Giz

From eViterbo
Revision as of 11:57, 26 August 2022 by Alice (talk | contribs) (Substituição de texto - "===Alterações=== " por "===Referências Documentais===")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Definição

Certa pedrinha parda e mole, quase da cor de chumbo, deixa sinal quando carregam com ela. É usada dos alfaiates para riscar a parte do pano que querem cortar, pela analogia que Gypsum tem com giz, o P. Bento Pereira, no seu Tesouro da Língua Portuguesa, chamam ao giz gypsum. Autor tão erudito como ele, não ignorava que gypsum quer dizer gesso, mas parece que não quis deixar o latim de giz em branco, quanto mais que também com gesso se pode gizar, e poderia o giz ser uma espécie de gesso, porque nem todo o gesso é artificial, pois diz Plínio lib. 36, cap. 24. Plura eius genera, nam et e lapide coquitur, ut in Syria, ac Thuriis, et e terra foditur, ut in Cypro, e summa tellure, et Tymphaicum est. Ao que se acrescenta que antigamente se gizava com gesso os calçados ou pés dos escravos que se punham em venda, ao que alude Ovídio I, Amor. Eleg., 8, vers. 64. Despice gypsati crimen mane pedis[1].

Referências Documentais

Outras informações

Obra

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: G), 79.

Fontes

Bibliografia

Bluteau, Rafael, Vocabulário Português e Latino…, 8 vols. e 2 Suplementos. Coimbra: Colégio das Artes da Companhia de Jesus, 1712-1728.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

André Filipe Neto e Maria Teresa Oliveira ; Andreia Fontenete Louro

Financiamento

Fundação Calouste Gulbenkian - Projetos de Investigação em Língua e Cultura Portuguesa 2019, Ref.: 227751.

DOI

Citar este artigo

  • Giz (última modificação: 26/08/2022). eViterbo. Visitado em