Francisco Mendes Esculca: diferenças entre revisões

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===Dados biográficos=== <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
===Dados biográficos=== <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->


Francisco Mendes Esculca nasceu a 21 de Abril de 1866 em Vendas de Galizes, freguesia de Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital. Filho de Francisco Esculca e Maria José Mendes. Até à data de 1903, encontrava-se solteiro e sem filhos. <ref name=":0">Arquivo Histórico Ultramarino. Francisco Mendes Esculca. Processo Individual.  771/2 1D MU., 1879-1929. "Processos Individuais Caixa 2", Angola, (Fotografias P1143128, P1143129)</ref>
Francisco Mendes Esculca nasceu a 21 de Abril de 1866 em Vendas de Galizes, Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra. Filho de Francisco Esculca e Maria José Mendes. Até à data de 1903, encontrava-se solteiro e sem filhos. <ref name=":0">"Processo individual de Francisco Mendes Esculca" in ‘Obras Públicas  - Proco. Indiv- Letras: E-F. Angola. Caixa 2’. 1879-1929. Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU). Angola.</ref>


===Carreira===
===Carreira===
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Em Maio de 1898, pediu ao Ministério da Marinha e das Obras Públicas para ser enviado para a África Ocidental. O seu pedido foi aceite em Março de 1899, quando recebeu uma licença para desempenhar o cargo de condutor de 2ª classe em Angola.
Em Maio de 1898, pediu ao Ministério da Marinha e das Obras Públicas para ser enviado para a África Ocidental. O seu pedido foi aceite em Março de 1899, quando recebeu uma licença para desempenhar o cargo de condutor de 2ª classe em Angola.


Em Agosto de 1902, foi nomeado pela [[Direcção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos|Direção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos]] para o serviço de fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaca enquanto condutor de 1ª classe provisório, tendo em conta a falta de condutores nesta província.<ref name=":0" /> Manteve-se nesse cargo pelo menos até Janeiro de 1906, quando recebeu uma licença de 60 dias. <ref>"Vanguarda" de 24 de Janeiro de 1906. (Lisboa, 1906) p.1</ref>
Em Agosto de 1902, foi nomeado pela [[Direcção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos|Direção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos]] para o serviço de fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaça enquanto condutor de 1ª classe provisório, tendo em conta a falta de condutores nesta província.<ref name=":0" /> Manteve-se nesse cargo pelo menos até Janeiro de 1906, quando recebeu uma licença de 60 dias. <ref>"Vanguarda" de 24 de Janeiro de 1906. (Lisboa, 1906) p.1</ref>


Regressou ao reino em 1906, após ter sido exonerado a seu pedido do lugar de condutor de 1ª classe da [[Direcção de Caminhos de Ferro de Luanda]] <ref>“Guia da Direcção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos, de 23 de Março de 1906” in Francisco Mendes Esculca. Processo Individual. Arquivo Histórico Ultramarino. SEMU-DGU, Angola, "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 2", 1879-1929. (771/2 1D MU) (Fotografia P1143125)</ref>, onde continuou a sua carreira.  
Regressou ao reino em 1906, após ter sido exonerado a seu pedido do lugar de condutor de 1ª classe da [[Direcção de Caminhos de Ferro de Luanda]] <ref>“Guia da Direção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos, de 23 de Março de 1906” in "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 2". 1879-1929. Arquivo Histórico Ultramarino. Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), Angola.</ref>, onde continuou a sua carreira.  


Em 1913, encontrava-se inativo por doença. <ref>‘Diário do Governo’, sessão nº37 de 15 de Fevereiro de 1913 (Lisboa, 1913), p. 11.</ref>
Em 1913, encontrava-se inativo por doença. <ref>‘Diário do Governo’, sessão nº37 de 15 de Fevereiro de 1913 (Lisboa, 1913), p. 11.</ref>
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===Outras informações===
===Outras informações===
Antes de Francisco Mendes Esculca, [[António Heitor]] desempenhava o cargo de condutor de primeira classe na fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaca. Em 1903, este último foi transferido para a repartição dos Caminhos de Ferro Ultramarinos. <ref name=":0" />
Antes de Francisco Mendes Esculca, [[António Heitor]] desempenhava o cargo de condutor de primeira classe na fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaca. Em 1903, este último foi transferido para a repartição dos Caminhos de Ferro Ultramarinos. <ref name=":0" />
Fiscalização dos Caminhos de Ferro de Luanda a Ambaca (1902-1906).


===Obras===
===Obras===
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Fiscalização dos Caminhos de Ferro de Luanda a Ambaça (1902-1906).<br />


==Notas==<!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago full note with bibliography-->
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==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), 771/2 1D MU, 1879-1929. "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 2". Angola
Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), 771/2 1D MU, 1879-1929. "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 2". Angola.<br />
 
Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), ‘Obras Públicas - Pessoal ‘, 1893-1919, p. 85<br />
==Bibliografia== <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
==Bibliografia== <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
‘Diário do Governo’, sessão nº37 de 15 de Fevereiro de 1913 (Lisboa, 1913), p.11. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwikp_Dvtrv0AhVREWMBHSW7D9AQFnoECAMQAQ&url=https%3A%2F%2Fdre.pt%2Fapplication%2Fconteudo%2F5502&usg=AOvVaw0qwcGHehW_MkmyBR-ZTUcV  
‘Diário do Governo’, sessão nº37 de 15 de Fevereiro de 1913 (Lisboa, 1913). https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwikp_Dvtrv0AhVREWMBHSW7D9AQFnoECAMQAQ&url=https%3A%2F%2Fdre.pt%2Fapplication%2Fconteudo%2F5502&usg=AOvVaw0qwcGHehW_MkmyBR-ZTUcV  


"Vanguarda" de 24 de Janeiro de 1906. Alves Corrêa (dir). nº 3307. (Lisboa, 1906), p.1
"Vanguarda", nº 3307 de 24 de Janeiro de 1906. Alves Corrêa (dir). (Lisboa, 1906).


https://purl.pt/14330
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==Autor(es) do artigo==
==Autor(es) do artigo==
Mariana Nicolau
Mariana Nicolau
[https://orcid.org/0000-0002-1454-1794 https://orcid.org/'''0000-0002-1454-1794''']


==Financiamento==
==Financiamento==
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[[Categoria:Condutores de Obras Públicas]]
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[[Categoria:Caminho de ferro de Ambaça]]
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[[Categoria:Direcção das Obras Públicas de Angola]]

Revisão das 01h54min de 18 de agosto de 2021


Francisco Mendes Esculca
Nome completo Francisco Mendes Esculca
Outras Grafias valor desconhecido
Pai Francisco Rodrigues Esculca
Mãe Maria José Mendes
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento 21 abril 1866
Oliveira do Hospital, Portugal
Morte 7 novembro 1937
Oliveira do Hospital, Portugal
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido
Residência
Residência Oliveira do Hospital, Portugal
Data Início: 21 de abril de 1866
Fim: 07 de novembro de 1937

Residência Lisboa, Portugal

Residência Angola
Data Início: março de 1899
Fim: janeiro de 1906
Cargos
Cargo Apontador
Data Início: 1885
Fim: 1889

Cargo Condutor auxiliar
Data Início: 1889
Fim: 1892

Cargo Condutor de 3ª classe
Data Início: 1892
Fim: 1899

Cargo Condutor de 2ª classe
Data Início: 1899
Fim: 1902

Cargo Condutor de 1ª classe
Data Início: 1902
Fim: 1906

Cargo Condutor de 3ª classe
Data Início: fevereiro de 1909
Actividade
Actividade Fiscalização
Data Início: 1885
Fim: 1889
Local de Actividade Portalegre, Portugal


Biografia

Dados biográficos

Francisco Mendes Esculca nasceu a 21 de Abril de 1866 em Vendas de Galizes, Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra. Filho de Francisco Esculca e Maria José Mendes. Até à data de 1903, encontrava-se solteiro e sem filhos. [1]

Carreira

Iniciou a sua carreira como apontador no município de Ponte de Soure, cargo que desempenhou de 1885 a 1889. De Novembro a Dezembro de 1889, passou a trabalhar como condutor auxiliar nas Obras Públicas em Bragança. Tornou-se condutor de 3ª classe em 1892 e de 2ª classe em 1899. De 1898 a 1899, chefiou a 4ª secção de construção das Obras Públicas de Viana do Castelo. [1]

Em Maio de 1898, pediu ao Ministério da Marinha e das Obras Públicas para ser enviado para a África Ocidental. O seu pedido foi aceite em Março de 1899, quando recebeu uma licença para desempenhar o cargo de condutor de 2ª classe em Angola.

Em Agosto de 1902, foi nomeado pela Direção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos para o serviço de fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaça enquanto condutor de 1ª classe provisório, tendo em conta a falta de condutores nesta província.[1] Manteve-se nesse cargo pelo menos até Janeiro de 1906, quando recebeu uma licença de 60 dias. [2]

Regressou ao reino em 1906, após ter sido exonerado a seu pedido do lugar de condutor de 1ª classe da Direcção de Caminhos de Ferro de Luanda [3], onde continuou a sua carreira.

Em 1913, encontrava-se inativo por doença. [4]

Outras informações

Antes de Francisco Mendes Esculca, António Heitor desempenhava o cargo de condutor de primeira classe na fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaca. Em 1903, este último foi transferido para a repartição dos Caminhos de Ferro Ultramarinos. [1]

Obras

Fiscalização dos Caminhos de Ferro de Luanda a Ambaça (1902-1906).

Notas

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 "Processo individual de Francisco Mendes Esculca" in ‘Obras Públicas  - Proco. Indiv- Letras: E-F. Angola. Caixa 2’. 1879-1929. Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU). Angola.
  2. "Vanguarda" de 24 de Janeiro de 1906. (Lisboa, 1906) p.1
  3. “Guia da Direção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos, de 23 de Março de 1906” in "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 2". 1879-1929. Arquivo Histórico Ultramarino. Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), Angola.
  4. ‘Diário do Governo’, sessão nº37 de 15 de Fevereiro de 1913 (Lisboa, 1913), p. 11.

Fontes

Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), 771/2 1D MU, 1879-1929. "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 2". Angola.

Bibliografia

‘Diário do Governo’, sessão nº37 de 15 de Fevereiro de 1913 (Lisboa, 1913). https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwikp_Dvtrv0AhVREWMBHSW7D9AQFnoECAMQAQ&url=https%3A%2F%2Fdre.pt%2Fapplication%2Fconteudo%2F5502&usg=AOvVaw0qwcGHehW_MkmyBR-ZTUcV  

"Vanguarda", nº 3307 de 24 de Janeiro de 1906. Alves Corrêa (dir). (Lisboa, 1906).

https://purl.pt/14330

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Mariana Nicolau

https://orcid.org/0000-0002-1454-1794

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

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