Florêncio Manuel de Bastos

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Florêncio Manuel de Bastos
Nome completo Florêncio Manuel de Bastos
Outras Grafias Florencio Manoel de Bastos
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) Maria Soza dos Prazeres
Nascimento valor desconhecido
Morte 7 agosto 1808
Portugal
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido
Postos
Posto Ajudante com exercício de Engenheiro
Data Início: 07 de novembro de 1767
Arma Infantaria

Data Início: 15 de janeiro de 1784
Arma Infantaria

Posto Capitão
Cargos
Cargo Capitão

Cargo Ajudante com exercício de Engenheiro
Data Início: 07 de novembro de 1767

Data Início: 1784
Fim: dezembro de 1784


Biografia

Dados biográficos

Florêncio Manuel de Bastos, provavelmente nascido em Portugal, foi capitão do Real Corpo de Engenheiros e trabalhou no Grão-Pará e Angola. Faleceu a 7 de agosto de 1808, em Portugal, ao cuidado da irmã, tendo sofrido de demência na parte final da sua vida[1].

Carreira

A 7 de Novembro de 1767 foi nomeado ajudante de infantaria com exercício de engenheiro no Grão-Pará. No mesmo ano foi cabo de esquadra de um regimento da praça do Grão-Pará.

Em 1784, foi promovido a capitão de infantaria com exercício de engenheiro para ir servir a Angola por seis anos[2], contudo, logo no final de 1784 abandonou Angola, por doença, num barco que seguiu para o Rio de Janeiro[3].

Pelo cargo de ajudante de infantaria, recebia o "soldo que lhe competir". Na expressão de Sousa Viterbo: “era criatura obrigada a Francisco Xavier de Mendonça Furtado, irmão do marquez de Pombal”, fundador de uma escola militar no Grão-Pará[2].

Quando faleceu, em 1808, era capitão do Real Corpo de Engenheiros.

Outras informações

Obras

Notas

  1. Arquivo Histórico Militar. «[Recibo de pagamento de soldo]». Belém, Portugal, 2 de Julho de 1808. AHM 3/7/61/53 (Florencio Manuel de Bastos, cx. 61). AHM.
  2. 2,0 2,1 Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 91-92.
  3. Arquivo Histórico Ultramarino. «OFÍCIO do governador e capitão-general de Angola, barão de Moçâmedes, [José de Almeida e Vasconcelos de Soveral e Carvalho Soares de Albergaria], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro». Luanda, Angola, 18 de Dezembro de 1784. AHU-Angola, cx. 69, doc. 60.

Fontes

Bibliografia

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol I. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899.

Ligações Externas

Ofício de Florêncio Manuel de Bastos para o secretário de estado da Marinha e Ultramar, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, agradecendo pelo seu Provimento no posto de ajudante engenheiro da Praça de São José do Macapá.

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo