Florêncio Manuel de Bastos

Fonte: eViterbo
Revisão em 13h55min de 12 de agosto de 2022 por Operador (discussão | contribs) (Substituição de texto - "técnico-cientificas" por "técnico-científicas")
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Florêncio Manuel de Bastos
Nome completo Florêncio Manuel de Bastos
Outras Grafias Florencio Manoel de Bastos
Irmão(s) Maria Soza dos Prazeres
Morte 7 de agosto de 1808
[[Portugal]]
Sexo masculino
Postos
Posto Ajudante, com exercício de engenheiro
Data Início: 7 de novembro de 1767
Arma Infantaria

Posto Capitão, com exercício de engenheiro
Data Início: 15 de janeiro de 1784
Arma Infantaria

Posto Capitão do Real Corpo de Engenheiros
Cargos
Cargo Capitão
Instituição [[Real Corpo de Engenheiros]]

Cargo Ajudante de engenheiro
Data Início: 7 de novembro de 1767
Instituição [[Capitania do Grão-Pará]]

Cargo Capitão com exercício de engenheiro
Data Início: 1784
Fim: dezembro de 1784
Local Cargo {{#cargo_query:tables=technetempire_coor_dms|fields=_pageName|where=_pageName='Angola' }}


Biografia

Dados biográficos

Florêncio Manuel de Bastos, provavelmente nascido em Portugal, foi capitão do Real Corpo de Engenheiros e trabalhou no Grão-Pará e Angola. Faleceu a 7 de agosto de 1808, em Portugal, ao cuidado da irmã, tendo sofrido de demência na parte final da sua vida[1].

Carreira

A 7 de Novembro de 1767 foi nomeado ajudante de infantaria com exercício de engenheiro no Grão-Pará. No mesmo ano foi cabo de esquadra de um regimento da praça do Grão-Pará.

Em 1784, foi promovido a capitão de infantaria com exercício de engenheiro para ir servir a Angola por seis anos[2], contudo, logo no final de 1784 abandonou Angola, por doença, num barco que seguiu para o Rio de Janeiro[3].

Pelo cargo de ajudante de infantaria, recebia o "soldo que lhe competir". Na expressão de Sousa Viterbo: “era criatura obrigada a Francisco Xavier de Mendonça Furtado, irmão do marquez de Pombal”, fundador de uma escola militar no Grão-Pará[2].\

Quando faleceu, em 1808, era capitão do Real Corpo de Engenheiros.

Outras informações

Obras

Notas

  1. Arquivo Histórico Militar. «[Recibo de pagamento de soldo]». Belém, Portugal, 2 de Julho de 1808. AHM 3/7/61/53 (Florencio Manuel de Bastos, cx. 61). AHM.
  2. 2,0 2,1 Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 91-92.
  3. Arquivo Histórico Ultramarino. «OFÍCIO do governador e capitão-general de Angola, barão de Moçâmedes, [José de Almeida e Vasconcelos de Soveral e Carvalho Soares de Albergaria], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro». Luanda, Angola, 18 de Dezembro de 1784. AHU-Angola, cx. 69, doc. 60.

Fontes

Bibliografia

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol I. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899.


Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo