Francisco Romano Newton: diferenças entre revisões

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===Dados biográficos=== <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
===Dados biográficos=== <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
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Francisco Romano Newton, nasceu em Lisboa, em 1836<ref name=":0">“Folha de informação pessoal. Informação referida ao ano de 1892, datada de 3 de fevereiro de 1893” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143174)</ref>. Tendo residido no distrito de Évora, onde trabalhou, pelo menos desde 1863, antes de ir em serviço para Angola, em 1877<ref>Newton, Francisco Romano. “Requerimento a Manuel Vicente Graça (Diretor das Obras Públicas do Distrito de Évora), 19 de agosto de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143180, P1143181)</ref>. Era casado e pai de dez filhos, tendo à sua guarda duas órfãs<ref>Newton, Francisco Romano. “Requerimento a Vossa Majestade, 7 de outubro de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929.  (Fotografia 1143182)</ref>. Faleceu a 30 de março de 1894, em Luanda, Angola<ref>Ferreira, Álvaro da Costa. “Requerimento a João António das Neves Ferreira (Ministro da Marinha e Ultramar), 19 de agosto de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143166)</ref>.
 
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
Francisco foi desenhador e depois condutor auxiliar no reino, sob a Direção das Obras Públicas do distrito de Évora, entre 1863 e 1877<ref>Newton, Francisco Romano. “Requerimento a Manuel Vicente Graça (Diretor das Obras Públicas do Distrito de Évora), 19 de agosto de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143180, P1143181)</ref>. Foi requisitado pelo Ministério da Marinha e Ultramar ao das Obras Públicas, Comércio e Indústria para ir servir nas Obras Públicas da província Angola. Por isso, foi nomeado para uma comissão, a 3 de janeiro de 1877, como condutor de 1ª classe<ref>“Angola - Obras Públicas” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143158)</ref>, tendo-lhe sido passado a guia a 15 de janeiro, pela Direção de Obras Públicas de Évora, documento que Francisco Romano deveria apresentar junto do Ministério da Marinha<ref>Vicente, Manuel Graça. “Guia para Francisco Romano Newton, 19 de agosto de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143159)</ref>. Foi enviado integrado na expedição de Manuel Rafael Gorjão<ref name=":1">Capelo, Guilherme de Brito. “Comunicação interna ao Ministério da Marinha e Ultramar pela licença de um ano de Francisco Romano, 12 de agosto de 1892” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (P1143169 / 70)</ref>[acrescentar hiperligação interna para ficha], que criou as Obras Públicas de Angola. A comissão de Newton, durou de maio de 1877 a 19 de junho de 1880<ref name=":1" />, tendo sido chefe da circunscrição das Obras Públicas de Mossamedes, entre agosto de 1877 e maio de 1880<ref>Newton, Francisco Romano. “Requerimento a Manuel Rafael Gorjão, 20 de junho de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (P1143178)</ref><ref name=":2">Newton, Francisco Romano. “Requerimento ao Ministério da Marinha e Ultramar, 20 de maio de 1881” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (P1143176)</ref>. Pelo fim desta comissão, embarcou para Lisboa a 22 de junho<ref name=":0" />, tendo alcançado a capital no mês seguinte<ref name=":3">Newton, Francisco Romano. “Requerimento a Vossa Majestade, 31 de dezembro de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (P1143177)</ref>.
 
Num requerimento ao rei, de 7 de outubro de 1880, afirmou que, desde que regressou ao reino, o Ministério das Obras Públicas o colocou em situação de inatividade que, segundo o próprio, “(…) equivale a um castigo imerecido (…)”<ref>Newton, Francisco Romano. “Requerimento a Vossa Majestade, 7 de outubro de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (P1143182)</ref>, ainda para mais tendo uma família numerosa. Por isso, pedia para ser recolocado na antiga condição de condutor de 1ª classe. Noutro requerimento, de 31 de dezembro, dirigiu-se ao rei, novamente pela mesma situação, apelou a recolocá-lo no quadro dos condutores de 1ª classe da província de Angola<ref name=":3" />. A 20 de maio de 1881 pediu resposta a este último requerimento<ref name=":2" />.
 
Os pedidos foram atendidos, sendo que a 21 de junho de 1881, o Diretor Geral do Ultramar passou guia a Francisco Romano, para este ir servir na Direção das Obras Públicas de Angola<ref>Margiochi, Joaquim Simões. “Comunicação interna ao Ministério das Obras Públicas, relativo a guia de Francisco Newton, 22 de junho de 1881” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143157)</ref>, como condutor de 1ª classe, cargo que efetivamente desempenhou a partir de 22 de julho de 1881<ref name=":0" />. Veio a ser confirmado no mesmo por decreto de 9 de fevereiro de 1893<ref>AHU, N. Ordem 905 1N SEMU DGU, "Livro 1880-1892 Registo de Pessoal das Obras Públicas ULT", p. 10v, 11f.</ref>.


===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->  
A 14 de agosto de 1892 foi lhe passada, por portaria, licença por um ano<ref name=":0" /><ref name=":1" />, mas regressou ao cargo em Angola em…. Por fim, em 1894, ano de sua morte, achava-se ao serviço em Angola<ref>P1143165</ref>.


===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->
Em 1877, parte da sua família, mulher e quatro filhos, acompanharam-no para Angola, tendo deixado cinco filhos menores à guarda da sogra. O falecimento desta, a que competia a guarda de cinco filhos menores, levou-o a requerer ao Ministério da Marinha e Ultramar, 31 de janeiro de 1878, o retorno da família em Angola para Lisboa, de forma a acompanhar os cinco filhos menores “desamparados” em Portugal<ref>Newton, Francisco Romano. “Requerimento a Vossa Majestade, 31 de janeiro de 1878” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143160)</ref>. Não se sabe de desenvolvimentos relativos a este requerimento, mas tal não interferiu com a continuação da sua missão em Angola.
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==Notas==<!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago full note with bibliography-->
==Notas==<!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago full note with bibliography-->
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Francisco Romano e Francisco Romano Newton são a mesma pessoa, contudo, podem surgir em processos separados, como ocorre nas fontes presentes no Arquivo Histórico Ultrmarino.
 
Dar nota que, em alguns requerimentos, Francisco Romano apresentou-se como condutor de 2ª classe. Informação que se repete em outras comunicações internas. Contudo, esteve sempre no cargo de condutor de 1ª classe, onde foi confirmado por decreto em 1893.<references />


==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->

Revisão das 09h34min de 7 de agosto de 2021


Outras Grafias EQUAL
Residência
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Formação
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Postos
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Cargos
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Actividade
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Fim: O identificador "Q" é desconhecido pelo sistema. Utilize um identificador de entidade válido, por favor. de O primeiro parâmetro é necessário, mas foi fornecido incorretamente! de O identificador "Q" é desconhecido pelo sistema. Utilize um identificador de entidade válido, por favor.

Data Início: O identificador "Q" é desconhecido pelo sistema. Utilize um identificador de entidade válido, por favor. de O primeiro parâmetro é necessário, mas foi fornecido incorretamente! de O identificador "Q" é desconhecido pelo sistema. Utilize um identificador de entidade válido, por favor.
Fim: O identificador "Q" é desconhecido pelo sistema. Utilize um identificador de entidade válido, por favor. de O primeiro parâmetro é necessário, mas foi fornecido incorretamente! de O identificador "Q" é desconhecido pelo sistema. Utilize um identificador de entidade válido, por favor.


Biografia

Dados biográficos

Francisco Romano Newton, nasceu em Lisboa, em 1836[1]. Tendo residido no distrito de Évora, onde trabalhou, pelo menos desde 1863, antes de ir em serviço para Angola, em 1877[2]. Era casado e pai de dez filhos, tendo à sua guarda duas órfãs[3]. Faleceu a 30 de março de 1894, em Luanda, Angola[4].

Carreira

Francisco foi desenhador e depois condutor auxiliar no reino, sob a Direção das Obras Públicas do distrito de Évora, entre 1863 e 1877[5]. Foi requisitado pelo Ministério da Marinha e Ultramar ao das Obras Públicas, Comércio e Indústria para ir servir nas Obras Públicas da província Angola. Por isso, foi nomeado para uma comissão, a 3 de janeiro de 1877, como condutor de 1ª classe[6], tendo-lhe sido passado a guia a 15 de janeiro, pela Direção de Obras Públicas de Évora, documento que Francisco Romano deveria apresentar junto do Ministério da Marinha[7]. Foi enviado integrado na expedição de Manuel Rafael Gorjão[8][acrescentar hiperligação interna para ficha], que criou as Obras Públicas de Angola. A comissão de Newton, durou de maio de 1877 a 19 de junho de 1880[8], tendo sido chefe da circunscrição das Obras Públicas de Mossamedes, entre agosto de 1877 e maio de 1880[9][10]. Pelo fim desta comissão, embarcou para Lisboa a 22 de junho[1], tendo alcançado a capital no mês seguinte[11].

Num requerimento ao rei, de 7 de outubro de 1880, afirmou que, desde que regressou ao reino, o Ministério das Obras Públicas o colocou em situação de inatividade que, segundo o próprio, “(…) equivale a um castigo imerecido (…)”[12], ainda para mais tendo uma família numerosa. Por isso, pedia para ser recolocado na antiga condição de condutor de 1ª classe. Noutro requerimento, de 31 de dezembro, dirigiu-se ao rei, novamente pela mesma situação, apelou a recolocá-lo no quadro dos condutores de 1ª classe da província de Angola[11]. A 20 de maio de 1881 pediu resposta a este último requerimento[10].

Os pedidos foram atendidos, sendo que a 21 de junho de 1881, o Diretor Geral do Ultramar passou guia a Francisco Romano, para este ir servir na Direção das Obras Públicas de Angola[13], como condutor de 1ª classe, cargo que efetivamente desempenhou a partir de 22 de julho de 1881[1]. Veio a ser confirmado no mesmo por decreto de 9 de fevereiro de 1893[14].

A 14 de agosto de 1892 foi lhe passada, por portaria, licença por um ano[1][8], mas regressou ao cargo em Angola em…. Por fim, em 1894, ano de sua morte, achava-se ao serviço em Angola[15].

Outras informações

Em 1877, parte da sua família, mulher e quatro filhos, acompanharam-no para Angola, tendo deixado cinco filhos menores à guarda da sogra. O falecimento desta, a que competia a guarda de cinco filhos menores, levou-o a requerer ao Ministério da Marinha e Ultramar, 31 de janeiro de 1878, o retorno da família em Angola para Lisboa, de forma a acompanhar os cinco filhos menores “desamparados” em Portugal[16]. Não se sabe de desenvolvimentos relativos a este requerimento, mas tal não interferiu com a continuação da sua missão em Angola.

Obras

Notas

Francisco Romano e Francisco Romano Newton são a mesma pessoa, contudo, podem surgir em processos separados, como ocorre nas fontes presentes no Arquivo Histórico Ultrmarino.

Dar nota que, em alguns requerimentos, Francisco Romano apresentou-se como condutor de 2ª classe. Informação que se repete em outras comunicações internas. Contudo, esteve sempre no cargo de condutor de 1ª classe, onde foi confirmado por decreto em 1893.

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 “Folha de informação pessoal. Informação referida ao ano de 1892, datada de 3 de fevereiro de 1893” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143174)
  2. Newton, Francisco Romano. “Requerimento a Manuel Vicente Graça (Diretor das Obras Públicas do Distrito de Évora), 19 de agosto de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143180, P1143181)
  3. Newton, Francisco Romano. “Requerimento a Vossa Majestade, 7 de outubro de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929.  (Fotografia 1143182)
  4. Ferreira, Álvaro da Costa. “Requerimento a João António das Neves Ferreira (Ministro da Marinha e Ultramar), 19 de agosto de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143166)
  5. Newton, Francisco Romano. “Requerimento a Manuel Vicente Graça (Diretor das Obras Públicas do Distrito de Évora), 19 de agosto de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143180, P1143181)
  6. “Angola - Obras Públicas” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143158)
  7. Vicente, Manuel Graça. “Guia para Francisco Romano Newton, 19 de agosto de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143159)
  8. 8,0 8,1 8,2 Capelo, Guilherme de Brito. “Comunicação interna ao Ministério da Marinha e Ultramar pela licença de um ano de Francisco Romano, 12 de agosto de 1892” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (P1143169 / 70)
  9. Newton, Francisco Romano. “Requerimento a Manuel Rafael Gorjão, 20 de junho de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (P1143178)
  10. 10,0 10,1 Newton, Francisco Romano. “Requerimento ao Ministério da Marinha e Ultramar, 20 de maio de 1881” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (P1143176)
  11. 11,0 11,1 Newton, Francisco Romano. “Requerimento a Vossa Majestade, 31 de dezembro de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (P1143177)
  12. Newton, Francisco Romano. “Requerimento a Vossa Majestade, 7 de outubro de 1880” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (P1143182)
  13. Margiochi, Joaquim Simões. “Comunicação interna ao Ministério das Obras Públicas, relativo a guia de Francisco Newton, 22 de junho de 1881” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143157)
  14. AHU, N. Ordem 905 1N SEMU DGU, "Livro 1880-1892 Registo de Pessoal das Obras Públicas ULT", p. 10v, 11f.
  15. P1143165
  16. Newton, Francisco Romano. “Requerimento a Vossa Majestade, 31 de janeiro de 1878” in Francisco Romano Newton, Processo individual, Arquivo Histórico Ultramarino. Angola, 1D. Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 771/2, 1879-1929. (Fotografia P1143160)

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Autor(es) do artigo

Miguel Ferreira Miranda

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

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