Domingos Vieira Serrão: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 74: Linha 74:
   
   
==Ligações Externas== <!--Ligações que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->  
==Ligações Externas== <!--Ligações que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->  
Domingos Vieira Serrão in Wikipédia[https://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_Vieira_Serr%C3%A3o]
<!-- Comentários vossos e bibliografia citada pela Viterbo -->  
 
<!-- Comentários vossos e bibliografia citada pela Viterbo -->
 
==Autor(es) do artigo==  
==Autor(es) do artigo==  
==DOI==  
==DOI==  

Revisão das 10h48min de 11 de agosto de 2017


{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa | nome_completo = | data_nascimento = 1570 | nascimento_data = | local_nascimento = Tomar | nascimento_local = | data_morte = 1632 (62 anos) | morte_data = | local_morte = | morte_local = | residência = Tomar, Portugal | nacionalidade = Portuguesa | cidadania = | etnia = | pai = João Henriques Serrão | mãe = Maria Dias }}


Domingos Vieira Serrão
Nascimento 1570
Tomar
Morte 1632 (62 anos)
Residência Tomar, Portugal
Nacionalidade Portuguesa
Progenitores Mãe: Maria Dias
Pai: João Henriques Serrão
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Pintou, dourou e estofou obras para o Convento de Cristo, em Tomar, juntamente com Simão de Abreu, na década de 1590 do século XX. Sucedeu-lhe no cargo de pintor do Convento de Cristo, após a sua morte, por nomeação do rei D. Filipe III a 1 de julho de 1624[1] . Segundo Sousa Viterbo, trabalhou em Coimbra com Simão Rodrigues no primeiro quartel do século XVII, fazendo pinturas para a Igreja de Santa Cruz e para a Capela da Universidade[2].


Obras

  • 1592 - Sete pinturas para as capelas da Charola do Convento de Cristo, em Tomar, com Simão de Abreu.
  • 1592-1595 - Douramento de colunas e altares da Charola do Convento de Cristo, em Tomar, com Simão de Abreu.
  • 1592-1595 - Pintura e douramento de dez cruzes e tocheiros da Charola do Convento de Cristo, em Tomar, com Simão de Abreu.
  • 1593 - Pintura das "oitavas dos altos" da Charola do Convento de Cristo, em Tomar, com Simão de Abreu.
  • 1594 - Pintura dos vãos internos da Charola do Convento de Cristo, em Tomar, com Simão de Abreu.
  • 1594 - Douramento, estofamento e pintura de figuras de vulto da Charola do Convento de Cristo, em Tomar, com Simão de Abreu.


Referências bibliográficas

  1. Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906, 82.
  2. Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911, 167.

Bibliografia e Fontes

BGUC 7-59-6-1 Garcia, Ana Paula Braz Abrantes, Domingos Vieira Serrão. Pintor da Contra-Maniera em Portugal. Entre Decoro e Conformismo. Dissertação de Mestrado em História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1996.

Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 (1ª série), 1906 (2ª série), 1911 (3ª série).

Ligações Externas

Domingos Vieira Serrão in Wikipédia[1]


Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo

{{DEFAULTSORT:Domingos Vieira Serrão}