Carlos Figueiredo de Miranda

Fonte: eViterbo
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Carlos Figueiredo de Miranda
Nome completo Carlos Figueiredo de Miranda
Outras Grafias valor desconhecido
Pai António José de Miranda
Mãe Maria do Carmo
Cônjuge Felicidade Palmira Pereira
Filho(s) Aurora, Maria
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento 10 janeiro 1866
Lisboa, Lisboa, Portugal
Morte 3 janeiro 1937
Lisboa, Portugal
Sexo Masculino
Religião Cristã
Residência
Residência Lisboa, Lisboa, Portugal
Data Início: 10 de janeiro de 1866
Fim: 03 de janeiro de 1937

Residência Angola
Data Início: 1882
Formação
Formação Engenharia Militar
Local de Formação Lisboa, Lisboa, Portugal
Postos
Posto Soldado
Data Início: 1882
Arma Marinha

Posto Tenente
Data Início: 06 de dezembro de 1892
Fim: 09 de setembro de 1916
Arma Marinha

Posto Capitão
Data Início: 09 de setembro de 1916
Fim: 24 de agosto de 1917
Arma Marinha
Cargos
Cargo valor desconhecido
Data Início: 04 de dezembro de 1888
Fim: 03 de agosto de 1930

Cargo Director
Data Início: 1894
Fim: 1895

Cargo Director
Data Início: 22 de novembro de 1910
Fim: 02 de janeiro de 1912

Cargo Director
Data Início: 13 de maio de 1912
Fim: 04 de março de 1913

Cargo Director
Data Início: 05 de maio de 1925

Cargo Presidente
Data Início: março de 1929
Fim: 20 de agosto de 1929
Actividade
Actividade Reparação
Data Início: 1888

Actividade Fiscalização
Data Início: janeiro de 1917

Biografia

Dados biográficos

Carlos Figueiredo de Miranda nasceu em Lisboa em 1865. Casou-se com Felicidade Palmira Pereira em 1892. [1]

Completou o curso de engenheiro maquinista da Escola Naval, onde foi classificado para prémio no 2º ano, que não concorreu por motivo de serviço. [2]

Carreira

Começou a sua carreira no Congo com 16 anos, em 1882, desempenhando o cargo de praça de ajudante de maquinista naval. Em 1884 foi promovido a ajudante de maquinista de 2ª classe e em 1886 de 1ª classe. Passou a maquinista naval de 3ª classe em 1888 e de 2ª em 1893. Em 1894 foi nomeado encarregado dos estabelecimentos fabris e de construção do Congo, promovido no mesmo ano a maquinista naval de 1ª classe sem prejuízo de antiguidade. Também era, em 1895, diretor das construções do Congo. Nesse mesmo ano, foi transferido para Cabinda, Angola. Em 1897 era engenheiro maquinista da Armada de Cabinda. [2]

O Governador do Congo louvou as suas capacidades. Foi também louvado em 1894 por consertar uma lancha carboneira em Lagaia (Guiné). [2]

Em Janeiro de 1917, foi “Contratado o Engenheiro Maquinista Naval Carlos Figueiredo de Miranda para fiscalizar os trabalhos de construção dos novos Diques de Reparação de navios e das Carreiras de Construção e ampliação de Oficinas”. [3]

Outras informações

Falava francês.

Sócio da Sociedade de Geographia de Lisboa desde 1896. [4]

Em 1926 fez um requerimento ao parlamento, de forma a salvaguardar os seus direitos enquanto maquinista naval. "Do capitão de mar e guerra engenheiro Carlos Figueiredo de Miranda, para que num projecto, que se diz que vai ser apresentado à apreciação da Câmara, sejam salvaguardados os seus direitos, como maquinista naval. Para a comissão de instrução especial e técnica." [5]

Obras

Notas

  1. Conforme o site de genealogia: https://geneall.net/es/name/2719849/carlos-figueiredo-de-miranda/
  2. 2,0 2,1 2,2 Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU),‘Obras Públicas  - Proco. Indiv- Letras: A-D. Angola. Caixa 2’. 1877-1920. Angola.
  3. Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, “Atas do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Livro n.º 7, Ata n.º 477 de 1917-01-18”. 1917. Lisboa.
  4. Sociedade Geographia de Lisboa, Lista de Sócios Para Assembleia Geral de 1897 (Lisboa: Sociedade Geographia de Lisboa, 1897) https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjMwqC8z73zAhVSBGMBHdOwC3oQFnoECA4QAQ&url=http%3A%2F%2Fpurl.pt%2F6402%2Fservice%2Fmedia%2Fpdf&usg=AOvVaw2F83Ew2OXXqhtH5FPE3ywd
  5. [5] Diário da Câmara dos Deputados, Sessão nº30 de 4 de Fevereiro de 1926 (Lisboa, 1926), p.3 https://debates.parlamento.pt/catalogo/r1/cd/01/07/01/030/1926-02-04?sft=true#p3

Fontes

Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), 769/2 1D MU, 1877-1920. "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: A-D. Caixa 2", Angola.

Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, PT/APLSS/PL/01-02/04/00009,1919. “Atas do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Livro n.º 9, Ata n.º 600 de 1919-05-24”, Lisboa. https://www.arquivoportoslisboasetubalsesimbra.pt/arquivo/details?id=5305

Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, PT/APLSS/PL/01-02/04/00007,1917. “Atas do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Livro n.º 7, Ata n.º 477 de 1917-01-18”, Lisboa. https://www.arquivoportoslisboasetubalsesimbra.pt/arquivo/report/?p=%2FArcheevo5%2FFrontOffice%2FPublic%2FMiscellaneous%2FDescriptionItemPublicReport&f=3&ID=5302&Locale=pt

Bibliografia

Diário da Câmara dos Deputados, Sessão nº30 de 4 de Fevereiro de 1926 (Lisboa, 1926),p.3 https://debates.parlamento.pt/catalogo/r1/cd/01/07/01/030/1926-02-04?sft=true#p3

Sociedade Geographia de Lisboa, Lista de Sócios Para Assembleia Geral de 1897 (Lisboa: Sociedade Geographia de Lisboa, 1897) https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjMwqC8z73zAhVSBGMBHdOwC3oQFnoECA4QAQ&url=http%3A%2F%2Fpurl.pt%2F6402%2Fservice%2Fmedia%2Fpdf&usg=AOvVaw2F83Ew2OXXqhtH5FPE3ywd

Ligações Externas

https://geneall.net/es/name/2719849/carlos-figueiredo-de-miranda/

Autor(es) do artigo

Mariana Nicolau

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

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