António Ramos de Queirós

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


António Ramos de Queirós
Nome completo António Ramos de Queirós
Outras Grafias António Ramos de Queiroz
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento valor desconhecido
Morte valor desconhecido
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido
Postos
Posto Sargento-mor
Data Início: 1800
Arma Artilharia

Posto Capitão-tenente
Data Início: 24 de julho de 1802
Arma Marinha

Posto Major
Arma Marinha
Actividade
Actividade Desenho de fortificação
Data Início: fevereiro de 1800
Fim: fevereiro de 1800

Actividade Desenho cartográfico
Data Início: 1800
Fim: 1800


Biografia

Dados biográficos

Carreira

Em 1800 António Ramos de Queirós encontrava-se na Ilha do Príncipe no posto de sargento mor[1]. A 21 de Outubro de 1801 encontrava-se em Lisboa, onde teria chegado no paquete São Rodrigo Guiné[2]. A 24 de Junho de 1802 foi nomeado para o posto de capitão-tenente da Armada Real[3], tendo posteriormente subido ao posto de major[4].

Outras informações

Obras

- Mapa do Porto da Ilha do Príncipe emponto mayor do que a que já pus naprezensa de S. Magestade/ sargento mor de milícias António Ramos de Queiroz, 28/02/1800.

- Mapa do Porto da Ilha do Príncipe Nº 5/ sargento mor de milícias António Ramos de Queiroz (...), ca, 1800.

- [Planta da fortaleza de Stº António na Ponta da Mina da Ilha do Príncipe, que defende a entrada da barra]/ sargento mor de milícias (...), 28/02/1800.

- Planta da Fortaleza de Santo António Ponta da mina da Ilha do Príncipe que (...) a entrada da Barra, e ao mesmo tempo o modo porq. deve ser fortificada/ Sargento Mor de Milícias (...), ca.1800.

- [Planta da fortaleza de Stº António na Ponta da Mina da Ilha do Príncipe, que defende a entrada da barra]/ Tenente de Artilharia Antonio Ramos de Queiroz (...), 28/02/1800.

- [2 perspectivas da fortaleza de Stº António e 1 planta do porto da Ilha do Príncipe]/ Major de Milícias António Ramos de Queiroz (...), ca. 1800.

Notas

  1. Arquivo Histórico Ultramarino, “[Planta da fortaleza de Stº António na Ponta da Mina da Ilha do Príncipe, que defende a entrada da barra]”, 1800.
  2. Arquivo Histórico Ultramarino, Conselho Ultramarino, São Tomé e Príncipe, "Ofício de António Ramos de Queirós (...) sobre a sua chegada à Corte no comando do paquete [das ilhas] São Rodrigo Guiné, a passagem do mesmo pelas ilhas Terceira e São Miguel e a carga que trazia", 21/10/1801.
  3. Arquivo Histórico Militar, "Cópia do Decreto de 24 de Junho de 1802, de D. João VI, nomeando o sargento-mór, António Ramos de Queiróz, no posto de capitão-tenente, da Armada real".
  4. Arquivo Histórico Ultramarino, Cartografia Manuscrita, Tomé e Príncipe, “[2 perspectivas da fortaleza de Santo António e 1 planta do porto da Ilha do Príncipe]/Major de Milícias António Ramos de Queiroz", ca.1800.

Fontes

Arquivo Histórico Ultramarino, Cartografia Manuscrita, Tomé e Príncipe, “[Planta da fortaleza de Stº António na Ponta da Mina da Ilha do Príncipe, que defende a entrada da barra]/sargento mor de milícias, António Ramos de Queiroz”, 22/05/1800.

Arquivo Histórico Ultramarino, Cartografia Manuscrita, Tomé e Príncipe, “[Planta da fortaleza de Stº António na Ponta da Mina da Ilha do Príncipe, que defende a entrada da barra]/Tenente de Artilharia Antonio Ramos de Queiroz”,ca.1800.

Arquivo Histórico Ultramarino, Cartografia Manuscrita, Tomé e Príncipe, “[2 perspectivas da fortaleza de Santo António e 1 planta do porto da Ilha do Príncipe]/Major de Milícias António Ramos de Queiroz", ca.1800.

Arquivo Histórico Ultramarino, Conselho Ultramarino, São Tomé e Príncipe, Cx. 30, D. 2289, "Ofício de António Ramos de Queirós, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, visconde de Anadia, João Rodrigues de Sá e Melo] sobre a sua chegada à Corte no comando do paquete [das ilhas] São Rodrigo Guiné, a passagem do mesmo pelas ilhas Terceira e São Miguel e a carga que trazia", 21/10/1801.

Arquivo Histórico Militar, "Cópia do Decreto de 24 de Junho de 1802, de D. João VI, nomeando o sargento-mór, António Ramos de Queiróz, no posto de capitão-tenente, da Armada real".

Bibliografia

Ligações Externas

Arquivo Histórico Ultramarino, Coleção de Cartografia Manuscrita.

Autor(es) do artigo

Mafalda Pacheco

CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa

https://orcid.org/0000-0002-1091-6325

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo