Francisco Mendes Esculca: diferenças entre revisões
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
Linha 1: | Linha 1: | ||
=== '''Dados biográficos''' === | ==='''Dados biográficos''' === | ||
Francisco Mendes Esculca nasceu a 21 de Abril de 1866 em Vendas de Galizes, freguesia de Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital. Filho de Francisco Esculca e Maria José Mendes. Até à data de 1903, encontrava-se solteiro e sem filhos. <ref name=":0">Arquivo Histórico Ultramarino. Francisco Mendes Esculca. Processo Individual. 771/2 1D MU., 1879-1929. "Processos Individuais Caixa 2", Angola, (Fotografias P1143128, P1143129)</ref> | Francisco Mendes Esculca nasceu a 21 de Abril de 1866 em Vendas de Galizes, freguesia de Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital. Filho de Francisco Esculca e Maria José Mendes. Até à data de 1903, encontrava-se solteiro e sem filhos. <ref name=":0">Arquivo Histórico Ultramarino. Francisco Mendes Esculca. Processo Individual. 771/2 1D MU., 1879-1929. "Processos Individuais Caixa 2", Angola, (Fotografias P1143128, P1143129)</ref> | ||
=== Carreira === | ===Carreira=== | ||
Iniciou a sua carreira como apontador no município de Ponte de Soure, cargo que desempenhou de 1885 a 1889. De Novembro a Dezembro de 1889, passou a trabalhar como condutor auxiliar nas Obras Públicas em [[Bragança, Bragança, Portugal|Bragança]]. Tornou-se condutor de 3ª classe em 1892 e de 2ª classe em 1899. De 1898 a 1899, chefiou a 4ª secção de construção das Obras Públicas de [[Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal|Viana do Castelo]]. <ref name=":0" /> | Iniciou a sua carreira como apontador no município de Ponte de Soure, cargo que desempenhou de 1885 a 1889. De Novembro a Dezembro de 1889, passou a trabalhar como condutor auxiliar nas Obras Públicas em [[Bragança, Bragança, Portugal|Bragança]]. Tornou-se condutor de 3ª classe em 1892 e de 2ª classe em 1899. De 1898 a 1899, chefiou a 4ª secção de construção das Obras Públicas de [[Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal|Viana do Castelo]]. <ref name=":0" /> | ||
Linha 13: | Linha 13: | ||
Em 1913, encontrava-se inativo por doença. <ref>‘Diário do Governo’, sessão nº37 de 15 de Fevereiro de 1913 (Lisboa, 1913), p. 11.</ref> | Em 1913, encontrava-se inativo por doença. <ref>‘Diário do Governo’, sessão nº37 de 15 de Fevereiro de 1913 (Lisboa, 1913), p. 11.</ref> | ||
=== Outras informações === | ===Outras informações=== | ||
Antes de Francisco Mendes Esculca, [[António Heitor]] desempenhava o cargo de condutor de primeira classe na fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaca. Em 1903, este último foi transferido para a repartição dos caminhos de ferro ultramarinos. <ref name=":0" /> | Antes de Francisco Mendes Esculca, [[António Heitor]] desempenhava o cargo de condutor de primeira classe na fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaca. Em 1903, este último foi transferido para a repartição dos caminhos de ferro ultramarinos. <ref name=":0" /> | ||
=== Obras === | ===Obras=== | ||
Fiscalização dos Caminhos de Ferro de Luanda a Ambaca (1902-1906). | Fiscalização dos Caminhos de Ferro de Luanda a Ambaca (1902-1906). | ||
<br /> | <br /> |
Revisão das 17h40min de 12 de dezembro de 2021
Dados biográficos
Francisco Mendes Esculca nasceu a 21 de Abril de 1866 em Vendas de Galizes, freguesia de Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital. Filho de Francisco Esculca e Maria José Mendes. Até à data de 1903, encontrava-se solteiro e sem filhos. [1]
Carreira
Iniciou a sua carreira como apontador no município de Ponte de Soure, cargo que desempenhou de 1885 a 1889. De Novembro a Dezembro de 1889, passou a trabalhar como condutor auxiliar nas Obras Públicas em Bragança. Tornou-se condutor de 3ª classe em 1892 e de 2ª classe em 1899. De 1898 a 1899, chefiou a 4ª secção de construção das Obras Públicas de Viana do Castelo. [1]
Em Maio de 1898, pediu ao Ministério da Marinha e das Obras Públicas para ser enviado para a África Ocidental. O seu pedido foi aceite em Março de 1899, quando recebeu uma licença para desempenhar o cargo de condutor de 2ª classe em Angola.
Em Agosto de 1902, foi nomeado para o serviço de fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaca enquanto condutor de 1ª classe provisório, tendo em conta a falta de condutores nesta província.[1]
Regressou ao reino em 1906, após ter sido exonerado a seu pedido do lugar de condutor de 1ª classe da Direcção de Caminhos de Ferro de Luanda [2], onde continuou a sua carreira.
Em 1913, encontrava-se inativo por doença. [3]
Outras informações
Antes de Francisco Mendes Esculca, António Heitor desempenhava o cargo de condutor de primeira classe na fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaca. Em 1903, este último foi transferido para a repartição dos caminhos de ferro ultramarinos. [1]
Obras
Fiscalização dos Caminhos de Ferro de Luanda a Ambaca (1902-1906).
- ↑ 1,0 1,1 1,2 1,3 Arquivo Histórico Ultramarino. Francisco Mendes Esculca. Processo Individual. 771/2 1D MU., 1879-1929. "Processos Individuais Caixa 2", Angola, (Fotografias P1143128, P1143129)
- ↑ “Guia da Direcção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos, de 23 de Março de 1906” in Francisco Mendes Esculca. Processo Individual. Arquivo Histórico Ultramarino. SEMU-DGU, Angola, "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 2", 1879-1929. (771/2 1D MU) (Fotografia P1143125)
- ↑ ‘Diário do Governo’, sessão nº37 de 15 de Fevereiro de 1913 (Lisboa, 1913), p. 11.