Francisco de Lacerda e Almeida: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Linha 189: Linha 189:


===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
Por decreto de 28 de março de 1791 foi nomeado lente de matemática para a [[Companhia dos Guardas-Marinhas]] com o vencimento de 400000 réis anuais pagos pelo Arsenal da Marinha<ref>Decretos remetidos ao Conselho de Guerra: maço 149, número 47 (<nowiki><i>apud</i></nowiki> Viterbo III 1922, 345).</ref>.
Por decreto de 28 de março de 1791 foi nomeado lente de matemática para a [[Companhia dos Guardas-Marinhas]] com o vencimento de 400000 réis anuais pagos pelo Arsenal da Marinha<ref>Decretos remetidos ao Conselho de Guerra: maço 149, número 47 (<i>apud</i> Viterbo III 1922, 345)</ref>.


Foi um dos exploradores do Brasil<ref>Viterbo, <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i>, [https://archive.org/details/diccionariohisto03vite Vol III], 345.</ref>.  
Foi um dos exploradores do Brasil<ref>Viterbo, <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i>, [https://archive.org/details/diccionariohisto03vite Vol III], 345.</ref>.  

Revisão das 13h37min de 1 de agosto de 2022


Francisco de Lacerda e Almeida
Nome completo Francisco José de Lacerda e Almeida
Outras Grafias Francisco José de Lacerda e Albuquerque
Pai José de Lacerda e Almeida
Mãe Francisca de Almeida Pais
Irmão(s) José Anastácio da Luz e Lacerda
Nascimento 22 de agosto de 1753
[[São Paulo, São Paulo, Brasil]]
Morte 18 de outubro de 1798
[[Cazembe, Congo]]
Formação
Formação Matemática
Instituição de Formação [[Universidade de Coimbra]]
Cargos
Cargo Professor
Data Início: 28 de março de 1791
Instituição [[Companhia dos Guardas-Marinhas]]

Cargo Capitão de Fragata

Cargo Governador
Instituição [[Capitania de Rios de Sena]]
Actividade
Actividade Demarcação de fronteira
Local de Actividade [[Brasil]]

Actividade Expedição de reconhecimento
Local de Actividade [[Rio Paraguai, Bacia Platina]]


Biografia

Dados biográficos

Carreira

Por decreto de 28 de março de 1791 foi nomeado lente de matemática para a Companhia dos Guardas-Marinhas com o vencimento de 400000 réis anuais pagos pelo Arsenal da Marinha[1].

Foi um dos exploradores do Brasil[2].

Outras informações

Obras

No Arquivo Histórco do Exército, no Rio de Janeiro, constam os seguintes mapas de sua autoria:

Mapa do Leito dos Rios Taquari, Coxim, Camapuam, Varador de Camapuam, Pardo, Paraná, Tiete e Caminho de Terra desde a Freguesia de N. S. dos Homens de Araraytaguaba até a Cidade de São Paulo. Autor: Astrônomo Francisco José de Lacerda e Almeida, 1777. Copiado pelo Cap. Antônio Pedro Lecor em 1857, colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com nota explicativa, papel canson telado, 102cm x 35cm. (AHE 05.03.2890)

Mapa do Leito dos Rios Taquari, Coxim, Camapuam, Varador de Camapuam, Pardo, Paraná, Tiete e Caminho de Terra desde a Freguesia de Araraytaguaba até a Cidade de São Paulo. Autor: Astrônomo Francisco José de Lacerda e Almeida, 1788-89. Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com legenda, papel canson, 57,5cm x 207cm. (AHE 23 e 24.3007)

Plano geográfico da parte do Rio Negro desde  a Villa de Barcelos até a Serra de Cucui, e da boca do rio Uaupés até a 1ª cachoeira, levantado em 1781 pelo Astrônomo Lacerda e pelo Capitão Engenheiro Joaquim José Ferreira, colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com nota explicativa, escala em léguas, papel canson telado, 113cm x 47,5cm. (AHE 04.20.2144)

Plano geográfico da parte do rio Negro desde a villa de Barcelos até a serra de Cucui, e da boca do rio Uaupés até a 1ª cachoeira levantado por ordem de Illmo e Exmo Snr João Pereira Caldas Governador e capitão General nomedo das capitanias de Mato Grosso e Cuiabá e Comissário Geral das Demarcações  de Limites na parte do Norte. Francisco José de Lacerda Dr em Matemática e  Joaquim José Ferreira  Capitão Engenheiro. copiado pelo Cap Tito Antonio da França Amaral em 1888, colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com nota explicativa, escala em léguas, papel tecido, bom estado, medindo 112cm x 52,5cm. (AHE 23.01.2145)

Outros trabalhos:

  • Almeida, Francisco José de Lacerda. Diário de viagem pelas capitanias do Pará, Rio Negro, Matto-Grosso, Cuyabá e S. Paulo, nos anos de 1780 a 1790. São Paulo: Typ. de Costa Silveira, 1841.
  • Almeida, Francisco José de Lacerda. Diários de Viagem. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1944.
  • Almeida, Francisco José de Lacerda. Diário da Viagem de Moçambique para os Rios de Senna. Lisboa: Imprensa Nacional, 1889.
  • Almeida, Francisco José de Lacerda. Travessia da África. Lisboa:Agência Geral das Colônias, 1936. Prefácio de Manuel Múrias.

Notas

  1. Decretos remetidos ao Conselho de Guerra: maço 149, número 47 (apud Viterbo III 1922, 345)
  2. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 345.

Fontes

Bibliografia

  • Moraes, Milena Borges. "Estudo semântico-lexical do códice oitocentista Memoria sobre o plano de Guerra Offensiva e Deffensiva da Capitania de Matto Grosso." Tese de Pós-Graduação, Universidade de São Paulo, 2016.
  • Pereira, Magnus Roberto de Mello e Ribas, André Akamine. Francisco José de Lacerda e Almeida – Um astrônomo paulista no sertão africano. Curitiba: Editora Universidade Federal do Paraná, 2012.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo