Francisco Mendes Esculca: diferenças entre revisões
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Em Maio de 1898, pediu ao Ministério da Marinha e das Obras Públicas para ser enviado para a África Ocidental. O seu pedido foi aceite em Março de 1899, quando recebeu uma licença para desempenhar o cargo de condutor de 2ª classe em Angola. | Em Maio de 1898, pediu ao Ministério da Marinha e das Obras Públicas para ser enviado para a África Ocidental. O seu pedido foi aceite em Março de 1899, quando recebeu uma licença para desempenhar o cargo de condutor de 2ª classe em Angola. | ||
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Fiscalização dos Caminhos de Ferro de Luanda a Ambaca (1902-1906). | Fiscalização dos Caminhos de Ferro de Luanda a Ambaca (1902-1906). |
Revisão das 03h26min de 28 de julho de 2021
Francisco Mendes Esculca | |
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Nome completo | Francisco Mendes Esculca |
Outras Grafias | valor desconhecido |
Pai | Francisco Rodrigues Esculca |
Mãe | Maria José Mendes |
Cônjuge | valor desconhecido |
Filho(s) | valor desconhecido |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | 21 abril 1866 Oliveira do Hospital, Portugal |
Morte | 7 novembro 1937 Oliveira do Hospital, Portugal |
Sexo | Masculino |
Religião | valor desconhecido |
Residência | |
Residência | Oliveira do Hospital, Portugal |
Data | Início: 21 de abril de 1866 Fim: 07 de novembro de 1937 |
Residência | Lisboa, Portugal |
Residência | Angola |
Data | Início: março de 1899 Fim: janeiro de 1906 |
Cargos | |
Cargo | Apontador |
Data | Início: 1885 Fim: 1889 |
Cargo | Condutor auxiliar |
Data | Início: 1889 Fim: 1892 |
Cargo | Condutor de 3ª classe |
Data | Início: 1892 Fim: 1899 |
Cargo | Condutor de 2ª classe |
Data | Início: 1899 Fim: 1902 |
Cargo | Condutor de 1ª classe |
Data | Início: 1902 Fim: 1906 |
Cargo | Condutor de 3ª classe |
Data | Início: fevereiro de 1909 |
Actividade | |
Actividade | Fiscalização |
Data | Início: 1885 Fim: 1889 |
Local de Actividade | Portalegre, Portugal |
Biografia
Dados biográficos
Francisco Mendes Esculca nasceu a 21 de Abril de 1866 em Vendas de Galizes, freguesia de Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital. Filho de Francisco Esculca e Maria José Mendes. Até à data de 1903, encontrava-se solteiro e sem filhos. [1]
Carreira
Iniciou a sua carreira como apontador no município de Ponte de Soure, cargo que desempenhou de 1885 a 1889. De Novembro a Dezembro de 1889, passou a trabalhar como condutor auxiliar nas Obras Públicas em Bragança. Tornou-se condutor de 3ª classe em 1892 e de 2ª classe em 1899. De 1898 a 1899, chefiou a 4ª secção de construção das Obras Públicas de Viana do Castelo. [1]
Em Maio de 1898, pediu ao Ministério da Marinha e das Obras Públicas para ser enviado para a África Ocidental. O seu pedido foi aceite em Março de 1899, quando recebeu uma licença para desempenhar o cargo de condutor de 2ª classe em Angola.
Em Agosto de 1902, foi nomeado pela Direção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos para o serviço de fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaca enquanto condutor de 1ª classe provisório, tendo em conta a falta de condutores nesta província.[1] Manteve-se nesse cargo pelo menos até Janeiro de 1906, quando recebeu uma licença de 60 dias. [2]
Regressou ao reino em 1906, após ter sido exonerado a seu pedido do lugar de condutor de 1ª classe da Direcção de Caminhos de Ferro de Luanda [3], onde continuou a sua carreira.
Em 1913, encontrava-se inativo por doença. [4]
Outras informações
Antes de Francisco Mendes Esculca, António Heitor desempenhava o cargo de condutor de primeira classe na fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaca. Em 1903, este último foi transferido para a repartição dos Caminhos de Ferro Ultramarinos. [1]
Fiscalização dos Caminhos de Ferro de Luanda a Ambaca (1902-1906).
Obras
Notas
- ↑ 1,0 1,1 1,2 1,3 Arquivo Histórico Ultramarino. Francisco Mendes Esculca. Processo Individual. 771/2 1D MU., 1879-1929. "Processos Individuais Caixa 2", Angola, (Fotografias P1143128, P1143129)
- ↑ "Vanguarda" de 24 de Janeiro de 1906. (Lisboa, 1906) p.1
- ↑ “Guia da Direcção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos, de 23 de Março de 1906” in Francisco Mendes Esculca. Processo Individual. Arquivo Histórico Ultramarino. SEMU-DGU, Angola, "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 2", 1879-1929. (771/2 1D MU) (Fotografia P1143125)
- ↑ ‘Diário do Governo’, sessão nº37 de 15 de Fevereiro de 1913 (Lisboa, 1913), p. 11.
Fontes
Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), 771/2 1D MU, 1879-1929. "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 2". Angola
Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), ‘Obras Públicas - Pessoal ‘, 1893-1919, p. 85
Bibliografia
‘Diário do Governo’, sessão nº37 de 15 de Fevereiro de 1913 (Lisboa, 1913), p.11. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwikp_Dvtrv0AhVREWMBHSW7D9AQFnoECAMQAQ&url=https%3A%2F%2Fdre.pt%2Fapplication%2Fconteudo%2F5502&usg=AOvVaw0qwcGHehW_MkmyBR-ZTUcV
"Vanguarda" de 24 de Janeiro de 1906. Alves Corrêa (dir). nº 3307. (Lisboa, 1906), p.1
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
Mariana Nicolau
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
- Francisco Mendes Esculca (última modificação: 28/07/2021). eViterbo. Visitado em 20 de maio de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Francisco_Mendes_Esculca