto: Faculdade de Letras, 1999].
 
*[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/7514.pdf Mendonça, Isabel M. G. "O contributo de António José Landi para as artes decorativas no Brasil colonial (composições retabulares em madeira, estuque e pintura de quadratura)". Lisboa: FCG, 2003].
 
*Mendonça, Isabel M. G. 2003. "Os desenhos de Landi" In ''Landi e a Amazónia do século XVIII''. Belém do Pará.
 
*[http://ufpa.br/forumlandi/PT/Allegati/TestemunhosBolonhaPortugalBrasil.pdf Mendonça, Isabel M. G.'Testemunhos de Bolonha em Portugal e no Brasil: os desenhos do arquiteto Giuseppe Antonio Landi (1713-1791)''. Lisboa: 2002].
 
*Nassar, Flávio Augusto Sidrim. "Mobilidade, artistas e artífices no espaço amazônico: A Saga de Landi" In ''VII Coloquio Luso-Brasileiro de História da Arte''. Porto: 2005.
 
*Nelson Papavero et al., ''Landi: fauna e flora da Amazônia brasileira''. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2002.
 
*[http://giuseppeantoniolandi.altervista.org/Allegati/MonografiaBruno.pdf Oliveira, Bruno Gabriel Freitas. O Processo Criativo do Arquiteto Antônio José Landi para o Palácio
dos Governadores – Belém, 2008 Monografia (Especialização) – Universidade Federal do Pará, Fórum Landi – curso de especialização em Interpretação, Conservação e Revitalização do Patrimônio Artístico de Antonio José Landi. – 2008.]
 
*Pandolfo, SM. "Landi, esse esquecido" In ''O Liberal''. 2003.
 
*Pandolfo, SM. "António Landi, Um arquiteto régio no Grão-Pará" In ''Anais da II Jornada Nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores e I Encontro de Médicos Escritores Paraense, SOBRAMES –PA''. Belém: Graf. Sagrada Família, 2003. 313-18.
 
*Rocque, Dulce Rosa de Bacelar. "Belém - testemunha das obras de Landi". In ''Mundo Brasil'' (março 2003 - anno 4). 20-22.
 
*Roversi, Giancarlo. ''Edifici bolognesi del Cinque-seicento delineati e incisi da Giuseppe Antonio Landi''. Bolonha: Arnaldo Forni Ed., 1981.
 
*Soares, José Joaquim Ferrão Monteiro. ''Viagem ao Brasil de Alexandre Rodrigues Ferreira, Landi e a Demarcação de Fronteira na Amazônia Setencentista''. Petropólis: Kapa Editorial, 2008.
 
*[https://books.google.pt/books?id=_ikklSVYF9gC&pg=PA311&lpg=PA311&dq=Ant%C3%B3nio+Jos%C3%A9+Landi&source=bl&ots=hJjscorkF-&sig=-ZnhGonUVBBY26VR7XDUgJ0vepQ&hl=pt-PT&sa=X&ved=0ahUKEwiP8JSX4_fWAhXjDcAKHb1CDnU4FBDoAQhVMAk#v=onepage&q=Ant%C3%B3nio%20Jos%C3%A9%20Landi&f=false Stickel, Erico João Siriuba. Uma pequena biblioteca particular: subsídios para o estudo da iconografia no Brasil. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004].
 
*Tocatins, Leandro. "Landi - um italiano luso-tropicalizado" In ''Revista Brasileira de Cultura'' (Ano I, Julho/Setembro de 1969, nº 1). s/l: MEC-Conselho Federal de Cultura, 1969.
 
*Trindade, Elna Maria Andersen. ''Palácio de residência dos governadores das capitanias do Grão-Pará e Maranhão: O projeto de Landi''. Curso de Arquitetura de urbanismo/UFPA.
 
*[http://ufpa.br/forumlandi/PT/Contesto/ArchitetturaColoniale.html Turchi, M. C. (org.). ''A arquitetura colonial''].
 
*[www.forumlandi.ufpa.br/PT/index.html Turchi, M. C. (coord.). ''Giuseppe Antonio Landi: O Bibiena do Equador''. Belém: Secretaria de Cultura da Região Emilia Romanha].
 
*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i>. [https://archive.org/details/diccionariohisto02vite Vol II]. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.


==Ligações Externas== <!--Ligações que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->
==Ligações Externas== <!--Ligações que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->
*[https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Jos%C3%A9_Landi António José Landi In Wikipédia]
*[http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=6241&cd_item=1&cd_idioma=28555 António Landi In ''Enciclopédia Itaú Brasil Cultural''].
*[https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Jos%C3%A9_Landi António José Landi In Wikipédia].
*[https://vimeo.com/35970426 Documentário Sobre António José Landi (Fórum Landi)].
*[http://www.forumlandi.ufpa.br/ Fórum Landi].


<!-- Comentários vossos e bibliografia citada pela Viterbo
<!-- Comentários vossos e bibliografia citada pela Viterbo
Linha 91: Linha 165:
* {{FULLPAGENAME}} (última modificação: {{REVISIONDAY2}}/{{REVISIONMONTH}}/{{REVISIONYEAR}}). ''{{SITENAME}}''. Visitado em {{CURRENTDAY2}} de {{CURRENTMONTHNAME}} de {{CURRENTYEAR}}, em {{fullurl:{{FULLPAGENAME}}}}
* {{FULLPAGENAME}} (última modificação: {{REVISIONDAY2}}/{{REVISIONMONTH}}/{{REVISIONYEAR}}). ''{{SITENAME}}''. Visitado em {{CURRENTDAY2}} de {{CURRENTMONTHNAME}} de {{CURRENTYEAR}}, em {{fullurl:{{FULLPAGENAME}}}}


{{DEFAULTSORT:António José Landi}}
{{DEFAULTSORT:Antonio José Landi}}
[[Categoria: Pessoas]]
[[Categoria: Pessoas]]
[[Categoria: Activos Século XVIII]]
[[Categoria: Brasil]]
[[Categoria: Estado do Pará]]
[[Categoria: Demarcação do Brasil]]
[[Categoria: Com Bibliografia]]

Revisão das 17h30min de 17 de outubro de 2017


{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa | nome_completo = António José Landi | data_nascimento = 30 de outubro de 1713 | nascimento_data = | local_nascimento = Bolonha | nascimento_local = | data_morte = 22 de junho de 1791 | morte_data = | local_morte = | morte_local = | residência = | nacionalidade = | cidadania = | etnia = | pai = António Landi | mãe = Antonia Maria Teresa Gughliel }}


António José Landi
Nome completo António José Landi
Nascimento 30 de outubro de 1713
Bolonha
Morte 22 de junho de 1791
Progenitores Mãe: Antonia Maria Teresa Gughliel
Pai: António Landi

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Contratado por D. João V.

Vem de Itália com Angelo Brunelli, Miguel Ciera e Ponzoni.

Vai para o Brasil para a delimitação de fronteiras, exercendo no Pará[1].

Outras informações

Obras

  • Descrizioni di varie Piante, Frutti, Animali, etc., della Capitania del Gran-Pará (Biblioteca Publica Municipal do Porto)

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 54-60

Sousa Viterbo regista uma lista de obras, descritas nos Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro:

  • Retábulo da capela-mor da igreja catedral da cidade do Pará
  • Frontaria da igreja martiz de S. Ana da cidade do Pará
  • Espacado do interior da igreja matriz de S. Ana
  • Espacado pelo qual se vê o retábulo da capela-mor da igreja matriz de S. Ana
  • Sacrário da capela-mor da igreja matriz de S. Ana
  • Planta da igreja matriz de S. Ana
  • Frontaria da capela de S. João da cidade do Pará
  • Espacado do interior da capela de S. João
  • Retábulo da perspectiva da capela-mor da capela de S. João
  • Planta da capela de S. João
  • Frontaria dos Armazens da Companhia Geral do Comércio da cidade do Pará
  • Prospecto da pintura que fez o Capitão António José Landi na capela-mor da igreja matriz da vila capital de Barcelos no ano de 1785
  • Prospecto da pintura que fez o Capitão António José Landi, Arquitecto Régio, aos lados da capela-mor da igreja matriz de Barcelos

Bibliografia e Fontes

  • AA.VV. , Landi: Fauna e Flora da Amazonia Brasileira. O Codice “Descrizione di varie piante, frutti, animali, passeri, pesci, biscie, rasine, e altre simili cose che si ritrovano in questa Capitania del Gran Pará” de Antonio Giuseppe Landi (ca.1772), Editora Goeldi, Belém 2002
  • AAVV. Amazonia Felsinea. António José Landi. Itinerário Artístico e Científico de um Arquitecto Bolonhês na Amazónia do Século XVIII. Lisboa: Comissão Nacional para as comemorações dos descobrimentos portugueses, 1999.
  • AAVV. Landi e o Século XVIII na Amazônia. Belém-Pará: 2003.
  • Bacilieri, Claudio. "Un archittetto nella foresta: Antonio Landi" In Emilia Romagna n. 3, p. 43-45. 2000.
  • Coimbra, Oswaldo Coimbra. Engenharia militar europeia na Amazônia do século XVIII - As tres décadas de Landi no Grão-Pará. Belém-Pará: Prefeitura Municipal de Belém, 2003.
  • Filho, A. Meira. O Bi-secular Palácio de Landi. Belém, Grafisa, 1974.
  • Filho, A. Meira. Landi esse desconhecido. Rio de Janeiro: Cons.Fed.Cult.e Dept. de Assuntos Culturais, 1976.
  • Filho, A. Meira. Evolução Histórica de Belém do Grão-Pará. Belém: Grafisa Ed., 1976.
  • Fontana, Riccardo. As Obras dos Engenheiros Militares Galluzzi e Sambuceti e do Arquiteto Landi no Brasil Colonial do Séc. XVIII. Brasília: Edições do Senado Federal, 2005.
  • Guzmán, Décio de Alencar. Landi e o século XVIII na Amazônia. Ciência e Censura: a Inquisição e os engenheiros-matemáticos no Grão-Pará (séc.XVIII). 2003.
  • Júnior, Dontato Mello. Antonio José Landi Arquiteto de Belém. Belém: Governo do Estado, 1974.

e a valorização do passado amazônico" In Revista Cantareira. jul.-dez./2011].

  • Mendonça, Isabel M. G. 2001. "António José Landi (1713/1791) e a Arquitectura Religiosa em Belém do Pará" In Actas do II Congresso Internacional de História da Arte. Porto.
  • Mendonça, Isabel M. G. "António José Landi e a transmissão de modelos artísticos para o Brasil" In Landi e a Amazónia do século XVIII. Belém do Pará: 2003.
  • Mendonça, Isabel M. G. 2003. "Os desenhos de Landi" In Landi e a Amazónia do século XVIII. Belém do Pará.
  • Nassar, Flávio Augusto Sidrim. "Mobilidade, artistas e artífices no espaço amazônico: A Saga de Landi" In VII Coloquio Luso-Brasileiro de História da Arte. Porto: 2005.
  • Nelson Papavero et al., Landi: fauna e flora da Amazônia brasileira. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2002.

dos Governadores – Belém, 2008 Monografia (Especialização) – Universidade Federal do Pará, Fórum Landi – curso de especialização em Interpretação, Conservação e Revitalização do Patrimônio Artístico de Antonio José Landi. – 2008.]

  • Pandolfo, SM. "Landi, esse esquecido" In O Liberal. 2003.
  • Pandolfo, SM. "António Landi, Um arquiteto régio no Grão-Pará" In Anais da II Jornada Nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores e I Encontro de Médicos Escritores Paraense, SOBRAMES –PA. Belém: Graf. Sagrada Família, 2003. 313-18.
  • Rocque, Dulce Rosa de Bacelar. "Belém - testemunha das obras de Landi". In Mundo Brasil (março 2003 - anno 4). 20-22.
  • Roversi, Giancarlo. Edifici bolognesi del Cinque-seicento delineati e incisi da Giuseppe Antonio Landi. Bolonha: Arnaldo Forni Ed., 1981.
  • Soares, José Joaquim Ferrão Monteiro. Viagem ao Brasil de Alexandre Rodrigues Ferreira, Landi e a Demarcação de Fronteira na Amazônia Setencentista. Petropólis: Kapa Editorial, 2008.
  • Tocatins, Leandro. "Landi - um italiano luso-tropicalizado" In Revista Brasileira de Cultura (Ano I, Julho/Setembro de 1969, nº 1). s/l: MEC-Conselho Federal de Cultura, 1969.
  • Trindade, Elna Maria Andersen. Palácio de residência dos governadores das capitanias do Grão-Pará e Maranhão: O projeto de Landi. Curso de Arquitetura de urbanismo/UFPA.
  • [www.forumlandi.ufpa.br/PT/index.html Turchi, M. C. (coord.). Giuseppe Antonio Landi: O Bibiena do Equador. Belém: Secretaria de Cultura da Região Emilia Romanha].
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.

Ligações Externas


Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo