Inácio Piedade Vasconcelos: diferenças entre revisões
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Inácio da Piedade Vasconcellos | Inácio da Piedade Vasconcellos era natural de Santarém, tendo nascido em 28 de março de 1676. Foi filho de André Duarte de Vasconcellos, cavaleiro da Ordem Militar de São Tiago e mestre de campo do Reino de Angola, e de D. Antónia de Andrade Gouvea e Miranda. Aos 19 anos recebeu o hábito de cónego secular da Congregação de S. João Evangelista, encontrando-se a estudar ciências escolásticas no Colégio de Évora. | ||
===Carreira=== | ===Carreira=== | ||
Movendo-se em círculos eruditos (por exemplo, fazendo parte da Academia dos Laureados fundada em Santarém em 1721), este | Movendo-se em círculos eruditos (por exemplo, fazendo parte da Academia dos Laureados fundada em Santarém em 1721), este dedicou-se à estatuaria, escrevendo e publicando ainda sobre arquitetura e pintura. Da sua obra destaca-se ''Artefactos Simmetriacos, e Geometricos'' (1733), na qual recolhe e cataloga temas da tratadística normativa coeva, bem como a ''Historia de Santarem edificada'' (1740), onde inventaria o acervo artístico da vila. | ||
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A obra dos ''Artefactos symetriacos e geométricos'' (1733) incide na definição de uma regulação absoluta e matemática das formas, do elemento construtivo à figura humana. Antecedida por uma antologia poética | A obra dos ''Artefactos symetriacos e geométricos'' (1733) incide na definição de uma regulação absoluta e matemática das formas, do elemento construtivo à figura humana. Antecedida por uma antologia poética - 22 poemas em louvor da Arte, atestando a pretensa relação coeva entre a pintura e a poesia -, a obra organiza-se em quatro livros que apresentam sequencialmente assuntos relativos à figura humana, normalização iconográfica, regulação geométrica da construção e teoria das ordens. Aí, identificam-se referências a Diego de Sagredo; Sebastião Serlio; Daniele Barbaro; Vignola; Palladio; Pietro Cataneo; Juan de Arphe y Villafañe; Giovanantonio Rusconi; Vicenzo Scamozzi; Giuseppe Viola Zanine; e Frei Lourenço de S. Nicolau. Contudo, a obra foi severamente criticada por Machado de Castro, que a classifica como não mais do que “''uma compilação de desvarios, posto que contenha algumas cousas toleráveis''”. | ||
Contudo, a obra foi severamente criticada por | |||
A Inácio Piedade Vasconcelos foi ainda atribuída uma das traduções para português da ''Perspectia pictorum et architectorum'' (1693/1700) de Andrea Pozzo<ref>João Cabeleira. Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português. (PhD thesis, Universidade do Minho, 2015); </ref>. A tradução manuscrita, datada de cerca de 1730/45<ref>Vítor Serrão. História da Arte em Portugal, o Barroco. (Lisboa: Presença, 2003).</ref>, foi descoberta pelo Prof. Flávio Gonçalves e é denominada de ''Primeira parte de prospectiva de Pintores e Arquitectura''. Executada em Santarém, Raggi considerou a sua atribuição a [[Luís Gonçalves Sena]] (1713-1790)<ref>Giuseppina Raggi. Arquitecturas do engano: a longa construção da ilusão. (PhD thesis, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2004), 593.</ref>, pela proximidade entre os esquemas de Pozzo e o aplicado pelo pintor na quadratura da abóbada da capela-mor da igreja do Colégio da Companhia em Santarém, a par da escolha da paleta de cores da obra, ou ao Padre Manuel Pereira, segundo Serrão<ref>Vítor Serrão. História da Arte em Portugal, o Barroco. (Lisboa: Presença, 2003).</ref>, membro de academia literária da cidade. A atribuição a Inácio da Piedade Vasconcellos advém da coincidência espacial e temporal deste autor com a de produção do manuscrito, a par da sua actividade enquanto escultor, ''“Esculpio em barro muitas estátuas, e tambem as sabia fundir em metaes”''<ref>Cirilo Volkmar Machado. <i>Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portugueses, e dos Estrangeiros, Que Estiverão em Portugal</i>. (Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva,1823), 202.</ref>, uma vez que o manuscrito interrompe a tradução da obra de Pozzo para introduzir apontamentos sobre a escultura de barro. | A Inácio Piedade Vasconcelos foi ainda atribuída uma das traduções para português da ''Perspectia pictorum et architectorum'' (1693/1700) de Andrea Pozzo<ref>João Cabeleira. Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português. (PhD thesis, Universidade do Minho, 2015); </ref>. A tradução manuscrita, datada de cerca de 1730/45<ref>Vítor Serrão. História da Arte em Portugal, o Barroco. (Lisboa: Presença, 2003).</ref>, foi descoberta pelo Prof. Flávio Gonçalves e é denominada de ''Primeira parte de prospectiva de Pintores e Arquitectura''. Executada em Santarém, Raggi considerou a sua atribuição a [[Luís Gonçalves Sena]] (1713-1790)<ref>Giuseppina Raggi. Arquitecturas do engano: a longa construção da ilusão. (PhD thesis, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2004), 593.</ref>, pela proximidade entre os esquemas de Pozzo e o aplicado pelo pintor na quadratura da abóbada da capela-mor da igreja do Colégio da Companhia em Santarém, a par da escolha da paleta de cores da obra, ou ao Padre Manuel Pereira, segundo Serrão<ref>Vítor Serrão. História da Arte em Portugal, o Barroco. (Lisboa: Presença, 2003).</ref>, membro de academia literária da cidade. A atribuição a Inácio da Piedade Vasconcellos advém da coincidência espacial e temporal deste autor com a de produção do manuscrito, a par da sua actividade enquanto escultor, ''“Esculpio em barro muitas estátuas, e tambem as sabia fundir em metaes”''<ref>Cirilo Volkmar Machado. <i>Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portugueses, e dos Estrangeiros, Que Estiverão em Portugal</i>. (Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva,1823), 202.</ref>, uma vez que o manuscrito interrompe a tradução da obra de Pozzo para introduzir apontamentos sobre a escultura de barro. | ||
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1719 | Em 1719, é-lhe atribuída a autoria do manuscrito: ''Primeira parte de prospectiva de Pintores e Arquitectura. Mostrase o methodo mais fasil e espedito de deliniar com estilo prospetico, tudo aquilo que pertence a Arquitetura, inventado e [?], e primeiramente publicado em Roma, por Fr. Andre Poço, da Companhia de Jesus. Porem agora pª favor, e uzo dos estudiozos não muytos sientes desta Arte, se fes de velume mais piqueno, por João Boxbartlo, empresor. Anno 1719.'' Fundo Flávio Gonçalves (BMRP) Cota: BMRP - BFG 5203/Reservados. Biblioteca Municipal Rosa Peixoto. | ||
1733 | Em 1733, publica: ''Artefactos symetriacos e geometricos advertidos e descobertos pela industriosa perfeição das artes escultuaria, architectonica, e da pintura. Com certos fundamentos, e regras infalliveis para a symmetria dos corpos humanos, escultura e pintura dos deoses fabulosos, e noticia de suas propriedades, para as cinco ordens de architectura, e suas figuras geométricas, e para alguns novos, e curiosíssimos artefactos de grandes utilidades.'' Lisboa: Joseph Antonio da Sylva[https://archive.org/details/artefactossymmet00vasc .] | ||
1740 | Em 1740, publica: ''História de Santarém edificada: que dá noticia da sua fundação, e das couzas mais notaveis nella succedidas: a saber das fundaçoens de todas as suas Igrejas, assim das paroquias, como dos conventos, e ermidas, dos prodigiosos milagres ali succedidos... Primeira (-segunda parte) / composta pelo padre Ignacio da Piedade e Vasconcellos...; dada à luz por hum curioso amante da ditta Villa.'' Lisboa: Jozè Francisco Mendes & Antonio Costa[https://archive.org/details/historiadesantar00pied/page/n4/mode/2up .] | ||
==Notas== | ==Notas== |
Revisão das 17h19min de 3 de julho de 2023
Inácio Piedade Vasconcelos | |
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Nome completo | Inácio da Piedade Vasconcelos |
Outras Grafias | Ignacio da Piedade Vasconcellos |
Pai | André Duarte de Vasconcellos |
Mãe | D. Antónia de Andrade Gouvea e Miranda |
Cônjuge | valor desconhecido |
Filho(s) | valor desconhecido |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | 28 março 1676 Santarém, Santarém, Portugal |
Morte | 1747 |
Sexo | Masculino |
Religião | Cristã |
Formação | |
Data | Início: 1695 |
Local de Formação | Évora, Portugal |
Actividade | |
Actividade | Autoria de texto |
Data | Início: 1733 Fim: 1733 |
Actividade | Autoria de texto |
Data | Início: 1740 Fim: 1740 |
Local de Actividade | Santarém, Portugal |
Biografia
Dados biográficos
Inácio da Piedade Vasconcellos era natural de Santarém, tendo nascido em 28 de março de 1676. Foi filho de André Duarte de Vasconcellos, cavaleiro da Ordem Militar de São Tiago e mestre de campo do Reino de Angola, e de D. Antónia de Andrade Gouvea e Miranda. Aos 19 anos recebeu o hábito de cónego secular da Congregação de S. João Evangelista, encontrando-se a estudar ciências escolásticas no Colégio de Évora.
Carreira
Movendo-se em círculos eruditos (por exemplo, fazendo parte da Academia dos Laureados fundada em Santarém em 1721), este dedicou-se à estatuaria, escrevendo e publicando ainda sobre arquitetura e pintura. Da sua obra destaca-se Artefactos Simmetriacos, e Geometricos (1733), na qual recolhe e cataloga temas da tratadística normativa coeva, bem como a Historia de Santarem edificada (1740), onde inventaria o acervo artístico da vila.
Outras informações
A obra dos Artefactos symetriacos e geométricos (1733) incide na definição de uma regulação absoluta e matemática das formas, do elemento construtivo à figura humana. Antecedida por uma antologia poética - 22 poemas em louvor da Arte, atestando a pretensa relação coeva entre a pintura e a poesia -, a obra organiza-se em quatro livros que apresentam sequencialmente assuntos relativos à figura humana, normalização iconográfica, regulação geométrica da construção e teoria das ordens. Aí, identificam-se referências a Diego de Sagredo; Sebastião Serlio; Daniele Barbaro; Vignola; Palladio; Pietro Cataneo; Juan de Arphe y Villafañe; Giovanantonio Rusconi; Vicenzo Scamozzi; Giuseppe Viola Zanine; e Frei Lourenço de S. Nicolau. Contudo, a obra foi severamente criticada por Machado de Castro, que a classifica como não mais do que “uma compilação de desvarios, posto que contenha algumas cousas toleráveis”.
A Inácio Piedade Vasconcelos foi ainda atribuída uma das traduções para português da Perspectia pictorum et architectorum (1693/1700) de Andrea Pozzo[1]. A tradução manuscrita, datada de cerca de 1730/45[2], foi descoberta pelo Prof. Flávio Gonçalves e é denominada de Primeira parte de prospectiva de Pintores e Arquitectura. Executada em Santarém, Raggi considerou a sua atribuição a Luís Gonçalves Sena (1713-1790)[3], pela proximidade entre os esquemas de Pozzo e o aplicado pelo pintor na quadratura da abóbada da capela-mor da igreja do Colégio da Companhia em Santarém, a par da escolha da paleta de cores da obra, ou ao Padre Manuel Pereira, segundo Serrão[4], membro de academia literária da cidade. A atribuição a Inácio da Piedade Vasconcellos advém da coincidência espacial e temporal deste autor com a de produção do manuscrito, a par da sua actividade enquanto escultor, “Esculpio em barro muitas estátuas, e tambem as sabia fundir em metaes”[5], uma vez que o manuscrito interrompe a tradução da obra de Pozzo para introduzir apontamentos sobre a escultura de barro.
O manuscrito identifica na portada a edição a partir da qual se executou a tradução: a edição bilingue de Jeremias Wolf (latim/alemão), impressa por Johann Boxbarth de Augsburg em 1719 e que condensa num só volume ambos os tomos da obra, a mesma usada pelo Padre João Saraiva na sua tradução em depósito na Biblioteca de Coimbra.
Obras
Em 1719, é-lhe atribuída a autoria do manuscrito: Primeira parte de prospectiva de Pintores e Arquitectura. Mostrase o methodo mais fasil e espedito de deliniar com estilo prospetico, tudo aquilo que pertence a Arquitetura, inventado e [?], e primeiramente publicado em Roma, por Fr. Andre Poço, da Companhia de Jesus. Porem agora pª favor, e uzo dos estudiozos não muytos sientes desta Arte, se fes de velume mais piqueno, por João Boxbartlo, empresor. Anno 1719. Fundo Flávio Gonçalves (BMRP) Cota: BMRP - BFG 5203/Reservados. Biblioteca Municipal Rosa Peixoto.
Em 1733, publica: Artefactos symetriacos e geometricos advertidos e descobertos pela industriosa perfeição das artes escultuaria, architectonica, e da pintura. Com certos fundamentos, e regras infalliveis para a symmetria dos corpos humanos, escultura e pintura dos deoses fabulosos, e noticia de suas propriedades, para as cinco ordens de architectura, e suas figuras geométricas, e para alguns novos, e curiosíssimos artefactos de grandes utilidades. Lisboa: Joseph Antonio da Sylva.
Em 1740, publica: História de Santarém edificada: que dá noticia da sua fundação, e das couzas mais notaveis nella succedidas: a saber das fundaçoens de todas as suas Igrejas, assim das paroquias, como dos conventos, e ermidas, dos prodigiosos milagres ali succedidos... Primeira (-segunda parte) / composta pelo padre Ignacio da Piedade e Vasconcellos...; dada à luz por hum curioso amante da ditta Villa. Lisboa: Jozè Francisco Mendes & Antonio Costa.
Notas
- ↑ João Cabeleira. Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português. (PhD thesis, Universidade do Minho, 2015);
- ↑ Vítor Serrão. História da Arte em Portugal, o Barroco. (Lisboa: Presença, 2003).
- ↑ Giuseppina Raggi. Arquitecturas do engano: a longa construção da ilusão. (PhD thesis, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2004), 593.
- ↑ Vítor Serrão. História da Arte em Portugal, o Barroco. (Lisboa: Presença, 2003).
- ↑ Cirilo Volkmar Machado. Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portugueses, e dos Estrangeiros, Que Estiverão em Portugal. (Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva,1823), 202.
Fontes
Barbosa Machado, Diogo. Bibliotheca Lusitana Historica, Critica, e ChronoIogica, Na qual se Comprehende a noticia dos Authores Portuguezes, e das Obras, que compozeraõ desde o tempo da promulgação da Ley da Graça até o tempo presente.Tomo II. Lisboa: Ignacio Rodrigues, 1747.
Francisco da Silva, Inocêncio. Diccionário bibliographico portuguez: estudos de Innocêncio Francisco da Silva aplicáveis a Portugal e ao Brazil, Tomo III. Lisboa: Imprensa Nacional, 1859.
Machado Castro, Joaquim. Descripção analytica da Estatua Equestre do senhor Rei fidelíssimo D. José I. Lisboa; Imprensa Régia, 1810.
Volkmar Machado, Cirilo. Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portugueses, e dos Estrangeiros, Que Estiverão em Portugal. Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
Bibliografia
Batata, Maria. “A escultura barroca em terracota de Santarém.” Master thesis., Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014.
Cabeleira, João. “Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português.” PhD thesis., Universidade do Minho, 2015.
Pires, Cândida. “«Artefactos symmetriacos e geometricos ...» - um tratado de artes visuais do século XVIII.” Master thesis., Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2001.
Raggi, Giuseppina. "Arquitecturas do engano: a longa construção da ilusão". PhD thesis, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2004.
Serrão, Vítor. História da Arte em Portugal, o Barroco. Lisboa: Presença, 2003.
Varela Gomes, Paulo. “O regresso à Ordem (e às Ordens). Aspectos da Cultura Arquitetónica em Portugal na época do Padre Inácio da Piedade Vasconcelos. (1674 -1747)”. In Revista Barroco, nº 15 (1992), pp. 147 -157.
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
João Cabeleira
Lab2PT - Universidade do Minho
http://orcid.org/0000-0002-6800-8557
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Cabeleira, João. "Inácio Piedade Vasconcelos", in eViterbo. Lisboa: CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 2022. (última modificação: 03/07/2023). Consultado a 22 de maio de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/In%C3%A1cio_Piedade_Vasconcelos. DOI: https://doi.org/10.34619/qrjb-cfoi
Citar este artigo
- Inácio Piedade Vasconcelos (última modificação: 03/07/2023). eViterbo. Visitado em 22 de maio de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/In%C3%A1cio_Piedade_Vasconcelos