António José Landi

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


António José Landi
Nome completo António José Landi
Outras Grafias Antonio Joseph Landi, Antonio Giuseppe Landi, Giuseppe Antonio Landi, Antônio José Landi
Pai António Landi
Mãe Antonia Maria Teresa Gughliel
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento 30 outubro 1713
Bolonha, Emília-Romana, Itália
Morte 22 junho 1791
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido
Residência
Residência Bolonha, Emília-Romana, Itália

Residência Pará, Brasil
Cargos
Cargo Arquitecto
Actividade
Actividade Demarcação de fronteira
Local de Actividade Pará, Brasil

Actividade Acompanhamento de obra
Data Início: 1756


Biografia

Dados biográficos

Carreira

António José Landi foi contratado por D. João V. Vem de Itália com João Angelo Brunelli, Miguel António Ciera e Carlos Francisco Ponzoni. Vai para o Brasil adjunto à comissão de delimitação de fronteiras, exercendo a sua actividade principalmente no Pará, como desenhador naturalista e arquitecto[1].

Outras informações

Obras

No Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro, encontra-se o seguinte desenho:

Elevação da frente do novo palácio do governador do Gram Pará. Elevação por meio da qual se vejão as partes principais do Interior do Palácio. José Antonio Lande e Acadêmico Clementino Fez. colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, escala em palmos, papel canson, 42cm x 31cm[2].

Sousa Viterbo regista uma lista de obras, descritas nos Annaes da Bibliotheca Nacional do Rio de Janeiro:

  • Retábulo da capela-mor da igreja catedral da cidade do Pará.
  • Frontaria da igreja martiz de S. Ana da cidade do Pará.
  • Espacado do interior da igreja matriz de S. Ana.
  • Espacado pelo qual se vê o retábulo da capela-mor da igreja matriz de S. Ana.
  • Sacrário da capela-mor da igreja matriz de S. Ana.
  • Planta da igreja matriz de S. Ana.
  • Frontaria da capela de S. João da cidade do Pará.
  • Espacado do interior da capela de S. João.
  • Retábulo da perspectiva da capela-mor da capela de S. João.
  • Planta da capela de S. João.
  • Frontaria dos Armazens da Companhia Geral do Comércio da cidade do Pará.
  • Prospecto da pintura que fez o Capitão António José Landi na capela-mor da igreja matriz da vila capital de Barcelos no ano de 1785.
  • Prospecto da pintura que fez o Capitão António José Landi, Arquitecto Régio, aos lados da capela-mor da igreja matriz de Barcelos.

Outros trabalhos:

  • Descrizioni di varie Piante, Frutti, Animali, etc., della Capitania del Gran-Pará (Biblioteca Pública Municipal do Porto). Códice manuscrito, volume em 4º, com 178 páginas, onde se descrevem 154 espécies ou produtos. A obra é dedicada a "Sua Ecc.z.ª el Sig.re Luiggi Pinto de Sousa, Cavaglier di Malta, e Governatore del Matto Grosso, il quale con somma fatica e deligenza investigò moltissime cose appartenenti alta storia naturale, e delle quali si potrà formare un grosso volume in vantaggio della Republica Letteraria".
  • Rol do que he ness.º para continuação da historia natural das plantas e sementes e outros productos da America. BNP, Colecção Pombalina, Códice 629, fol. 112.
  • Debuxos pertencentes ao palacio que Ill.mo e Ex.mo Sr. Fernando da Costa de Ataide Teive, Governador e Capitam General da Cidade de Belem do Grão Pará mandou nelle edificar por ordem de S. Magestade, 1771. Antonio José Landi Bolonhes Architecto fecit. BNP, Colecção Pombalina, Códice 629, fol. 1.
  • Prospectos de Cidades, Villas, Povoações, Fortalezas e Edificios, Rios e Cachoeiras da Expedição Philosophica do Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuianá.
  • Real Estatua de S. Mag.de Fidellissima que se pertende erigir na Praça Principal desta Cidade de N. S. de Belem do Grão-Pará.

No Portal do HPIP (Heritage of Portuguese Influence/ Património de Influência Portuguesa) encontramos outras obras a que Landi esteve ligado:

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 54-60
  2. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 16.04.3697

Fontes

Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx)

AHU, Cat. Cart. Resgate nº030 a 033, 035 a 036, 046 e 050 (m.1791)

Bibliografia

AA.VV. , Landi: Fauna e Flora da Amazonia Brasileira. O Codice “Descrizione di varie piante, frutti, animali, passeri, pesci, biscie, rasine, e altre simili cose che si ritrovano in questa Capitania del Gran Pará” de Antonio Giuseppe Landi (ca.1772), Editora Goeldi, Belém 2002

AAVV. Amazonia Felsinea. António José Landi. Itinerário Artístico e Científico de um Arquitecto Bolonhês na Amazónia do Século XVIII. Lisboa: Comissão Nacional para as comemorações dos descobrimentos portugueses, 1999.

AAVV. Landi e o Século XVIII na Amazônia. Belém-Pará: 2003.

Bacilieri, Claudio. "Un archittetto nella foresta: Antonio Landi" In Emilia Romagna n. 3, p. 43-45. 2000.

Braga, A.C.L. "Arquitetura em Belém no século XVIII: as obras de Landi e o contexto urbano atual" In V Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1998.

Brigola, João Carlos. "Viagem, ciência e administração no Brasil colonial - os gabinetes de história natural de Luís Pinto de Balsemão, de Luís Vasconcelos e Sousa e de Luís de Albuquerque Cáceres" In Estudios em homenagem a Luís António de Oliveira Ramos, editado por Francisco Ribeiro da Silva. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Coimbra, Oswaldo Coimbra. Engenharia militar europeia na Amazônia do século XVIII - As tres décadas de Landi no Grão-Pará. Belém-Pará: Prefeitura Municipal de Belém, 2003.

Dias, P. "Um artista de três nações" In Revista Dante Cultural Ano IX - Número 25 - Novembro de 2013.

Filho, A. Meira. O Bi-secular Palácio de Landi. Belém, Grafisa, 1974.

Filho, A. Meira. Landi esse desconhecido. Rio de Janeiro: Cons.Fed.Cult.e Dept. de Assuntos Culturais, 1976.

Filho, A. Meira. Evolução Histórica de Belém do Grão-Pará. Belém: Grafisa Ed., 1976.

Fontana, Riccardo. As Obras dos Engenheiros Militares Galluzzi e Sambuceti e do Arquiteto Landi no Brasil Colonial do Séc. XVIII. Brasília: Edições do Senado Federal, 2005.

Guzmán, Décio de Alencar. Landi e o século XVIII na Amazônia. Ciência e Censura: a Inquisição e os engenheiros-matemáticos no Grão-Pará (séc.XVIII). 2003.

Júnior, Dontato Mello. Antonio José Landi Arquiteto de Belém. Belém: Governo do Estado, 1974.

Kettle, W.O. "Um súdito capaz no vale amazônico (ou Landi, esse conhecido): um outro significado da descrição das plantas e animais do Grão-Pará". Dissertação de Mestrado. Belém: Universidade Federal do Pará, 2010.

Kettle, W.O. "O inventário de Antonio Landi e a invenção do “arquiteto genial”: história, biografia e a valorização do passado amazônico" In Revista Cantareira. jul.-dez./2011.

Mendonça, Isabel M. G. 2001. "António José Landi (1713/1791) e a Arquitectura Religiosa em Belém do Pará" In Actas do II Congresso Internacional de História da Arte. Porto.

Mendonça, Isabel M. G. "António José Landi e a transmissão de modelos artísticos para o Brasil" In Landi e a Amazónia do século XVIII. Belém do Pará: 2003.

Mendonça, Isabel M. G. "António José Landi (1713-1791), Um artista entre dois continentes". Dissertação de doutoramento. Porto: Faculdade de Letras, 1999.

Mendonça, Isabel M. G. "O contributo de António José Landi para as artes decorativas no Brasil colonial (composições retabulares em madeira, estuque e pintura de quadratura)". Lisboa: FCG, 2003.

Mendonça, Isabel M. G. 2003. "Os desenhos de Landi" In Landi e a Amazónia do século XVIII. Belém do Pará.

Mendonça, Isabel M. G.'Testemunhos de Bolonha em Portugal e no Brasil: os desenhos do arquiteto Giuseppe Antonio Landi (1713-1791). Lisboa: 2002.

Nassar, Flávio Augusto Sidrim. "Mobilidade, artistas e artífices no espaço amazônico: A Saga de Landi" In VII Coloquio Luso-Brasileiro de História da Arte. Porto: 2005.

Nelson Papavero et al., Landi: fauna e flora da Amazônia brasileira. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2002.

Oliveira, Bruno Gabriel Freitas. O Processo Criativo do Arquiteto Antônio José Landi para o Palácio dos Governadores – Belém, 2008 Monografia (Especialização) – Universidade Federal do Pará, Fórum Landi – curso de especialização em Interpretação, Conservação e Revitalização do Patrimônio Artístico de Antonio José Landi. – 2008.

Pandolfo, SM. "Landi, esse esquecido" In O Liberal. 2003.

Pandolfo, SM. "António Landi, Um arquiteto régio no Grão-Pará" In Anais da II Jornada Nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores e I Encontro de Médicos Escritores Paraense, SOBRAMES –PA. Belém: Graf. Sagrada Família, 2003. 313-18.

Rocque, Dulce Rosa de Bacelar. "Belém - testemunha das obras de Landi". In Mundo Brasil (março 2003 - anno 4). 20-22.

Roversi, Giancarlo. Edifici bolognesi del Cinque-seicento delineati e incisi da Giuseppe Antonio Landi. Bolonha: Arnaldo Forni Ed., 1981.

Soares, José Joaquim Ferrão Monteiro. Viagem ao Brasil de Alexandre Rodrigues Ferreira, Landi e a Demarcação de Fronteira na Amazônia Setencentista. Petropólis: Kapa Editorial, 2008.

Stickel, Erico João Siriuba. Uma pequena biblioteca particular: subsídios para o estudo da iconografia no Brasil. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

Tocatins, Leandro. "Landi - um italiano luso-tropicalizado" In Revista Brasileira de Cultura (Ano I, Julho/Setembro de 1969, nº 1). s/l: MEC-Conselho Federal de Cultura, 1969.

Trindade, Elna Maria Andersen. Palácio de residência dos governadores das capitanias do Grão-Pará e Maranhão: O projeto de Landi. Curso de Arquitetura de urbanismo/UFPA.

Turchi, M. C. (org.). A arquitetura colonial.

Turchi, M. C. (coord.). Giuseppe Antonio Landi: O Bibiena do Equador. Belém: Secretaria de Cultura da Região Emilia Romanha.

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.

Ligações Externas

António Landi In Enciclopédia Itaú Brasil Cultural.

António José Landi In Wikipédia.

Documentário Sobre António José Landi (Fórum Landi).

Fórum Landi.

Giuseppe Antonio Landi in National Gallery of Art

António José Landi em Virtual International Authority File (VIAF)

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo