Francisco de Holanda: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
m (subst:'ing, replaced: {{Info/Biografia extensa → {{Info/TechNetEMPIRE)
Linha 1: Linha 1:
{{Info/Biografia extensa
{{Info/TechNetEMPIRE
<!-- dados da imagem -->
<!-- dados da imagem -->
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em --> 8cm
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em --> 8cm
Linha 45: Linha 45:
Filho do iluminador [[António de Holanda]], com quem começou a aprender a sua arte. Esteve em Roma, patrocinado pelo rei [http://fcsh.unl.pt/cham/eve/content.php?idConceito=1150&type=concept D. João III], tendo aí conhecido [https://pt.wikipedia.org/wiki/Michelangelo Miguel Ângelo].
Filho do iluminador [[António de Holanda]], com quem começou a aprender a sua arte. Esteve em Roma, patrocinado pelo rei [http://fcsh.unl.pt/cham/eve/content.php?idConceito=1150&type=concept D. João III], tendo aí conhecido [https://pt.wikipedia.org/wiki/Michelangelo Miguel Ângelo].


A esposa de Francisco de Holanda, Luísa da Cunha de Sequeira, recebe 100.000 reais e três moios de trigo após a morte do marido a 19 de junho de 1584<ref>Viterbo, <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i>, [https://archive.org/details/diccionariohisto02vite Vol II], 8.</ref>.
A esposa de Francisco de Holanda, Luísa da Cunha de Sequeira, recebe 100.000 reais e três moios de trigo após a morte do marido a 19 de junho de 1584<ref name="Vol II">Viterbo, ''Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal'', [https://archive.org/details/diccionariohisto02vite Vol II], 8.</ref>.
===Carreira===
===Carreira===
Foi pintor e teórico na corte de D. João III.
Foi pintor e teórico na corte de D. João III.


"<i>Pintor, architecto, miniaturista, só lhe faltou manejar o cinsel. Em compensação, manejou a penna e se não revelou em primorosas estrophes o seu estro poetico, manifestou o seu talento de critico, de escriptor e de archeologo</i>"<ref>Viterbo, <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i>, [https://archive.org/details/diccionariohisto02vite Vol II], 8.</ref>.
"''Pintor, architecto, miniaturista, só lhe faltou manejar o cinsel. Em compensação, manejou a penna e se não revelou em primorosas estrophes o seu estro poetico, manifestou o seu talento de critico, de escriptor e de archeologo''"<ref name="Vol II"/>.
   
   
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->
Linha 55: Linha 55:
==Obras==
==Obras==
Escreveu as seguintes obras:  
Escreveu as seguintes obras:  
*1548 - <i>Da Pintura Antigua</i>.
*1548 - ''Da Pintura Antigua''.
*1549 - <i>Diálogos em Roma</i>.
*1549 - ''Diálogos em Roma''.
*1549 - <i>Do tirar polo Natural</i>.  
*1549 - ''Do tirar polo Natural''.  
*1571 - [http://purl.pt/26487 <i>Da fábrica que falece ha cidade de Lisboa</i>].
*1571 - [http://purl.pt/26487 ''Da fábrica que falece ha cidade de Lisboa''].
*1571 - <i>De quanto serve a sciência do desenho e entendimento da arte da pintura</i>.
*1571 - ''De quanto serve a sciência do desenho e entendimento da arte da pintura''.


Obra gráfica:  
Obra gráfica:  
*1537-1564 - Álbum dos desenhos das Antigualhas.
*1537-1564 - Álbum dos desenhos das Antigualhas.
*c. 1545-1573 - Álbum <i>De Aetatibus Mundi Imagines</i>.
*c. 1545-1573 - Álbum ''De Aetatibus Mundi Imagines''.


----
----


*Holanda, Francisco. <i>Da pintura antiga</i>. ed. Angel Gonzalez Garcia. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984.
*Holanda, Francisco. ''Da pintura antiga''. ed. Angel Gonzalez Garcia. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984.


*Holanda, Francisco. <i>Diálogos em Roma</i>. ed. José da Felicidade Alves. Lisboa: Livros Horizonte, 1984.
*Holanda, Francisco. ''Diálogos em Roma''. ed. José da Felicidade Alves. Lisboa: Livros Horizonte, 1984.
   
   
*Holanda, Francisco, <i>Da ciência do desenho.</i> ed. José da Felicidade Alves. Lisboa: Livros Horizonte, 1985.
*Holanda, Francisco, ''Da ciência do desenho.'' ed. José da Felicidade Alves. Lisboa: Livros Horizonte, 1985.


*Holanda, Francisco. <i>Antiguidades da Itália por Francisco de Holanda: descripção critica dos desenhos do Escurial</i>. ed. Joaquim de Vasconcelos. Lisboa: Imprensa Nacional, 1896.
*Holanda, Francisco. ''Antiguidades da Itália por Francisco de Holanda: descripção critica dos desenhos do Escurial''. ed. Joaquim de Vasconcelos. Lisboa: Imprensa Nacional, 1896.


==Referências bibliográficas==
==Referências bibliográficas==
Linha 79: Linha 79:


==Bibliografia e Fontes== <!-- Ou seja, a bibliografia e as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o autor. Atenção: primeiro descarrega-se a bibliografia e, no fim, as fontes. Em ambos os casos, bibliografia e fontes, deve seguir a norma do CHAM -->  
==Bibliografia e Fontes== <!-- Ou seja, a bibliografia e as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o autor. Atenção: primeiro descarrega-se a bibliografia e, no fim, as fontes. Em ambos os casos, bibliografia e fontes, deve seguir a norma do CHAM -->  
*[http://hdl.handle.net/10451/11907 Afonso, Nuno. "Francisco de Holanda e Sophia Perennis." <i>Arte teoria</i> 2 (2001): 115-123.]
*[http://hdl.handle.net/10451/11907 Afonso, Nuno. "Francisco de Holanda e Sophia Perennis." ''Arte teoria'' 2 (2001): 115-123.]


*[http://hdl.handle.net/10451/15744 Afonso, Nuno. "A arquitectura do Númen: Francisco de Holanda no Itinerário da Fábrica Divina" <i>Arte teoria</i> º7 (2005): 17-29.]
*[http://hdl.handle.net/10451/15744 Afonso, Nuno. "A arquitectura do Númen: Francisco de Holanda no Itinerário da Fábrica Divina" ''Arte teoria'' º7 (2005): 17-29.]
   
   
*Alves, José da Felicidade. <i>Introdução ao estudo da obra de Francisco d'Holanda</i>. Lisboa: Livros Horizonte, 1986.
*Alves, José da Felicidade. ''Introdução ao estudo da obra de Francisco d'Holanda''. Lisboa: Livros Horizonte, 1986.


*Arruda, Luísa. "Roma e a Academia de S. Lucas como modelo para os estudos artísticos em Portugal: o desenho e a literatura artística de Francisco de Holanda a Domingos António Sequeira." In <i>Desenho: história e ensino</i> coordenação Luísa Arruda e Fernando António Baptista Pereira, 58-75. Lisboa: Scribe, 2016.
*Arruda, Luísa. "Roma e a Academia de S. Lucas como modelo para os estudos artísticos em Portugal: o desenho e a literatura artística de Francisco de Holanda a Domingos António Sequeira." In ''Desenho: história e ensino'' coordenação Luísa Arruda e Fernando António Baptista Pereira, 58-75. Lisboa: Scribe, 2016.
   
   
*[http://hdl.handle.net/10451/22524 Azambuja, Sónia Talhé. "A iconografia da natureza e da paisagem na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: imagens e significados". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2015.]
*[http://hdl.handle.net/10451/22524 Azambuja, Sónia Talhé. "A iconografia da natureza e da paisagem na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: imagens e significados". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2015.]
Linha 91: Linha 91:
*Bilou, Francisco. "O cruzeiro de São Bento de Cástris, em Évora. Uma memória devocional do Cardeal D. Henrique" https://www.academia.edu/28963944/O_cruzeiro_de_S%C3%A3o_Bento_de_C%C3%A1stris_em_%C3%89vora._Uma_mem%C3%B3ria_devocional_do_Cardeal_D._Henrique
*Bilou, Francisco. "O cruzeiro de São Bento de Cástris, em Évora. Uma memória devocional do Cardeal D. Henrique" https://www.academia.edu/28963944/O_cruzeiro_de_S%C3%A3o_Bento_de_C%C3%A1stris_em_%C3%89vora._Uma_mem%C3%B3ria_devocional_do_Cardeal_D._Henrique


*Cordero Blanco, Francisco. <i>Identificacion de una obra desconocida de Francisco de Holanda</i>. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas. Instituto Diego Velásquez, 1955.
*Cordero Blanco, Francisco. ''Identificacion de una obra desconocida de Francisco de Holanda''. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas. Instituto Diego Velásquez, 1955.


*Cordero Blanco, Francisco. <i>A obra de pintura de Francisco de Holanda.</i> Lisboa: Bertrand, 1958.
*Cordero Blanco, Francisco. ''A obra de pintura de Francisco de Holanda.'' Lisboa: Bertrand, 1958.


*[https://www.academia.edu/13790027/_La_Machine_du_Monde_Cam%C3%B5es_et_Francisco_de_Holanda._A_propos_de_Lus._X_76-91_Arquivos_do_Centro_Cultural_Portugu%C3%AAs_XVI_Paris_1981_pp._325-344 Deswarte-Rosa, Sylvie. "La 'Machine du Monde': Camões et Francisco de Holanda. A propos de Lus. X, 76-91." <i>Arquivos do Centro Cultural Português</i> XVI (1981): 325-344.]
*[https://www.academia.edu/13790027/_La_Machine_du_Monde_Cam%C3%B5es_et_Francisco_de_Holanda._A_propos_de_Lus._X_76-91_Arquivos_do_Centro_Cultural_Portugu%C3%AAs_XVI_Paris_1981_pp._325-344 Deswarte-Rosa, Sylvie. "La 'Machine du Monde': Camões et Francisco de Holanda. A propos de Lus. X, 76-91." ''Arquivos do Centro Cultural Português'' XVI (1981): 325-344.]


*[https://www.academia.edu/12522315/_Francisco_de_Hollanda_et_les_%C3%A9tudes_vitruviennes_en_Italie_in_A_Introdu%C3%A7%C3%A3o_da_Arte_da_Renascen%C3%A7a_na_Pen%C3%ADnsula_ib%C3%A9rica._Actas_do_Simp%C3%B3sio_internacional_IV_Centen%C3%A1rio_da_Morte_de_Jo%C3%A3o_de_Ru%C3%A3o_Coimbra_1980_Coimbra_1981_pp._227-280 Deswarte-Rosa, Sylvie. "Francisco de Hollanda et les études vitruviennes en Italie." In <i>A Introdução da Arte da Renascença na Península ibérica. Actas do Simpósio internacional, IV Centenário da Morte de João de Ruão</i>, 227-280. Coimbra: Epartur, 1981.]
*[https://www.academia.edu/12522315/_Francisco_de_Hollanda_et_les_%C3%A9tudes_vitruviennes_en_Italie_in_A_Introdu%C3%A7%C3%A3o_da_Arte_da_Renascen%C3%A7a_na_Pen%C3%ADnsula_ib%C3%A9rica._Actas_do_Simp%C3%B3sio_internacional_IV_Centen%C3%A1rio_da_Morte_de_Jo%C3%A3o_de_Ru%C3%A3o_Coimbra_1980_Coimbra_1981_pp._227-280 Deswarte-Rosa, Sylvie. "Francisco de Hollanda et les études vitruviennes en Italie." In ''A Introdução da Arte da Renascença na Península ibérica. Actas do Simpósio internacional, IV Centenário da Morte de João de Ruão'', 227-280. Coimbra: Epartur, 1981.]


*[https://www.academia.edu/12529448/_Deux_artistes_mystiques_du_XVIe_si%C3%A8cle_Francisco_de_Holanda_et_Jean_Duvet_in_Les_Rapports_culturels_et_litt%C3%A9raires_entre_le_Portugal_et_la_France._Actes_du_colloque_Paris_11-16_octobre_1982_Fondation_Gulbenkian_Paris_1983_pp._123-133 Deswarte-Rosa, Sylvie. "Deux artistes mystiques du XVIe siècle: Francisco de Holanda et Jean Duvet." In <i>Les Rapports culturels et littéraires entre le Portugal et la France. Actes du colloque (Paris, 11-16 octobre 1982)</i>, 123-133. Paris: Fondation Gulbenkian, 1983.]
*[https://www.academia.edu/12529448/_Deux_artistes_mystiques_du_XVIe_si%C3%A8cle_Francisco_de_Holanda_et_Jean_Duvet_in_Les_Rapports_culturels_et_litt%C3%A9raires_entre_le_Portugal_et_la_France._Actes_du_colloque_Paris_11-16_octobre_1982_Fondation_Gulbenkian_Paris_1983_pp._123-133 Deswarte-Rosa, Sylvie. "Deux artistes mystiques du XVIe siècle: Francisco de Holanda et Jean Duvet." In ''Les Rapports culturels et littéraires entre le Portugal et la France. Actes du colloque (Paris, 11-16 octobre 1982)'', 123-133. Paris: Fondation Gulbenkian, 1983.]


*[https://www.academia.edu/12509024/_Francisco_de_Holanda_collectionneur_La_Revue_du_Louvre_et_des_Mus%C3%A9e_de_France_3_1984_pp._169-175 Deswarte-Rosa, Sylvie. "Francisco de Holanda collectionneur." <i>La Revue du Louvre et des Musée de France</i> 3 (1984): 169-175.]
*[https://www.academia.edu/12509024/_Francisco_de_Holanda_collectionneur_La_Revue_du_Louvre_et_des_Mus%C3%A9e_de_France_3_1984_pp._169-175 Deswarte-Rosa, Sylvie. "Francisco de Holanda collectionneur." ''La Revue du Louvre et des Musée de France'' 3 (1984): 169-175.]


*[https://www.academia.edu/3520691/_Antiquit%C3%A9s_et_nouveaux_mondes._A_propos_de_Francisco_de_Holanda_Revue_de_LArt_68_1985_pp._55-72 Deswarte-Rosa, Sylvie. "Antiquités et nouveaux mondes. A propos de Francisco de Holanda". <i>Revue de L'Art</i> 68 (1985): 55-72.
*[https://www.academia.edu/3520691/_Antiquit%C3%A9s_et_nouveaux_mondes._A_propos_de_Francisco_de_Holanda_Revue_de_LArt_68_1985_pp._55-72 Deswarte-Rosa, Sylvie. "Antiquités et nouveaux mondes. A propos de Francisco de Holanda". ''Revue de L'Art'' 68 (1985): 55-72.]


*[https://www.academia.edu/20082907/_Francisco_de_Holanda_te%C3%B3rico_entre_o_Renascimento_e_o_Maneirismo_in_Hist%C3%B3ria_da_Arte_em_Portugal_vol._7_O_Maneirismo_sous_la_dir._de_V%C3%ADtor_Serr%C3%A3o_Lisbonne_Alfa_1986_pp._11-29 Deswarte-Rosa, Sylvie. "Francisco de Holanda, teórico entre o Renascimento e o Maneirismo." In <i>História da Arte em Portugal</i>, direcção de Vítor Serrão. Vol. VII, 11-29. Lisboa: Alfa, 1986.]
*[https://www.academia.edu/20082907/_Francisco_de_Holanda_te%C3%B3rico_entre_o_Renascimento_e_o_Maneirismo_in_Hist%C3%B3ria_da_Arte_em_Portugal_vol._7_O_Maneirismo_sous_la_dir._de_V%C3%ADtor_Serr%C3%A3o_Lisbonne_Alfa_1986_pp._11-29 Deswarte-Rosa, Sylvie. "Francisco de Holanda, teórico entre o Renascimento e o Maneirismo." In ''História da Arte em Portugal'', direcção de Vítor Serrão. Vol. VII, 11-29. Lisboa: Alfa, 1986.]


*Deswarte-Rosa, Sylvie. <i>As Imagens das Idades do Mundo de Francisco de Holanda</i>. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1987.
*Deswarte-Rosa, Sylvie. ''As Imagens das Idades do Mundo de Francisco de Holanda''. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1987.


*[https://www.academia.edu/12521873/_Francisco_de_Holanda_ou_le_diable_v%C3%AAtu_%C3%A0_litalienne_in_Les_trait%C3%A9s_darchitecture_de_la_Renaissance._Actes_du_colloque_tenu_%C3%A0_Tours_en_198_Paris_Picard_1988_pp._327-345 Deswarte-Rosa, Sylvie, "Francisco de Holanda ou le diable vêtu à l'italienne." In <i>Les traités d'architecture de la Renaissance. Actes du colloque tenu à Tours en 1988</i>, 327-345. Paris: Picard, 1988.]  
*[https://www.academia.edu/12521873/_Francisco_de_Holanda_ou_le_diable_v%C3%AAtu_%C3%A0_litalienne_in_Les_trait%C3%A9s_darchitecture_de_la_Renaissance._Actes_du_colloque_tenu_%C3%A0_Tours_en_198_Paris_Picard_1988_pp._327-345 Deswarte-Rosa, Sylvie, "Francisco de Holanda ou le diable vêtu à l'italienne." In ''Les traités d'architecture de la Renaissance. Actes du colloque tenu à Tours en 1988'', 327-345. Paris: Picard, 1988.]  


*[https://www.academia.edu/14081166/_OPVS_MICAELIS_ANGELI._Le_dessin_de_Michel-Ange_de_la_collection_de_Francisco_de_Holanda_Prospettiva._Scritti_in_ricordo_di_Giovanni_Previtali_53-56_avril_1988-janvier_1989_pp._388-398 Deswarte-Rosa, Sylvie. "OPVS MICAELIS ANGELI. Le dessin de Michel-Ange de la collection de Francisco de Holanda." <i>Prospettiva.</i> 53-56 (Abril 1988 - Janeiro 1989): 388-398.]
*[https://www.academia.edu/14081166/_OPVS_MICAELIS_ANGELI._Le_dessin_de_Michel-Ange_de_la_collection_de_Francisco_de_Holanda_Prospettiva._Scritti_in_ricordo_di_Giovanni_Previtali_53-56_avril_1988-janvier_1989_pp._388-398 Deswarte-Rosa, Sylvie. "OPVS MICAELIS ANGELI. Le dessin de Michel-Ange de la collection de Francisco de Holanda." ''Prospettiva.'' 53-56 (Abril 1988 - Janeiro 1989): 388-398.]


*Deswarte-Rosa, Sylvie. <i>Ideias e imagens em Portugal na época dos descobrimentos: Francisco de Holanda e a teoria da arte</i>. Lisboa: Difel, 1992.
*Deswarte-Rosa, Sylvie. ''Ideias e imagens em Portugal na época dos descobrimentos: Francisco de Holanda e a teoria da arte''. Lisboa: Difel, 1992.


*[https://www.academia.edu/31912402/_Francisco_de_Holanda_Maniera_e_Idea_in_Vitor_Serr%C3%A3o_dir._A_Pintura_maneirista_em_Portugal._Arte_no_Tempo_de_Cam%C3%B5es_dir._Vitor_Serr%C3%A3o_cat._exposition_Lisbonne_1995_pp._58-89 Deswarte-Rosa, Sylvie. "Francisco de Holanda: Maniera e Idea." In <i>A Pintura maneirista em Portugal. Arte no Tempo de Camões</i>. dir. Vitor Serrão, 58-89. Lisboa: C.N.C.D.P., 1995.]
*[https://www.academia.edu/31912402/_Francisco_de_Holanda_Maniera_e_Idea_in_Vitor_Serr%C3%A3o_dir._A_Pintura_maneirista_em_Portugal._Arte_no_Tempo_de_Cam%C3%B5es_dir._Vitor_Serr%C3%A3o_cat._exposition_Lisbonne_1995_pp._58-89 Deswarte-Rosa, Sylvie. "Francisco de Holanda: Maniera e Idea." In ''A Pintura maneirista em Portugal. Arte no Tempo de Camões''. dir. Vitor Serrão, 58-89. Lisboa: C.N.C.D.P., 1995.]


*[http://hdl.handle.net/10316.2/31265 Deswarte-Rosa, Sylvie. "O Templo da Pintura : Camões e Francisco de Holanda." In <i>Actas da IV Reunião Internacional de Camonistas</i> coordenação de Manuel Ferro Seabra Pereira, 567-584. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.]
*[http://hdl.handle.net/10316.2/31265 Deswarte-Rosa, Sylvie. "O Templo da Pintura : Camões e Francisco de Holanda." In ''Actas da IV Reunião Internacional de Camonistas'' coordenação de Manuel Ferro Seabra Pereira, 567-584. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.]


*Deswarte-Rosa, Sylvie. "L’Adam mélancolique de Francisco de Holanda." In <i>Textes au corps. Promenades et musardises sur les terres de Marie Madeleine Fontaine</i>, edição de Didier Kahn, Elsa Kammerer, Anne-Hélène Klinger-Dollé, Marine Molins e Anne-Pascale Pouey-Mounou,  97-128. Genebra: Droz, 2015.
*Deswarte-Rosa, Sylvie. "L’Adam mélancolique de Francisco de Holanda." In ''Textes au corps. Promenades et musardises sur les terres de Marie Madeleine Fontaine'', edição de Didier Kahn, Elsa Kammerer, Anne-Hélène Klinger-Dollé, Marine Molins e Anne-Pascale Pouey-Mounou,  97-128. Genebra: Droz, 2015.


*[https://www.academia.edu/27022682/S._Deswarte-Rosa_Les_Livres_dHeures_imprim%C3%A9s_parisiens_source_iconographique_de_Francisco_de_Holanda_dans_De_Aetatius_Mundi_Imagines Deswarte-Rosa, Sylvie. "Les Livres d'Heures imprimés parisiens, source iconographique de Francisco de Holanda dans De Aetatius Mundi Imagines." In <i>Livros de horas: o imaginário da devoção privada</1>, coordenação de Delmira Espada Custódio e Adelaide Miranda, 293-310. Lisboa: Biblioteca Nacional, 2015.]
*[https://www.academia.edu/27022682/S._Deswarte-Rosa_Les_Livres_dHeures_imprim%C3%A9s_parisiens_source_iconographique_de_Francisco_de_Holanda_dans_De_Aetatius_Mundi_Imagines Deswarte-Rosa, Sylvie. "Les Livres d'Heures imprimés parisiens, source iconographique de Francisco de Holanda dans De Aetatius Mundi Imagines." In <i>Livros de horas: o imaginário da devoção privada</1>, coordenação de Delmira Espada Custódio e Adelaide Miranda, 293-310. Lisboa: Biblioteca Nacional, 2015.]


*[https://www.academia.edu/29021398/Les_De_Aetatibus_Mundi_Imagines_de_Francisco_de_Holanda_Entre_Lisbonne_et_Madrid_in_FELIX_AUSTRIA_2016 Deswarte-Rosa, Sylvie. "Les De Aetatibus Mundi Imagines de Francisco de Holanda Entre Lisbonne et Madrid." in <i>FELIX AUSTRIA</i>. edição de Bernardo J. García García, 245-282. Madrid: Fundación Carlos de Amberes, 2016.]
*[https://www.academia.edu/29021398/Les_De_Aetatibus_Mundi_Imagines_de_Francisco_de_Holanda_Entre_Lisbonne_et_Madrid_in_FELIX_AUSTRIA_2016 Deswarte-Rosa, Sylvie. "Les De Aetatibus Mundi Imagines de Francisco de Holanda Entre Lisbonne et Madrid." in ''FELIX AUSTRIA''. edição de Bernardo J. García García, 245-282. Madrid: Fundación Carlos de Amberes, 2016.]


*[https://www.academia.edu/26980847/Sylvie_Deswarte-Rosa_Malitia_temporis._Francisco_de_Holanda_face_%C3%A0_la_censure._Textes_et_images_in_Pedro_Flor_%C3%A9d._Pensar_Hist%C3%B3ria_da_Arte._Estudos_de_Homenagem_a_Jos%C3%A9-Augusto_Fran%C3%A7a_Lisboa_Esfera_do_Caos_Editores_2016_pp._113-126 Deswarte-Rosa, Sylvie. "Malitia temporis. Francisco de Holanda face à la censure. Textes et images." In <i>Pensar História da Arte. Estudos de Homenagem a José-Augusto França</i>, edição de Pedro Flor, 113-126. Lisboa, Esfera do Caos Editores, 2016.]
*[https://www.academia.edu/26980847/Sylvie_Deswarte-Rosa_Malitia_temporis._Francisco_de_Holanda_face_%C3%A0_la_censure._Textes_et_images_in_Pedro_Flor_%C3%A9d._Pensar_Hist%C3%B3ria_da_Arte._Estudos_de_Homenagem_a_Jos%C3%A9-Augusto_Fran%C3%A7a_Lisboa_Esfera_do_Caos_Editores_2016_pp._113-126 Deswarte-Rosa, Sylvie. "Malitia temporis. Francisco de Holanda face à la censure. Textes et images." In ''Pensar História da Arte. Estudos de Homenagem a José-Augusto França'', edição de Pedro Flor, 113-126. Lisboa, Esfera do Caos Editores, 2016.]


*[http://hdl.handle.net/10451/2419 Duarte, Eduardo. "Francisco de Holanda e a Fábrica de Lisboa" In  <i>Arte teoria</i> 10 (2007): 41-66.]
*[http://hdl.handle.net/10451/2419 Duarte, Eduardo. "Francisco de Holanda e a Fábrica de Lisboa" In  ''Arte teoria'' 10 (2007): 41-66.]


*[http://hdl.handle.net/11144/2482 Faria, Miguel Figueira de. "Francisco de Holanda desenhador de moedas: um novo testemunho documental." <i>Leituras</i> 3, n.º 2 (1998): 181-188.]
*[http://hdl.handle.net/11144/2482 Faria, Miguel Figueira de. "Francisco de Holanda desenhador de moedas: um novo testemunho documental." ''Leituras'' 3, n.º 2 (1998): 181-188.]


*[https://run.unl.pt/handle/10362/12604 Flor, Pedro. "A arte do retrato em Portugal nos séculos XV e XVI: problemas, metodologia, linhas de investigação." <i>Revista de História da Arte</i> 5 (2008): 114-131.]
*[https://run.unl.pt/handle/10362/12604 Flor, Pedro. "A arte do retrato em Portugal nos séculos XV e XVI: problemas, metodologia, linhas de investigação." ''Revista de História da Arte'' 5 (2008): 114-131.]


*Jordan, Annemarie. <i>Retrato de Corte em Portugal. O Legado de António Moro (1552-1572)</i>. Lisboa: Quetzal Editores, 1994.
*Jordan, Annemarie. ''Retrato de Corte em Portugal. O Legado de António Moro (1552-1572)''. Lisboa: Quetzal Editores, 1994.


*[https://books.google.pt/books?id=tyA2AgAAQBAJ&dq=ant%C3%B3nio+de+holanda&source=gbs_navlinks_s Kren, Thomas, McKendrick, Scot. <i>Illuminating the Renaissance: The Triumph of Flemish Manuscript Painting in Europe.</i>. Los Angeles: Getty Publications, 2003.]
*[https://books.google.pt/books?id=tyA2AgAAQBAJ&dq=ant%C3%B3nio+de+holanda&source=gbs_navlinks_s Kren, Thomas, McKendrick, Scot. ''Illuminating the Renaissance: The Triumph of Flemish Manuscript Painting in Europe.''. Los Angeles: Getty Publications, 2003.]


*[http://hdl.handle.net/10451/364 Lisboa, João Luís, Amaro, Teresa. "Francisco de Holanda e o problema do Humanismo em Portugal." <i>Jornal do património</i> 2 (Abril-Junho 1985): 2-4.]
*[http://hdl.handle.net/10451/364 Lisboa, João Luís, Amaro, Teresa. "Francisco de Holanda e o problema do Humanismo em Portugal." ''Jornal do património'' 2 (Abril-Junho 1985): 2-4.]


*[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6632.pdf Lopes, Rui Oliveira. "Tradição metodológica e fortuna crítica da pintura portuguesa do Renascimento." <i>Revista da Faculdade de Letras Ciências e Técnicas do Património</i> V-VI (2006-2007): 279-290.]
*[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6632.pdf Lopes, Rui Oliveira. "Tradição metodológica e fortuna crítica da pintura portuguesa do Renascimento." ''Revista da Faculdade de Letras Ciências e Técnicas do Património'' V-VI (2006-2007): 279-290.]


*[http://hdl.handle.net/10451/6858 Lousa, Maria Teresa. "Francisco de Holanda." Tese de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2004.]   
*[http://hdl.handle.net/10451/6858 Lousa, Maria Teresa. "Francisco de Holanda." Tese de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2004.]   


*[http://hdl.handle.net/10451/15767 Lousa, Maria Teresa. "O lugar da fisiognomia na obra de Francisco de Holanda." <i>Arte teoria</i> 8 (2006): 234-247.]  
*[http://hdl.handle.net/10451/15767 Lousa, Maria Teresa. "O lugar da fisiognomia na obra de Francisco de Holanda." ''Arte teoria'' 8 (2006): 234-247.]  


*[http://repositorio.ul.pt/handle/10451/9439 Lousa, Maria Teresa. "Francisco de Holanda e a ascensão do pintor." Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2013.]
*[http://repositorio.ul.pt/handle/10451/9439 Lousa, Maria Teresa. "Francisco de Holanda e a ascensão do pintor." Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2013.]


*[https://www.academia.edu/18860840/_Francisco_de_Holanda_Uma_Teoria_do_G%C3%A9nio_em_pleno_s%C3%A9culo_XVI_in_C%C3%A1tedra_de_Artes_no_16_publicaci%C3%B3n_oficial_de_los_programas_de_Doctorado_en_Artes_de_la_Facultad_de_Artes_de_la_Pontificia_Universidad_Cat%C3%B3lica_de_Chile_pp.64-80 Lousa, Teresa. "Francisco de Holanda: um precursor da Teoria do Génio em pleno Século XVI." <i>Cátedra de Artes</i> 16 (2014): 64-80.]
*[https://www.academia.edu/18860840/_Francisco_de_Holanda_Uma_Teoria_do_G%C3%A9nio_em_pleno_s%C3%A9culo_XVI_in_C%C3%A1tedra_de_Artes_no_16_publicaci%C3%B3n_oficial_de_los_programas_de_Doctorado_en_Artes_de_la_Facultad_de_Artes_de_la_Pontificia_Universidad_Cat%C3%B3lica_de_Chile_pp.64-80 Lousa, Teresa. "Francisco de Holanda: um precursor da Teoria do Génio em pleno Século XVI." ''Cátedra de Artes'' 16 (2014): 64-80.]


*[https://www.academia.edu/12031611/O_Macabro_na_obra_de_Francisco_de_Holanda_Congresso_Internacional_Expressiones_Artisticas_del_Horror_Universidade_de_SEVILHA_12_a_14_Mar%C3%A7o_de_2015 Lousa, Teresa. "O Macabro na obra de Francisco de Holanda." In Congresso Internacional "Expressiones Artisticas del Horror" Universidade de SEVILHA, 12 a 14 Março de 2015.]
*[https://www.academia.edu/12031611/O_Macabro_na_obra_de_Francisco_de_Holanda_Congresso_Internacional_Expressiones_Artisticas_del_Horror_Universidade_de_SEVILHA_12_a_14_Mar%C3%A7o_de_2015 Lousa, Teresa. "O Macabro na obra de Francisco de Holanda." In Congresso Internacional "Expressiones Artisticas del Horror" Universidade de SEVILHA, 12 a 14 Março de 2015.]
Linha 153: Linha 153:
*[https://www.academia.edu/16355089/Melancholy_and_Genius_from_Antiquity_to_Renaissance_s_humanism_-_a_tribute_to_Francisco_de_Holanda_1517-1585_-_International_Conference_of_the_Taiwan_Association_of_Classical_Medieval_and_Renaissance_Studies_Madness_Sacred_and_Profane_23th-_24th_October_2015 Lousa, Teresa. "Melancholy and Genius: from Antiquity to Renaissance´s humanism - a tribute to Francisco de Holanda (1517-1585)." In International Conference of the Taiwan Association of Classical, Medieval and Renaissance Studies “Madness: Sacred and Profane” 23 e 24 de Outubro de 2015].  
*[https://www.academia.edu/16355089/Melancholy_and_Genius_from_Antiquity_to_Renaissance_s_humanism_-_a_tribute_to_Francisco_de_Holanda_1517-1585_-_International_Conference_of_the_Taiwan_Association_of_Classical_Medieval_and_Renaissance_Studies_Madness_Sacred_and_Profane_23th-_24th_October_2015 Lousa, Teresa. "Melancholy and Genius: from Antiquity to Renaissance´s humanism - a tribute to Francisco de Holanda (1517-1585)." In International Conference of the Taiwan Association of Classical, Medieval and Renaissance Studies “Madness: Sacred and Profane” 23 e 24 de Outubro de 2015].  


*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar. <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.]
*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar. ''Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.'' Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.]


*Moreira, Rafael. "Novos dados sobre Francisco de Holanda." <i>Sintria</i> I-II (1982-83): 619-692.
*Moreira, Rafael. "Novos dados sobre Francisco de Holanda." ''Sintria'' I-II (1982-83): 619-692.


*Pereira, Fernando António Baptista. "Por onde deve aprender o pintor segundo Francisco de Holanda  o pintor ha-de nascer já pintor" In <i>Desenho: história e ensino.</i> coordenação de Luísa Arruda e Fernando António Baptista Pereira, 10-31. Lisboa: Scribe, 2016.
*Pereira, Fernando António Baptista. "Por onde deve aprender o pintor segundo Francisco de Holanda  o pintor ha-de nascer já pintor" In ''Desenho: história e ensino.'' coordenação de Luísa Arruda e Fernando António Baptista Pereira, 10-31. Lisboa: Scribe, 2016.


*[http://repositorio.ul.pt/handle/10451/2683 Pereira, José Fernandes, <i>A cultura artística portuguesa: sistema clássico</i>. Edição do autor, 1980.]
*[http://repositorio.ul.pt/handle/10451/2683 Pereira, José Fernandes, ''A cultura artística portuguesa: sistema clássico''. Edição do autor, 1980.]


*Pinho, Joana Balsa. "A capela do Monte de Francisco de Holanda em Camarões (Almargem do Bispo) - novos elementos." <i>Artis</i> 9/10 (2010/2011): 225-240.
*Pinho, Joana Balsa. "A capela do Monte de Francisco de Holanda em Camarões (Almargem do Bispo) - novos elementos." ''Artis'' 9/10 (2010/2011): 225-240.


*[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy. <i>Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.</i> Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.]  
*[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy. ''Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.'' Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.]  


*Santos, Maria Amélia Machado. <i>A estética de Francisco de Holanda</i>. Coimbra: [s.n.], 1940.
*Santos, Maria Amélia Machado. ''A estética de Francisco de Holanda''. Coimbra: [s.n.], 1940.


*Segurado, Jorge. <i>Francisco d'Ollanda : da sua vida e obras.</i> Lisboa: Excelsior, 1970.
*Segurado, Jorge. ''Francisco d'Ollanda : da sua vida e obras.'' Lisboa: Excelsior, 1970.


*Segurado, Jorge. "Duas pinturas de quinhentos de Francisco d'Ollanda?". <i>Belas artes</i> 2, nº 28-29 (1975): 83-104.
*Segurado, Jorge. "Duas pinturas de quinhentos de Francisco d'Ollanda?". ''Belas artes'' 2, nº 28-29 (1975): 83-104.


*Segurado, Jorge. "Francisco d'Ollanda e o retábulo da Madre de Deus". <i>Belas artes</i> 2, nº31 (1977): 19-34.
*Segurado, Jorge. "Francisco d'Ollanda e o retábulo da Madre de Deus". ''Belas artes'' 2, nº31 (1977): 19-34.


*[http://www.ufjf.br/ppghistoria/files/2011/01/Rog%C3%A9ria-Ol%C3%ADmpio-dos-Santos1.pdf Santos, Rogéria Olímpio. "Fancisco de Holanda e a Arte da Pintura</i>. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2011.]  
*[http://www.ufjf.br/ppghistoria/files/2011/01/Rog%C3%A9ria-Ol%C3%ADmpio-dos-Santos1.pdf Santos, Rogéria Olímpio. "Fancisco de Holanda e a Arte da Pintura</i>. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2011.]  


*Serrão, Vítor. <i>Estudos de Pintura Maneirista e Barroca</i>. Lisboa: Caminho, 1989.
*Serrão, Vítor. ''Estudos de Pintura Maneirista e Barroca''. Lisboa: Caminho, 1989.


*[https://issuu.com/camara_municipal_lisboa/docs/revista_rossio/10 Serrão, Vítor. "Os precursores da olisipografia. Cristóvão Rodrigues de Oliveira, João Brandão, Damião de Góis e Francisco, Holanda" <i>Rossio: Estudos de Lisboa</i> 1 (2013): 10-17.]
*[https://issuu.com/camara_municipal_lisboa/docs/revista_rossio/10 Serrão, Vítor. "Os precursores da olisipografia. Cristóvão Rodrigues de Oliveira, João Brandão, Damião de Góis e Francisco, Holanda" ''Rossio: Estudos de Lisboa'' 1 (2013): 10-17.]


*Sousa, A. D. de Castro. <i>Resumo histórico da vida de Francisco de Holanda, architecto civil, iluminador, pintor e escriptor : recitado na Associação dos Architectos Portuguezes no edificio gothico do Carmo no dia 21 de Julho de 1869</i>. Lisboa: Typographia Portugueza, 1869.  
*Sousa, A. D. de Castro. ''Resumo histórico da vida de Francisco de Holanda, architecto civil, iluminador, pintor e escriptor : recitado na Associação dos Architectos Portuguezes no edificio gothico do Carmo no dia 21 de Julho de 1869''. Lisboa: Typographia Portugueza, 1869.  


*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. <i>Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.</i> Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]
*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. ''Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.'' Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]


*Teixeira, António Moreira. "O desdobramento do mundo: a identificação da invenção artística com o conceito metafísico de ideia em “Da pintura antiga” de Francisco de Holanda." Tese de Mestrado, Universidade de Lisboa, 1993.  
*Teixeira, António Moreira. "O desdobramento do mundo: a identificação da invenção artística com o conceito metafísico de ideia em “Da pintura antiga” de Francisco de Holanda." Tese de Mestrado, Universidade de Lisboa, 1993.  
Linha 187: Linha 187:
*Teixeira, António Moreira. "A ideia não tem fim: para uma filosofia da história de arte em Francisco de Holanda." Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2002.
*Teixeira, António Moreira. "A ideia não tem fim: para uma filosofia da história de arte em Francisco de Holanda." Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2002.


*Turner, Nicholas. <i>Desenhos de mestres europeus em colecções portuguesas</i> Lisboa: Centro Cultural de Belém, 2000.
*Turner, Nicholas. ''Desenhos de mestres europeus em colecções portuguesas'' Lisboa: Centro Cultural de Belém, 2000.


*Vilela, José Stichini. <i>Francisco de Holanda - Vida, Pensamento e Obra.</i> Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1982.
*Vilela, José Stichini. ''Francisco de Holanda - Vida, Pensamento e Obra.'' Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1982.


*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.


*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i>. [https://archive.org/details/diccionariohisto02vite Vol II]. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal''. [https://archive.org/details/diccionariohisto02vite Vol II]. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.


*Wamel, Marieke. "Plumas y pinceles/Pennen en pinceelen. The portraits by Anthonis Mor van Dashorst and the treatises by Francisco de Holanda and Felipe de Guevara; a study into the mutual influences and the exchange of ideas on sixteenth century painting and portraiture." University of Amsterdam, Tese de mestrado, 2011.
*Wamel, Marieke. "Plumas y pinceles/Pennen en pinceelen. The portraits by Anthonis Mor van Dashorst and the treatises by Francisco de Holanda and Felipe de Guevara; a study into the mutual influences and the exchange of ideas on sixteenth century painting and portraiture." University of Amsterdam, Tese de mestrado, 2011.
Linha 234: Linha 234:
   
   
{{DEFAULTSORT: Francisco de Holanda}}  
{{DEFAULTSORT: Francisco de Holanda}}  
[[Categoria: Pessoas]]  
[[Categoria:Pessoas]]  
[[Categoria: Activos Século XVI]]
[[Categoria:Activos Século XVI]]
[[Categoria: Portugal]]
[[Categoria:Portugal]]
[[Categoria: Lisboa]]
[[Categoria:Lisboa]]
[[Categoria: Itália]]
[[Categoria:Itália]]
[[Categoria: Roma]]  
[[Categoria:Roma]]  
[[Categoria: Pintores]]
[[Categoria:Pintores]]
[[Categoria: Desenhadores]]
[[Categoria:Desenhadores]]
[[Categoria: Iluminadores]]
[[Categoria:Iluminadores]]
[[Categoria: Com Bibliografia]]
[[Categoria:Com Bibliografia]]

Revisão das 14h00min de 13 de fevereiro de 2020


Francisco de Holanda
Outras Grafias EQUAL
Pai António de Holanda
Irmão(s) Miguel de Holanda, Maria, João Homem de Holanda
Nascimento 6 de setembro de 1517
[[Lisboa]]
Morte 19 de junho de 1584 (66 anos)
[[Lisboa]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Filho do iluminador António de Holanda, com quem começou a aprender a sua arte. Esteve em Roma, patrocinado pelo rei D. João III, tendo aí conhecido Miguel Ângelo.

A esposa de Francisco de Holanda, Luísa da Cunha de Sequeira, recebe 100.000 reais e três moios de trigo após a morte do marido a 19 de junho de 1584[1].

Carreira

Foi pintor e teórico na corte de D. João III.

"Pintor, architecto, miniaturista, só lhe faltou manejar o cinsel. Em compensação, manejou a penna e se não revelou em primorosas estrophes o seu estro poetico, manifestou o seu talento de critico, de escriptor e de archeologo"[1].

Outras informações

Obras

Escreveu as seguintes obras:

  • 1548 - Da Pintura Antigua.
  • 1549 - Diálogos em Roma.
  • 1549 - Do tirar polo Natural.
  • 1571 - Da fábrica que falece ha cidade de Lisboa.
  • 1571 - De quanto serve a sciência do desenho e entendimento da arte da pintura.

Obra gráfica:

  • 1537-1564 - Álbum dos desenhos das Antigualhas.
  • c. 1545-1573 - Álbum De Aetatibus Mundi Imagines.

  • Holanda, Francisco. Da pintura antiga. ed. Angel Gonzalez Garcia. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984.
  • Holanda, Francisco. Diálogos em Roma. ed. José da Felicidade Alves. Lisboa: Livros Horizonte, 1984.
  • Holanda, Francisco, Da ciência do desenho. ed. José da Felicidade Alves. Lisboa: Livros Horizonte, 1985.
  • Holanda, Francisco. Antiguidades da Itália por Francisco de Holanda: descripção critica dos desenhos do Escurial. ed. Joaquim de Vasconcelos. Lisboa: Imprensa Nacional, 1896.

Referências bibliográficas

  1. 1,0 1,1 Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 8.

Bibliografia e Fontes

  • Alves, José da Felicidade. Introdução ao estudo da obra de Francisco d'Holanda. Lisboa: Livros Horizonte, 1986.
  • Arruda, Luísa. "Roma e a Academia de S. Lucas como modelo para os estudos artísticos em Portugal: o desenho e a literatura artística de Francisco de Holanda a Domingos António Sequeira." In Desenho: história e ensino coordenação Luísa Arruda e Fernando António Baptista Pereira, 58-75. Lisboa: Scribe, 2016.
  • Cordero Blanco, Francisco. Identificacion de una obra desconocida de Francisco de Holanda. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas. Instituto Diego Velásquez, 1955.
  • Cordero Blanco, Francisco. A obra de pintura de Francisco de Holanda. Lisboa: Bertrand, 1958.
  • Deswarte-Rosa, Sylvie. As Imagens das Idades do Mundo de Francisco de Holanda. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1987.
  • Deswarte-Rosa, Sylvie. Ideias e imagens em Portugal na época dos descobrimentos: Francisco de Holanda e a teoria da arte. Lisboa: Difel, 1992.
  • Deswarte-Rosa, Sylvie. "L’Adam mélancolique de Francisco de Holanda." In Textes au corps. Promenades et musardises sur les terres de Marie Madeleine Fontaine, edição de Didier Kahn, Elsa Kammerer, Anne-Hélène Klinger-Dollé, Marine Molins e Anne-Pascale Pouey-Mounou, 97-128. Genebra: Droz, 2015.
  • Jordan, Annemarie. Retrato de Corte em Portugal. O Legado de António Moro (1552-1572). Lisboa: Quetzal Editores, 1994.
  • Moreira, Rafael. "Novos dados sobre Francisco de Holanda." Sintria I-II (1982-83): 619-692.
  • Pereira, Fernando António Baptista. "Por onde deve aprender o pintor segundo Francisco de Holanda o pintor ha-de nascer já pintor" In Desenho: história e ensino. coordenação de Luísa Arruda e Fernando António Baptista Pereira, 10-31. Lisboa: Scribe, 2016.
  • Pinho, Joana Balsa. "A capela do Monte de Francisco de Holanda em Camarões (Almargem do Bispo) - novos elementos." Artis 9/10 (2010/2011): 225-240.
  • Santos, Maria Amélia Machado. A estética de Francisco de Holanda. Coimbra: [s.n.], 1940.
  • Segurado, Jorge. Francisco d'Ollanda : da sua vida e obras. Lisboa: Excelsior, 1970.
  • Segurado, Jorge. "Duas pinturas de quinhentos de Francisco d'Ollanda?". Belas artes 2, nº 28-29 (1975): 83-104.
  • Segurado, Jorge. "Francisco d'Ollanda e o retábulo da Madre de Deus". Belas artes 2, nº31 (1977): 19-34.
  • Serrão, Vítor. Estudos de Pintura Maneirista e Barroca. Lisboa: Caminho, 1989.
  • Sousa, A. D. de Castro. Resumo histórico da vida de Francisco de Holanda, architecto civil, iluminador, pintor e escriptor : recitado na Associação dos Architectos Portuguezes no edificio gothico do Carmo no dia 21 de Julho de 1869. Lisboa: Typographia Portugueza, 1869.
  • Teixeira, António Moreira. "O desdobramento do mundo: a identificação da invenção artística com o conceito metafísico de ideia em “Da pintura antiga” de Francisco de Holanda." Tese de Mestrado, Universidade de Lisboa, 1993.
  • Teixeira, António Moreira. "A ideia não tem fim: para uma filosofia da história de arte em Francisco de Holanda." Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2002.
  • Turner, Nicholas. Desenhos de mestres europeus em colecções portuguesas Lisboa: Centro Cultural de Belém, 2000.
  • Vilela, José Stichini. Francisco de Holanda - Vida, Pensamento e Obra. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1982.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.
  • Wamel, Marieke. "Plumas y pinceles/Pennen en pinceelen. The portraits by Anthonis Mor van Dashorst and the treatises by Francisco de Holanda and Felipe de Guevara; a study into the mutual influences and the exchange of ideas on sixteenth century painting and portraiture." University of Amsterdam, Tese de mestrado, 2011.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo