Escola de Pilotagem de Macau: diferenças entre revisões

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==História==<!--História geral da instituição. Este é o local para colocar toda a informação que justifica o que está na infobox e outra complementar, subdividida em períodos, se necessário-->
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Os antecedentes da criação de uma escola de pilotagem em Macau recuam aos finais do século XVIII. A criação do ensino de náutica surgia como resposta à necessidade de proteger o comércio marítimo na extensa região coberta pelos navegadores de Macau e reduzir o impacto dos naufrágios naquela economia, sendo frequentes devido às dificuldades de navegação nos mares do sul da China<ref>Ferreira, "A institucionalização do ensino da náutica", 158.</ref>.  
Os antecedentes da criação de uma escola de pilotagem em Macau recuam aos finais do século XVIII. A criação do ensino de náutica surgiu como resposta à necessidade de proteger o comércio marítimo na extensa região coberta pelos navegadores de Macau e reduzir o impacto dos naufrágios naquela economia, sendo frequentes devido às dificuldades de navegação nos mares do sul da China<ref>Ferreira, "A institucionalização do ensino da náutica", 158.</ref>.  


Ao contrário do que ocorrera em Goa, onde se assistiu à criada de uma aula de navegação logo em 1760<ref>Ferreira, "A institucionalização do ensino da náutica", 149-150.</ref>, o processo de institucionalização do ensino náutico em Macau foi bastante mais demorado e conturbado<ref>Para a história do ensino náutico em Goa vide Ferreira, "A institucionalização do ensino da náutica", 144-158.</ref>.  
Ao contrário do que ocorrera em Goa, onde se assistiu à criação de uma aula de navegação logo em 1760<ref>Ferreira, "A institucionalização do ensino da náutica", 149-150.</ref>, o processo de institucionalização do ensino náutico em Macau foi bastante mais demorado e conturbado<ref>Para a história do ensino náutico em Goa vide Ferreira, "A institucionalização do ensino da náutica", 144-158.</ref>. A primeira tentativa de criação do ensino surgiu de forma informal na década de 90 do século XVIII, consistindo numa aula leccionada a título particular por Feliciano Lima, piloto de embarcações em exercício na cidade desde 1786, o qual fora solicitado para esse fim pelo Leal Senado de Macau com o apoio do governador da Índia, Francisco da Cunha Meneses<ref name=":0">Ferreira, "A institucionalização do ensino da náutica", 159.</ref>. A aula existiu certamente entre 1790 e 1802, em formato diário, tendo sido estruturada, em data incerta, em "''Aula de Pública de Navegação''"<ref>Mesquita, "Ensino e cultura", 487.</ref> com atribuição de ordenado a Feliciano Lima, em razão do aumento do número de alunos. Uma vez que a aula existia na dependência deste mestre, esta extinguiu-se quando o seu ordenado foi suspenso em 1802<ref name=":0" />. A crer na representação dirigida ao poder régio pelos moradores de Macau em 1803, a aula, que afirmavam necessária à manutenção do comércio da cidade, terá sido abolida pelo governador de Goa, José Manuel Pinto, possivelmente motivado pela acusação de Feliciano Lima pela prática de crimes<ref name=":0" />.
A primeira tentativa de criar o ensino de náutica surgiu de forma informal na década de 90 do século XVIII, consistindo numa aula leccionada a título particular por Feliciano Lima, piloto de embarcações em exercício na cidade desde 1786, o qual fora solicitado para esse fim pelo Leal Senado de Macau com o apoio do governador da Índia, Francisco da Cunha Meneses<ref name=":0">Ferreira, "A institucionalização do ensino da náutica", 159.</ref>. A aula existiu certamente entre 1790 e 1802, em formato diário, tendo sido estruturada, em data incerta, em "''Aula de Pública de Navegação''"<ref>Mesquita, "Ensino e cultura", 487.</ref> com atribuição de ordenado a Feliciano Lima, em razão do aumento do número de alunos. Uma vez que a aula existia na dependência deste mestre, esta extinguiu-se quando o seu ordenado foi suspenso em 1802, sem que se conheça a razão para tal<ref name=":0" />.
 
Apesar da abolição, a importância económica da região para o Império português e o interesse de outros poderes navais europeus, como o inglês, sobre a região devido ao acesso facilitado que dava ao mercado chinês, motivaria novas tentativas para a instituição do ensino da náutica em Macau por parte do poder régio.
 
Real Escola de Pilotos de Macau - 1814 


Real Escola de Pilotos de Macau - 1814
A Escola de Pilotagem de Macau foi criada por carta de lei em 5 de Julho de 1862, no reinado de D. Luís I<ref>Ribeiro, ''Historia dos estabelecimentos scientificos'', 12:128.</ref>. Sucedeu à Escola Real de Pilotos da Cidade de Macau, criada em 1814<ref>Memória de Macau, "Criada Escola de Pilotagem". Visualizado em 14 Agosto, 2022.</ref>, e à primeira tentativa de institucionalizar o ensino da pilotagem que data de 1790.   
A Escola de Pilotagem de Macau foi criada por carta de lei em 5 de Julho de 1862, no reinado de D. Luís I<ref>Ribeiro, ''Historia dos estabelecimentos scientificos'', 12:128.</ref>. Sucedeu à Escola Real de Pilotos da Cidade de Macau, criada em 1814<ref>Memória de Macau, "Criada Escola de Pilotagem". Visualizado em 14 Agosto, 2022.</ref>, e à primeira tentativa de institucionalizar o ensino da pilotagem que data de 1790.   



Revisão das 16h55min de 28 de dezembro de 2023


Escola de Pilotagem de Macau
(valor desconhecido)
Outras denominações Real Escola de Pilotos de Macau, Escola Real de Pilotos de Macau, Escola de Pilotagem da Cidade de Macau, Aula Pública de Navegação de Macau
Tipo de Instituição Ensino civil
Data de fundação 3 agosto 1814
Data de extinção valor desconhecido
Paralisação
Início: 1822, 1823, 1893
Fim: 1822, 1862, 1906
Localização
Localização Macau
Antecessora valor desconhecido

Sucessora valor desconhecido


História

Os antecedentes da criação de uma escola de pilotagem em Macau recuam aos finais do século XVIII. A criação do ensino de náutica surgiu como resposta à necessidade de proteger o comércio marítimo na extensa região coberta pelos navegadores de Macau e reduzir o impacto dos naufrágios naquela economia, sendo frequentes devido às dificuldades de navegação nos mares do sul da China[1].

Ao contrário do que ocorrera em Goa, onde se assistiu à criação de uma aula de navegação logo em 1760[2], o processo de institucionalização do ensino náutico em Macau foi bastante mais demorado e conturbado[3]. A primeira tentativa de criação do ensino surgiu de forma informal na década de 90 do século XVIII, consistindo numa aula leccionada a título particular por Feliciano Lima, piloto de embarcações em exercício na cidade desde 1786, o qual fora solicitado para esse fim pelo Leal Senado de Macau com o apoio do governador da Índia, Francisco da Cunha Meneses[4]. A aula existiu certamente entre 1790 e 1802, em formato diário, tendo sido estruturada, em data incerta, em "Aula de Pública de Navegação"[5] com atribuição de ordenado a Feliciano Lima, em razão do aumento do número de alunos. Uma vez que a aula existia na dependência deste mestre, esta extinguiu-se quando o seu ordenado foi suspenso em 1802[4]. A crer na representação dirigida ao poder régio pelos moradores de Macau em 1803, a aula, que afirmavam necessária à manutenção do comércio da cidade, terá sido abolida pelo governador de Goa, José Manuel Pinto, possivelmente motivado pela acusação de Feliciano Lima pela prática de crimes[4].

Apesar da abolição, a importância económica da região para o Império português e o interesse de outros poderes navais europeus, como o inglês, sobre a região devido ao acesso facilitado que dava ao mercado chinês, motivaria novas tentativas para a instituição do ensino da náutica em Macau por parte do poder régio.

Real Escola de Pilotos de Macau - 1814

A Escola de Pilotagem de Macau foi criada por carta de lei em 5 de Julho de 1862, no reinado de D. Luís I[6]. Sucedeu à Escola Real de Pilotos da Cidade de Macau, criada em 1814[7], e à primeira tentativa de institucionalizar o ensino da pilotagem que data de 1790.

A aprovação na Escola dependia de exame anual, sendo admitidos unicamente os alunos que tiverem "navegado suficientemente, e os indivíduos, que, faltando-lhes a frequência e aprovação das doutrinas ensinadas na escola, tiverem aprendido no mar a arte de navegar"[8].

Segundo apreciação do Ministro da Marinha, em 1875, a manutenção da Escola de Pilotagem devia-se aos resultados positivos alcançados[9]. No contexto da reorganização do ensino de Macau, a Escola de Pilotagem foi extinta pela carta de lei de 27 de Julho de 1893 que criou o Liceu de Macau[10]. Em 1906 a Escola de Pilotagem foi refundada[11], e novamente em 1980, encontrando-se atualmente em funcionamento[12].

Outras informações

O governador de Macau era incumbido da inspeção e a execução das leis e regulamentos relativos à Escola de Pilotagem[13].

Professores

Aquando da fundação da Escola de Pilotagem, estabeleceu-se um único lugar de um professor, sob nomeação do governo, provido pela classe dos oficiais da armada, ou pertencente aos pilotos dos navios do comércio. A sua substituição era assegurada por indivíduo nomeado pelo inspector[14]. Entre 15 de Novembro de 1845 e 1882, pelo menos, o lugar de professor foi ocupado por Francisco Joaquim Marques[15].

Curricula

Notas

  1. Ferreira, "A institucionalização do ensino da náutica", 158.
  2. Ferreira, "A institucionalização do ensino da náutica", 149-150.
  3. Para a história do ensino náutico em Goa vide Ferreira, "A institucionalização do ensino da náutica", 144-158.
  4. 4,0 4,1 4,2 Ferreira, "A institucionalização do ensino da náutica", 159.
  5. Mesquita, "Ensino e cultura", 487.
  6. Ribeiro, Historia dos estabelecimentos scientificos, 12:128.
  7. Memória de Macau, "Criada Escola de Pilotagem". Visualizado em 14 Agosto, 2022.
  8. Ribeiro, Historia dos estabelecimentos scientificos, 12:129.
  9. Ribeiro, 12:129.
  10. Mesquita, "Ensino e Cultura", 530.
  11. George, "O Ensino em Macau Criado", 233.
  12. Direcção dos Serviços de Assuntos Marítimos e de Água, "1. História de ensino náutico". Visualizado em 14 Agosto, 2022.
  13. Ribeiro, Historia dos estabelecimentos scientificos, 12:128.
  14. Ribeiro, 12:128.
  15. Arquivo Histórico Ultramarino, 2653, 2654_2G SEMU DGU, cx. 1876-1892. "Classificação pessoal Obras Públicas (1892)_Créditos".

Fontes

Arquivo Histórico Ultramarino, 2653, 2654_2G SEMU DGU, cx. 1876-1892. "Classificação pessoal Obras Públicas (1892)_Créditos".

Bibliografia

George, Cheng Chun Wai. "O Ensino em Macau Criado e Gerido por não Chineses entre os Finais do Século XIX e o Início do Século XX". Administração 32, no. 124 (2019): 231-252.

Direcção dos Serviços de Assuntos Marítimos e de Água, "1. História de ensino náutico". Visualizado em 14 Agosto, 2022.

Memória de Macau. "Criada Escola de Pilotagem". Visualizado em 14 Agosto, 2022.

Mesquita, Pedro Teixeira. "Ensino e cultura" Em História dos portugueses no extremo Oriente, dir. por A. H. Oliveira Marques, 3:485-693. Lisboa: Fundação Oriente, 2000.

Ribeiro, José Silvestre. Historia dos estabelecimentos scientificos litterarios e artisticos de Portugal nos sucessivos reinados da monarquia. Vol. 12. Lisboa: Typografia Real da Academia de Sciencias, 1884.

Ligações Internas

Para consultar as pessoas relacionadas com esta instituição, nomeadamente professores e alunos, siga o link:

Categoria:Escola de Pilotagem de Macau

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

João de Almeida Barata

https://orcid.org/0000-0001-9048-0447

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

Apoio especial “Verão com Ciência 2022” da UID 4666 – CHAM — Centro de Humanidades, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC)

DOI

https://doi.org/10.34619/xkgp-d8ok

Citar este artigo

Almeida Barata, João de. "Escola de Pilotagem de Macau", in eViterbo. Lisboa: CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 2022. (última modificação: 28/12/2023). Consultado a 19 de maio de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Escola_de_Pilotagem_de_Macau. DOI: https://doi.org/10.34619/xkgp-d8ok