Burel

Fonte: eViterbo
Revisão em 18h43min de 12 de janeiro de 2018 por Andre (discussão | contribs) (Criou a página com "Burel. Pano grosso e áspero que ordinariamente se faz de lã. No termo da vila de Valadares, no Minho, em S. Mamede de Parada do Monte, se faz o melhor burel de lã de ovel...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Burel. Pano grosso e áspero que ordinariamente se faz de lã. No termo da vila de Valadares, no Minho, em S. Mamede de Parada do Monte, se faz o melhor burel de lã de ovelhas de todo o reino donde é muito procurado para cobertas e camas de lavradores ou criados e ainda de muitos nobres para se meterem entre os cobertores. É muito branco, grosso e macio[1].  

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo II: B), 209-210.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo II: B-C. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.