Guião de redação - Pessoas

Fonte: eViterbo
Revisão em 23h36min de 5 de outubro de 2019 por Alice (discussão | contribs)
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Esta página serve de guia à redação de uma página de Pessoas

Nota prévia

Actualmente a plataforma eViterbo tem dois tipos de fichas/entradas de biografias de pessoas:


1 - As criadas inicialmente no projecto piloto do grupo das Artes cujos conteúdos que actualmente se encontram na maioria das páginas são tirados das seguintes obras de Viterbo:

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. 1899/1904/1922
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 1906, 1911
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Artes e Artistas em Portugal. Lisboa: Livraria Ferreira, 1892.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. A Gravura em Portugal. Breves apontamentos para a sua história. Lisboa: Tipografia da Casa da Moeda e Papel Selado, 1909.


E que cabe-nos actualizar ou disponibilizar conteúdo que complete as entradas já criadas e criar novas entradas.


2. As entradas criadas no âmbito do projecto TechNetEMPIRE

Estes dois tipos de entradas não têm um código base uniformizado, por esse motivo a equipe do projecto está a trabalhar que ao longo do decorrer deste fique tudo uniformizado. De modo a minimizar os erros, foi decidido que quer o trabalho de criação de páginas quer de alteração do código fonte das páginas já existentes seja feito pela equipe permanente do projecto.

Estamos a dar prioridade às entradas que estão a ser trabalhadas no âmbito do projecto mas antes de começarem a trabalhar numa página por favor escrevam para o email: technetempire@fcsh.unl.pt com o nome da pessoa/instituição para que possa ser verificado se está tudo bem.


Existem dois modos de entradas numa wiki: através do “editar” ou através do “Editar-Código fonte”. Este guia só trata do primeiro.

Organização das entradas de Pessoas

Uma entrada da wiki eViterbo é composta por 3 partes distintas: o corpo de texto (1), a infobox (2) e as categorias (3).

Partes da pagina.png

CORPO DE TEXTO Organização

O corpo de texto é um dicionário biográfico, só que online. O texto deve seguir as subsecção estipuladas e deve ter uma escrita informativa e sóbria.

Deve funcionar autonomamente da infobox repetindo as informações que nela constam mas ao mesmo tempo completar. Ou seja, é o local onde se deve explicar decisões de preenchimento de dados na infobox, como por exemplo: temos dados muito fortes que José nasceu cerca de 1590 mas na infobox não se pode colocar “cerca de 1590” colocamos na infobox 1590 e explicamos no texto porquê. Se pelo contrário se os indícios são muito pouco e as certezas menos, ainda não colocamos nada na infobox e explicamos no texto que uma fonte refere que nasceu cerca de 1590 mas que temos muitas dúvidas sobre o assunto.

O CORPO de TEXTO tem diversas subsecções nas quais se devem organizar TODAS as entradas: Biografia (Dados biográficos, Carreira e Outras informações), Obras, Referências bibliográficas, Fontes, Bibliografia, Ligações Externas, Autor(es) do artigo, Financiamento.

Todas estas informações estão sempre presentes a cinza em nota que surge a cinza com um ponto de exclamação à frente.

Biografia - Trata-se de fazer escrever como se fosse uma entrada de um dicionário biográfico normal. Os dados colocados na infobox têm de ser repetidos e é aqui que colocamos as fontes, as dúvidas, as justificações dos dados, etc. As entradas se não actualizarem a informarem, devem ser assumidas como um estado da arte.  Não muito longas, e devem ser escritas de um modo informativo e simples.

É composta pelos dados biográficos e pela carreira.  

Dados biográficos  - Nome pelo qual é conhecido (e variações). Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes.  

Carreira -  Percurso profissional após a formação. Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas infoboxes, bem como as justificações das informações que lá estão, subdividida em períodos cronológicos se necessário.

Outras informações - é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores

Obras – Lista de obras de sua autoria que podem estar ou não referidos anteriormente. Incluí projectos não realizados, cartografia, relatórios , livros, etc.  mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na infobox, mas deve constar aqui.

Notas - as notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago full note with bibliography

Fontes -  Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography

Bibliografia - Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Tenha sido ou não construída na construção da entrada. Atenção: Chicago bibliography   

Ligações Externas - Ligações externas a sítios de internet, etc. que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia   

Autor(es) do artigo – Nome do autor da entrada

Financiamento - Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017 (pré-preenchido)

- Acrescentar as referências requeridas pelos vossos contratos, bolsas, etc.

DOI - A acrescentar posteriormente

Citar este artigo - é feito automaticamente

Guia 2.png

CORPO DE TEXTO Redação

Para se dar início à redação deve-se primeiro verificar que se fez o login e que o nome do utilizar aparece. Depois clicar em "Editar" no canto superior direito da página.

A escrita deve ser informativa e sóbria, respeitando a seguinte formatação:

  • Os nomes próprios e os topónimos, devem ser actualizados para a grafia actual. Devendo-se quer na infobox quer no corpo de texto chamar a atenção para a existência de outras grafias.
  • As Notas (que são colocadas automaticamente com uma referência) devem estar antes das virgulas e dos pontos finais.

Exemplo: " foi sepultado no mesmo hospital[5], " e "São Francisco de Lisboa[6]."

  • Em caso de citação deve-se usar: " aspas duplas " e "aspas simples 'dentro' das aspas duplas" e a pontuação fora das aspas "aspas".
  • No caso do uso de traços para fazer um comentário importante - deve ser usado - um espaço depois e antes do comentário. Exemplo: deve - ser feito - assim / não deve -ser feito- assim
  • As datas devem ser colocadas no formato 7 de Junho de 1647
  • A biografia deve ser colocada por ordem alfabética de autor seguindo o sistema

INFOBOX Organização

Esta parte de explicação da infobox é complementar à que se encontra no Guião de criação da página – pessoas.

Existem dois modos de preencher: “Editar” e “Editar código-fonte” (nos separadores à direita, acima do título da página). Cada campo da Infobox deve ser preenchido segundo as indicações que aparecem dentro das "< >" (NOTA: a informação entre "< >" é apenas indicativa e não aparece publicada, pelo que deverá ser mantida como ajuda para edições futuras).

As indicações devem ser seguidas à risca.


INFOBOX Redação

CATEGORIAS Organização

CATEGORIAS Redação