Florêncio Manuel de Bastos

Fonte: eViterbo
Revisão em 17h32min de 25 de setembro de 2019 por Mafaldapacheco (discussão | contribs)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Florêncio Manuel de Bastos
Nome completo Florêncio Manuel de Bastos
Outras Grafias EQUAL


Biografia

Dados biográficos

Carreira

A 07 de Novembro de 1767 é ajudante de infantaria com exercício de engenheiro no Grão-Pará. No mesmo ano é cabo de esquadra de um regimento da praça do Grão-Pará. Entre 15 de Janeiro de 1784 e 1790 é destacado para Angola como capitão de infantaria com exercício de engenheiro[1].

Pelo cargo de ajudante de infantaria, o "soldo que lhe competir". Na expressão de Sousa Viterbo: “era criatura obrigada a Francisco Xavier de Mendonça Furtado, irmão do marquez de Pombal”, fundador de uma escola militar no Grão-Pará.

A data de 1790 corresponde ao término dos seis anos decretados no documento que refere. No entanto, esse período pode ser alargado.


Outras informações

Obras

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 91-92.

Fontes

Bibliografia

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol I. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899.


Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo