Francisco Mendes Esculca: diferenças entre revisões
(→Obras) |
|||
Linha 219: | Linha 219: | ||
===Dados biográficos=== <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes--> | ===Dados biográficos=== <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes--> | ||
Francisco Mendes Esculca nasceu a 21 de Abril de 1866 em Vendas de Galizes | Francisco Mendes Esculca nasceu a 21 de Abril de 1866 em Vendas de Galizes, Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra. Filho de Francisco Esculca e Maria José Mendes. Até à data de 1903, encontrava-se solteiro e sem filhos. <ref name=":0">"Processo individual de Francisco Mendes Esculca" in ‘Obras Públicas - Proco. Indiv- Letras: E-F. Angola. Caixa 2’. 1879-1929. Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU). Angola.</ref> | ||
===Carreira=== | ===Carreira=== | ||
Linha 226: | Linha 226: | ||
Em Maio de 1898, pediu ao Ministério da Marinha e das Obras Públicas para ser enviado para a África Ocidental. O seu pedido foi aceite em Março de 1899, quando recebeu uma licença para desempenhar o cargo de condutor de 2ª classe em Angola. | Em Maio de 1898, pediu ao Ministério da Marinha e das Obras Públicas para ser enviado para a África Ocidental. O seu pedido foi aceite em Março de 1899, quando recebeu uma licença para desempenhar o cargo de condutor de 2ª classe em Angola. | ||
Em Agosto de 1902, foi nomeado pela [[Direcção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos|Direção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos]] para o serviço de fiscalização dos Caminhos de Ferro de | Em Agosto de 1902, foi nomeado pela [[Direcção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos|Direção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos]] para o serviço de fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaça enquanto condutor de 1ª classe provisório, tendo em conta a falta de condutores nesta província.<ref name=":0" /> Manteve-se nesse cargo pelo menos até Janeiro de 1906, quando recebeu uma licença de 60 dias. <ref>"Vanguarda" de 24 de Janeiro de 1906. (Lisboa, 1906) p.1</ref> | ||
Regressou ao reino em 1906, após ter sido exonerado a seu pedido do lugar de condutor de 1ª classe da [[Direcção de Caminhos de Ferro de Luanda]] <ref>“Guia da | Regressou ao reino em 1906, após ter sido exonerado a seu pedido do lugar de condutor de 1ª classe da [[Direcção de Caminhos de Ferro de Luanda]] <ref>“Guia da Direção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos, de 23 de Março de 1906” in "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 2". 1879-1929. Arquivo Histórico Ultramarino. Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), Angola.</ref>, onde continuou a sua carreira. | ||
Em 1913, encontrava-se inativo por doença. <ref>‘Diário do Governo’, sessão nº37 de 15 de Fevereiro de 1913 (Lisboa, 1913), p. 11.</ref> | Em 1913, encontrava-se inativo por doença. <ref>‘Diário do Governo’, sessão nº37 de 15 de Fevereiro de 1913 (Lisboa, 1913), p. 11.</ref> | ||
Linha 234: | Linha 234: | ||
===Outras informações=== | ===Outras informações=== | ||
Antes de Francisco Mendes Esculca, [[António Heitor]] desempenhava o cargo de condutor de primeira classe na fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaca. Em 1903, este último foi transferido para a repartição dos Caminhos de Ferro Ultramarinos. <ref name=":0" /> | Antes de Francisco Mendes Esculca, [[António Heitor]] desempenhava o cargo de condutor de primeira classe na fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaca. Em 1903, este último foi transferido para a repartição dos Caminhos de Ferro Ultramarinos. <ref name=":0" /> | ||
===Obras=== | ===Obras=== | ||
<br /> | Fiscalização dos Caminhos de Ferro de Luanda a Ambaça (1902-1906).<br /> | ||
==Notas==<!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago full note with bibliography--> | ==Notas==<!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago full note with bibliography--> | ||
Linha 244: | Linha 242: | ||
==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography--> | ==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography--> | ||
Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), 771/2 1D MU, 1879-1929. "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 2". Angola | Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), 771/2 1D MU, 1879-1929. "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 2". Angola.<br /> | ||
==Bibliografia== <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography--> | ==Bibliografia== <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography--> | ||
‘Diário do Governo’, sessão nº37 de 15 de Fevereiro de 1913 (Lisboa, 1913) | ‘Diário do Governo’, sessão nº37 de 15 de Fevereiro de 1913 (Lisboa, 1913). https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwikp_Dvtrv0AhVREWMBHSW7D9AQFnoECAMQAQ&url=https%3A%2F%2Fdre.pt%2Fapplication%2Fconteudo%2F5502&usg=AOvVaw0qwcGHehW_MkmyBR-ZTUcV | ||
"Vanguarda" de 24 de Janeiro de 1906. Alves Corrêa (dir) | "Vanguarda", nº 3307 de 24 de Janeiro de 1906. Alves Corrêa (dir). (Lisboa, 1906). | ||
https://purl.pt/14330 | https://purl.pt/14330 | ||
Linha 260: | Linha 256: | ||
==Autor(es) do artigo== | ==Autor(es) do artigo== | ||
Mariana Nicolau | Mariana Nicolau | ||
[https://orcid.org/0000-0002-1454-1794 https://orcid.org/'''0000-0002-1454-1794'''] | |||
==Financiamento== | ==Financiamento== | ||
Linha 288: | Linha 286: | ||
[[Categoria:Condutores de Obras Públicas]] | [[Categoria:Condutores de Obras Públicas]] | ||
[[Categoria:Caminho de ferro de Ambaça]] | [[Categoria:Caminho de ferro de Ambaça]] | ||
[[Categoria:Direcção das Obras Públicas de Angola]] |
Revisão das 01h54min de 18 de agosto de 2021
Francisco Mendes Esculca | |
---|---|
Nome completo | Francisco Mendes Esculca |
Outras Grafias | valor desconhecido |
Pai | Francisco Rodrigues Esculca |
Mãe | Maria José Mendes |
Cônjuge | valor desconhecido |
Filho(s) | valor desconhecido |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | 21 abril 1866 Oliveira do Hospital, Portugal |
Morte | 7 novembro 1937 Oliveira do Hospital, Portugal |
Sexo | Masculino |
Religião | valor desconhecido |
Residência | |
Residência | Oliveira do Hospital, Portugal |
Data | Início: 21 de abril de 1866 Fim: 07 de novembro de 1937 |
Residência | Lisboa, Portugal |
Residência | Angola |
Data | Início: março de 1899 Fim: janeiro de 1906 |
Cargos | |
Cargo | Apontador |
Data | Início: 1885 Fim: 1889 |
Cargo | Condutor auxiliar |
Data | Início: 1889 Fim: 1892 |
Cargo | Condutor de 3ª classe |
Data | Início: 1892 Fim: 1899 |
Cargo | Condutor de 2ª classe |
Data | Início: 1899 Fim: 1902 |
Cargo | Condutor de 1ª classe |
Data | Início: 1902 Fim: 1906 |
Cargo | Condutor de 3ª classe |
Data | Início: fevereiro de 1909 |
Actividade | |
Actividade | Fiscalização |
Data | Início: 1885 Fim: 1889 |
Local de Actividade | Portalegre, Portugal |
Biografia
Dados biográficos
Francisco Mendes Esculca nasceu a 21 de Abril de 1866 em Vendas de Galizes, Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra. Filho de Francisco Esculca e Maria José Mendes. Até à data de 1903, encontrava-se solteiro e sem filhos. [1]
Carreira
Iniciou a sua carreira como apontador no município de Ponte de Soure, cargo que desempenhou de 1885 a 1889. De Novembro a Dezembro de 1889, passou a trabalhar como condutor auxiliar nas Obras Públicas em Bragança. Tornou-se condutor de 3ª classe em 1892 e de 2ª classe em 1899. De 1898 a 1899, chefiou a 4ª secção de construção das Obras Públicas de Viana do Castelo. [1]
Em Maio de 1898, pediu ao Ministério da Marinha e das Obras Públicas para ser enviado para a África Ocidental. O seu pedido foi aceite em Março de 1899, quando recebeu uma licença para desempenhar o cargo de condutor de 2ª classe em Angola.
Em Agosto de 1902, foi nomeado pela Direção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos para o serviço de fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaça enquanto condutor de 1ª classe provisório, tendo em conta a falta de condutores nesta província.[1] Manteve-se nesse cargo pelo menos até Janeiro de 1906, quando recebeu uma licença de 60 dias. [2]
Regressou ao reino em 1906, após ter sido exonerado a seu pedido do lugar de condutor de 1ª classe da Direcção de Caminhos de Ferro de Luanda [3], onde continuou a sua carreira.
Em 1913, encontrava-se inativo por doença. [4]
Outras informações
Antes de Francisco Mendes Esculca, António Heitor desempenhava o cargo de condutor de primeira classe na fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaca. Em 1903, este último foi transferido para a repartição dos Caminhos de Ferro Ultramarinos. [1]
Obras
Fiscalização dos Caminhos de Ferro de Luanda a Ambaça (1902-1906).
Notas
- ↑ 1,0 1,1 1,2 1,3 "Processo individual de Francisco Mendes Esculca" in ‘Obras Públicas - Proco. Indiv- Letras: E-F. Angola. Caixa 2’. 1879-1929. Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU). Angola.
- ↑ "Vanguarda" de 24 de Janeiro de 1906. (Lisboa, 1906) p.1
- ↑ “Guia da Direção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos, de 23 de Março de 1906” in "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 2". 1879-1929. Arquivo Histórico Ultramarino. Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), Angola.
- ↑ ‘Diário do Governo’, sessão nº37 de 15 de Fevereiro de 1913 (Lisboa, 1913), p. 11.
Fontes
Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), 771/2 1D MU, 1879-1929. "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 2". Angola.
Bibliografia
‘Diário do Governo’, sessão nº37 de 15 de Fevereiro de 1913 (Lisboa, 1913). https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwikp_Dvtrv0AhVREWMBHSW7D9AQFnoECAMQAQ&url=https%3A%2F%2Fdre.pt%2Fapplication%2Fconteudo%2F5502&usg=AOvVaw0qwcGHehW_MkmyBR-ZTUcV
"Vanguarda", nº 3307 de 24 de Janeiro de 1906. Alves Corrêa (dir). (Lisboa, 1906).
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
Mariana Nicolau
https://orcid.org/0000-0002-1454-1794
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
- Francisco Mendes Esculca (última modificação: 18/08/2021). eViterbo. Visitado em 20 de maio de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Francisco_Mendes_Esculca