Carlos Figueiredo de Miranda: diferenças entre revisões

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==Biografia==
==Biografia==


=== Dados biográficos === <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
===Dados biográficos=== <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
Carlos Figueiredo de Miranda nasceu em Lisboa em 1865. Casou-se com Felicidade Palmira Pereira em 1892. <ref>Conforme o site de genealogia: https://geneall.net/es/name/2719849/carlos-figueiredo-de-miranda/</ref>
 
Completou o curso de engenheiro maquinista da Escola Naval, onde foi classificado para prémio no 2º ano, que não concorreu por motivo de serviço. <ref name=":0">Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU),‘Obras Públicas  - Proco. Indiv- Letras: A-D. Angola. Caixa 2’. 1877-1920. Angola.</ref>


===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
Começou a sua carreira no Congo com 16 anos, em 1882, desempenhando o cargo de praça de ajudante de maquinista naval. Em 1884 foi promovido a ajudante de maquinista de 2ª classe e em 1886 de 1ª classe. Passou a maquinista naval de 3ª classe em 1888 e de 2ª em 1893. Em 1894 foi nomeado encarregado dos estabelecimentos fabris e de construção do Congo, promovido no mesmo ano a maquinista naval de 1ª classe sem prejuízo de antiguidade. Também era, em 1895, diretor das construções do Congo. Nesse mesmo ano, foi transferido para Cabinda, Angola. Em 1897 era engenheiro maquinista da Armada de Cabinda. <ref name=":0" />
O Governador do Congo louvou as suas capacidades. Foi também louvado em 1894 por consertar uma lancha carboneira em Lagaia (Guiné). <ref name=":0" />
Em Janeiro de 1917, foi “Contratado o Engenheiro Maquinista Naval Carlos Figueiredo de Miranda para fiscalizar os trabalhos de construção dos novos Diques de Reparação de navios e das Carreiras de Construção e ampliação de Oficinas”. <ref>Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, “Atas do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Livro n.º 7, Ata n.º 477 de 1917-01-18”. 1917. Lisboa.</ref>


===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->
Falava francês.
Sócio da Sociedade de Geographia de Lisboa desde 1896. <ref>Sociedade Geographia de Lisboa, Lista de Sócios Para Assembleia Geral de 1897 (Lisboa: Sociedade Geographia de Lisboa, 1897) https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjMwqC8z73zAhVSBGMBHdOwC3oQFnoECA4QAQ&url=http%3A%2F%2Fpurl.pt%2F6402%2Fservice%2Fmedia%2Fpdf&usg=AOvVaw2F83Ew2OXXqhtH5FPE3ywd</ref>
Em 1926 fez um requerimento ao parlamento, de forma a salvaguardar os seus direitos enquanto maquinista naval. "Do capitão de mar e guerra engenheiro Carlos Figueiredo de Miranda, para que num projecto, que se diz que vai ser apresentado à apreciação da Câmara, sejam salvaguardados os seus direitos, como maquinista naval. Para a comissão de instrução especial e técnica." <ref>[5] Diário da Câmara dos Deputados, Sessão nº30 de 4 de Fevereiro de 1926 (Lisboa, 1926), p.3 https://debates.parlamento.pt/catalogo/r1/cd/01/07/01/030/1926-02-04?sft=true#p3</ref>


==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui-->
==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui-->
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==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
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==Bibliografia == <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), 769/2 1D MU, 1877-1920. "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: A-D. Caixa 2", Angola.
 
Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, PT/APLSS/PL/01-02/04/00009,1919. “Atas do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Livro n.º 9, Ata n.º 600 de 1919-05-24”, Lisboa. https://www.arquivoportoslisboasetubalsesimbra.pt/arquivo/details?id=5305
 
Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, PT/APLSS/PL/01-02/04/00007,1917. “Atas do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Livro n.º 7, Ata n.º 477 de 1917-01-18”, Lisboa. https://www.arquivoportoslisboasetubalsesimbra.pt/arquivo/report/?p=%2FArcheevo5%2FFrontOffice%2FPublic%2FMiscellaneous%2FDescriptionItemPublicReport&f=3&ID=5302&Locale=pt
 
==Bibliografia== <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
Diário da Câmara dos Deputados, Sessão nº30 de 4 de Fevereiro de 1926 (Lisboa, 1926),p.3 https://debates.parlamento.pt/catalogo/r1/cd/01/07/01/030/1926-02-04?sft=true#p3
 
Sociedade Geographia de Lisboa, Lista de Sócios Para Assembleia Geral de 1897 (Lisboa: Sociedade Geographia de Lisboa, 1897) https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjMwqC8z73zAhVSBGMBHdOwC3oQFnoECA4QAQ&url=http%3A%2F%2Fpurl.pt%2F6402%2Fservice%2Fmedia%2Fpdf&usg=AOvVaw2F83Ew2OXXqhtH5FPE3ywd


==Ligações Externas== <!--Ligações externas a sítios de internet, etc. que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->
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<!-- Comentários vossos e bibliografia citada pelas fontes -->
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https://geneall.net/es/name/2719849/carlos-figueiredo-de-miranda/
==Autor(es) do artigo==
==Autor(es) do artigo==
Mariana Nicolau


==Financiamento==
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Formação
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Postos
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Cargos
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Actividade
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Biografia

Dados biográficos

Carlos Figueiredo de Miranda nasceu em Lisboa em 1865. Casou-se com Felicidade Palmira Pereira em 1892. [1]

Completou o curso de engenheiro maquinista da Escola Naval, onde foi classificado para prémio no 2º ano, que não concorreu por motivo de serviço. [2]

Carreira

Começou a sua carreira no Congo com 16 anos, em 1882, desempenhando o cargo de praça de ajudante de maquinista naval. Em 1884 foi promovido a ajudante de maquinista de 2ª classe e em 1886 de 1ª classe. Passou a maquinista naval de 3ª classe em 1888 e de 2ª em 1893. Em 1894 foi nomeado encarregado dos estabelecimentos fabris e de construção do Congo, promovido no mesmo ano a maquinista naval de 1ª classe sem prejuízo de antiguidade. Também era, em 1895, diretor das construções do Congo. Nesse mesmo ano, foi transferido para Cabinda, Angola. Em 1897 era engenheiro maquinista da Armada de Cabinda. [2]

O Governador do Congo louvou as suas capacidades. Foi também louvado em 1894 por consertar uma lancha carboneira em Lagaia (Guiné). [2]

Em Janeiro de 1917, foi “Contratado o Engenheiro Maquinista Naval Carlos Figueiredo de Miranda para fiscalizar os trabalhos de construção dos novos Diques de Reparação de navios e das Carreiras de Construção e ampliação de Oficinas”. [3]

Outras informações

Falava francês.

Sócio da Sociedade de Geographia de Lisboa desde 1896. [4]

Em 1926 fez um requerimento ao parlamento, de forma a salvaguardar os seus direitos enquanto maquinista naval. "Do capitão de mar e guerra engenheiro Carlos Figueiredo de Miranda, para que num projecto, que se diz que vai ser apresentado à apreciação da Câmara, sejam salvaguardados os seus direitos, como maquinista naval. Para a comissão de instrução especial e técnica." [5]

Obras

Notas

  1. Conforme o site de genealogia: https://geneall.net/es/name/2719849/carlos-figueiredo-de-miranda/
  2. 2,0 2,1 2,2 Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU),‘Obras Públicas  - Proco. Indiv- Letras: A-D. Angola. Caixa 2’. 1877-1920. Angola.
  3. Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, “Atas do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Livro n.º 7, Ata n.º 477 de 1917-01-18”. 1917. Lisboa.
  4. Sociedade Geographia de Lisboa, Lista de Sócios Para Assembleia Geral de 1897 (Lisboa: Sociedade Geographia de Lisboa, 1897) https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjMwqC8z73zAhVSBGMBHdOwC3oQFnoECA4QAQ&url=http%3A%2F%2Fpurl.pt%2F6402%2Fservice%2Fmedia%2Fpdf&usg=AOvVaw2F83Ew2OXXqhtH5FPE3ywd
  5. [5] Diário da Câmara dos Deputados, Sessão nº30 de 4 de Fevereiro de 1926 (Lisboa, 1926), p.3 https://debates.parlamento.pt/catalogo/r1/cd/01/07/01/030/1926-02-04?sft=true#p3

Fontes

Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), 769/2 1D MU, 1877-1920. "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: A-D. Caixa 2", Angola.

Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, PT/APLSS/PL/01-02/04/00009,1919. “Atas do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Livro n.º 9, Ata n.º 600 de 1919-05-24”, Lisboa. https://www.arquivoportoslisboasetubalsesimbra.pt/arquivo/details?id=5305

Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, PT/APLSS/PL/01-02/04/00007,1917. “Atas do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Livro n.º 7, Ata n.º 477 de 1917-01-18”, Lisboa. https://www.arquivoportoslisboasetubalsesimbra.pt/arquivo/report/?p=%2FArcheevo5%2FFrontOffice%2FPublic%2FMiscellaneous%2FDescriptionItemPublicReport&f=3&ID=5302&Locale=pt

Bibliografia

Diário da Câmara dos Deputados, Sessão nº30 de 4 de Fevereiro de 1926 (Lisboa, 1926),p.3 https://debates.parlamento.pt/catalogo/r1/cd/01/07/01/030/1926-02-04?sft=true#p3

Sociedade Geographia de Lisboa, Lista de Sócios Para Assembleia Geral de 1897 (Lisboa: Sociedade Geographia de Lisboa, 1897) https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjMwqC8z73zAhVSBGMBHdOwC3oQFnoECA4QAQ&url=http%3A%2F%2Fpurl.pt%2F6402%2Fservice%2Fmedia%2Fpdf&usg=AOvVaw2F83Ew2OXXqhtH5FPE3ywd

Ligações Externas

https://geneall.net/es/name/2719849/carlos-figueiredo-de-miranda/

Autor(es) do artigo

Mariana Nicolau

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

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