Inácio Vieira: diferenças entre revisões

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=== Dados biográficos === <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
=== Dados biográficos === <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
Natural de Lisboa, é filho de Luiz Vieira Garcia e Maria da Silva Machado, entrando para a Casa Professa em 1692.
Inácio Vieira era natural de Lisboa e nasceu em 1678. Foi filho de Luiz Vieira Garcia e Maria da Silva Machado. Entrou para a Casa Professa de São Roque da Companhia de Jesus em Lisboa em 1692. Faleceu naquela cidade em 1739.


===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
Inácio Vieira lecciona Humanidades e Retórica no Colégio de Santo Antão de Lisboa entre 1701 e 1704 transferindo-se para o Colégio de Jesus de Coimbra por dois anos onde ensina Matemática. Regressado a Lisboa dedica-se de 1709 a 1720 ao ensino na ''Aula da Sphera'' do Colégio de Santo Antão. Foi Reitor do Colégio de S. Patrício e, posteriormente, do Colégio de Santo Antão de 1734 a 1737. Era confessor do Infante D. Pedro, filho de D. João V. Falece em Lisboa em 1739
Inácio Vieira teve carreira de docente, tendo leccionado as disciplinas de Humanidades e Retórica no Colégio de Santo Antão-o-Novo de Lisboa entre 1701 e 1704. Então, transferiu-se para o Colégio de Jesus de Coimbra por dois anos onde ensinou Matemática. Regressado a Lisboa dedica-se de 1709 a 1720 ao ensino na [[Aula da Esfera do Colégio de Santo Antão]]. Foi reitor do Colégio de São Patrício e, posteriormente, do Colégio de Santo Antão entre 1734 a 1737. Era confessor do Infante D. Pedro, filho de D. João V.


Do seu percurso permanece por clarificar a actividade e rede de relações estabelecidas aquando da permanência em Roma por quatro anos enquanto ajudante do secretário-geral da Companhia de Jesus.
Do seu percurso permanece por clarificar a actividade e rede de relações estabelecidas aquando da permanência em Roma por quatro anos enquanto ajudante do secretário-geral da Companhia de Jesus.


===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->
A obra de Inácio Vieira confronta e sintetiza conteúdos da reflexão pré-moderna e moderna, nomeadamente os presentes nos compêndios científicos jesuítas. A prevalência da citação directa a autores filiados na Casa Professa atesta o vigor da máquina propagandística da ordem na difusão científica. Apesar de permanecerem manuscritos, os conteúdos da obra de Vieira terão sido difundidos a partir do Colégio de Santo Antão, sendo provável o seu uso como guia nas lições de Inácio Vieira na Aula da Sphera.  
A obra de Inácio Vieira confronta e sintetiza conteúdos da reflexão pré-moderna e moderna, nomeadamente os presentes nos compêndios científicos jesuítas. A prevalência da citação directa a autores filiados na Casa Professa atesta o vigor da máquina propagandística da ordem na difusão científica. Apesar de permanecerem manuscritos, os conteúdos da obra de Vieira terão sido difundidos a partir da Aula da Esfera do Colégio de Santo Antão, sendo provável o seu uso como guia nas lições lidas por si.  


Da sua obra, o manuscrito que lida mais de perto com matéria da construção é o ''Tractado de Prospectiva'' (1716) organizado em 6 Quadros que sistematizam os conteúdos da perspectiva, dos fundamentos à sua aplicação prática, passando pela composição da arquitectura. Os quadros são, por ordem de colocação: ''Dos fundam[en]tos da Perspectiva'' (f.004); ''Schnografia projecta'' (f.034); ''Dos pontos q[ue] chamão Accidentais, e das apparencias dos corpos de qualquer sorte inclinados'' (f.222); ''Dos tetos, e abóbedas'' (f.270); ''Da compozição da varias taboas por sy só, e a reflecção, e as sombras'' (f.298); ''De hum instrom[en]to útil p[ar]a a praxe'' (f.333). A sequência é interrompida entre o segundo e terceiro quadro por uma ''Digressão opportuna Da Architetonica Civil. Linha única das ordens desta Sciencia'' (f.090). Ainda no final acrescenta-se um ''Additamento'' onde se expõe o ''Methodo do irmão Pozzo com q[ue] trata colunas espirais'' (f.360)''.''
Da sua obra, o manuscrito que lida mais de perto com matéria da construção é o ''Tractado de Prospectiva'', datado de 1716 e organizado em seis quadros que sistematizam os conteúdos da perspectiva, dos fundamentos à sua aplicação prática, passando pela composição da arquitectura. Os quadros são, por ordem de colocação: ''Dos fundam[en]tos da Perspectiva'' (f.004); ''Schnografia projecta'' (f.034); ''Dos pontos q[ue] chamão Accidentais, e das apparencias dos corpos de qualquer sorte inclinados'' (f.222); ''Dos tetos, e abóbedas'' (f.270); ''Da compozição da varias taboas por sy só, e a reflecção, e as sombras'' (f.298); ''De hum instrom[en]to útil p[ar]a a praxe'' (f.333). A sequência é interrompida entre o segundo e terceiro quadro por uma ''Digressão opportuna Da Architetonica Civil. Linha única das ordens desta Sciencia'' (f.090). Ainda no final acrescenta-se um ''Additamento'' onde se expõe o ''Methodo do irmão Pozzo com q[ue] trata colunas espirais'' (f.360)''.''


Na ''Digressão opportuna Da Architetonica Civil. Linha única das ordens desta Sciencia'' (f.090), Vieira explora as ordens arquitectónicas e princípios compositivos da construção. Neste artigo, e desviando-se dos conteúdos das suas principais fontes, Vieira justifica a pertinência desta digressão numa obra de perspectiva por ''“(…) não poder dar hum passo sem conhecer os princípios porporçoens, e medidas das cinco ordens, q[ue] a Architetura Civil comprehende não merecerá assim tomar quem p[ar]a servir a coriozid[ad]e; e formar hu perspetico tratar juntam[en]te da Architetonica; pois todos sabemos, q[ue] a perspetiva tida se empenha em formar em plano com cores, e pincel a valentia da Architetura, expondo com todos resaltos e sacadas, medidas, e porporçoens, o q[ue] o'' (f.091) ''architeto mais destro pôs em sólido p[ar]a admiração da arte, e ornato dos edifícios, e gostozo galenteio da vista.”''<ref>Vieira, Inácio. <i>Tractado de Prospectiva</i>. Manuscrito. COD 5170, f. f.090-091. Biblioteca Nacional de Portugal</ref> Defendendo a necessidade da representação arquitectónica obedecer aos princípios compositivos da arquitectura ‘sólida’, o autor é inspirado por Pozzo que nos ''Avvisi ai principianti'' refere que a prática da perspectiva exige o conhecimento e prática subjacente ao desenho da arquitectura, ou ainda pela figura da portada do mesmo tratado que expõe num estudio de desenho as obras de Vitrúvio, Palladio e Vignola. De facto as estampas, com as figuras que sustentam o discurso da arquitectura e das suas ordens, remetem à figura de Pozzo, ''Ordines Architecturae, desumpti ex Palladio & Scamozzie'' (figura sem número colocada entre a 52ª e 53ª), mas o texto não. Tanto os esquemas como o discurso seguem no essencial a ''Arte y uso de la architectura'' (1639), de Frei Lourenço de São Nicolau, cruzando-o com outras autoridades.  
Na ''Digressão opportuna Da Architetonica Civil. Linha única das ordens desta Sciencia'' (f.090), Vieira explora as ordens arquitectónicas e princípios compositivos da construção. Neste artigo, e desviando-se dos conteúdos das suas principais fontes, Vieira justifica a pertinência desta digressão numa obra de perspectiva por ''“''(…) ''não poder dar um passo sem conhecer os princípios proporções, e medidas das cinco ordens, q[ue] a Arquitetura Civil compreende não merecerá assim tomar quem p[ar]a servir a curiosid[ad]e; e formar o'' [sic] ''perspetico tratar juntam[en]te da Arquitetónica; pois todos sabemos, q[ue] a perspectiva tida se empenha em formar em plano com cores, e pincel a valentia da Arquitetura, expondo com todos ressaltos e sacadas, medidas, e proporções, o q[ue] o'' (f.091) ''arquiteto mais destro pôs em sólido p[ar]a admiração da arte, e ornato dos edifícios, e gostoso'' [sic] ''galenteio da vista”''<ref>Biblioteca Nacional de Portugal, Códice 5170, f. 090-091. Inácio Vieira, <i>Tractado de Prospectiva.</i> Manuscrito. 1716.</ref>. Defendendo a necessidade da representação arquitectónica obedecer aos princípios compositivos da arquitectura "''sólida''", o autor é inspirado por Pozzo, que nos ''Avvisi ai principianti'' refere que a prática da perspectiva exige o conhecimento e prática subjacente ao desenho da arquitectura, ou ainda pela figura da portada do mesmo tratado que expõe num estúdio de desenho as obras de Vitrúvio, Palladio e Vignola. De facto as estampas, com as figuras que sustentam o discurso da arquitectura e das suas ordens, remetem à figura de Pozzo, ''Ordines Architecturae, desumpti ex Palladio & Scamozzie'' (figura sem número colocada entre a 52ª e 53ª), mas o texto não. Tanto os esquemas como o discurso seguem no essencial a ''Arte y uso de la architectura'' (1639), de Frei Lourenço de São Nicolau, cruzando-o com outras autoridades.  


==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui-->
==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui-->


Vieira, Inácio. ''Tratado Da Chiromancia'', 1712. Manuscrito. COD 4324. Biblioteca Nacional de Portugal.
Vieira, Inácio. ''Tratado Da Chiromancia.'' 1712. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, Código 4324.  


Vieira, Inácio. ''Tratado de Astrologia e Chiromancia'', 1712. Manuscrito. ML 2132. Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Vieira, Inácio. ''Tratado de Astrologia e Chiromancia.'' 1712. Manuscrito. Arquivo Nacional da Torre do Tombo, ML 2132.


Vieira, Inácio. ''Tratado da Mathematico da Castrologia''. 1709-20. Manuscrito. COD 5172. Biblioteca Nacional de Portugal.  
Vieira, Inácio. ''Tratado da Mathematico da Castrologia''. 1709-20. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, Códice 5172.  


Vieira, Inácio. ''Astronomia''. 1709. Manuscrito. COD 2111. Biblioteca Nacional de Portugal.    
Vieira, Inácio. ''Astronomia''. 1709. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, Códice 2111.    


Vieira, Inácio. ''Astronomia''. 1710. Manuscrito. ML 2044. Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Vieira, Inácio. ''Astronomia''. 1710. Manuscrito. Arquivo Nacional da Torre do Tombo, ML 2044.


Vieira, Inácio. ''Mathematico da Pyrotechnica''. 1705. Manuscrito. COD MSS. 22. Biblioteca Nacional de Portugal.
Vieira, Inácio. ''Mathematico da Pyrotechnica''. 1705. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, MSS. 22.


Vieira, Inácio. ''Tractado da Óptica''. 1714. Manuscrito. COD 5169. Biblioteca Nacional de Portugal.   
Vieira, Inácio. ''Tractado da Óptica''. 1714. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, Códice 5169.   


Vieira, Inácio. ''Tractado de Prospectiva'', 1716''.'' Manuscrito. COD 5170. Biblioteca Nacional de Portugal.  
Vieira, Inácio. ''Tractado de Prospectiva.'' 1716''.'' Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, 5170.  


Vieira, Inácio. ''Tratado de Catoptrica'', 1716. Manuscrito. COD 5165/1. Biblioteca Nacional de Portugal.     
Vieira, Inácio. ''Tratado de Catoptrica.'' 1716. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, Códice 5165/1.     


Vieira, Inácio. ''Tractado de Dióptrica''. c. 1717. Manuscrito. COD 5165/2). Biblioteca Nacional de Portugal.   
Vieira, Inácio. ''Tractado de Dióptrica''. c. 1717. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, Códice 5165/2.   


Vieira, Inácio. ''Hydrografia ou arte de navegar''. c. 1712. Manuscrito. COD 5171. Biblioteca Nacional de Portugal.
Vieira, Inácio. ''Hydrografia ou arte de navegar''. c. 1712. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, Códice 5171.


Obras atribuídas:


Vieira, Inácio (atr.). ''Elementos das Mathematic[As].'' 1709/1720. Manuscrito. COD 6205//1. Biblioteca Nacional de Portugal.
Obras atribuídas a Inácio Vieira:


Vieira, Inácio (atr.). Tratado de Ótica. Manuscrito. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro)
Vieira, Inácio (atr.). ''Elementos das Mathematic[As].'' 1709/1720. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, Códice  6205//1.


Vieira, Inácio (atr.). Tratado de ''Prospectiva''. Manuscrito. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro)
Vieira, Inácio (atr.). ''Tratado de Ótica''. Manuscrito. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, 02,01,020.


Cópia manuscrita de outros autores por Vieira:
Vieira, Inácio (atr.). Tratado de ''Prospectiva''. Manuscrito. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, 02,01,020.


Vieira, Inácio (atr.). ''Elementos das mathematic[as] ou Tractado da Grandeza em Geral''. c.1720. Manuscrito. COD 5194//1). Biblioteca Nacional de Portugal.
<br />Cópia manuscrita de outros autores por Inácio Vieira:


==Notas==<!-- a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago full note with bibliography-->
Vieira, Inácio (atr.). ''Elementos das mathematic[as] ou Tractado da Grandeza em Geral''. c.1720. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, Códice 5194//1.
''[[:Ficheiro:///C:/CABELEIRA/PROJECTOS/2019 TechNetEmpire/2019 Outubro/Ficha Inácio Vieira.docx# ftn1|'''[1]''']]''  Vieira, Inácio. ''Tractado de Prospectiva''. Manuscrito. COD 5170, f. f.090-091. Biblioteca Nacional de Portugal. 
 
==Notas==
<references />
<references />


==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
Barbosa Machado, Diogo. ''Bibliotheca Lusitana Historica, Critica, e ChronoIogica, Na qual se Comprehende a noticia dos Authores Portuguezes, e das Obras, que compozeraõ desde o tempo da promulgação da Ley da Graça até o tempo presente''.Tomo II. Lisboa: Ignacio Rodrigues, 1747.
Biblioteca Nacional de Portugal, Códice 5170, f. 090-091. Inácio Vieira, <i>Tractado de Prospectiva.</i> Manuscrito. 1716.
 
Barbosa Machado, Diogo. ''Bibliotheca Lusitana Historica, Critica, e ChronoIogica, Na qual se Comprehende a noticia dos Authores Portuguezes, e das Obras, que compozeraõ desde o tempo da promulgação da Ley da Graça até o tempo presente''. T. 2. Lisboa: Ignacio Rodrigues, 1747[https://am.uc.pt/bibletras/item/58568 .]


==Bibliografia == <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
==Bibliografia == <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
Albuquerque, Luís de. ''A "Aula de Esfera" do Colégio de Santo Antão no século XVII.'' Lisboa: Junta de Investigação do Ultramar, 1972.
Albuquerque, Luís de. ''A "Aula de Esfera" do Colégio de Santo Antão no século XVII.'' Lisboa: Junta de Investigação do Ultramar, 1972.


Cabeleira, João. “Inácio Vieira: Optics and Perspective. Instruments towards a sensitive space” ''Nexus Network Journal, Architecture and Mathematics'' 13, . 2, (2011): 315-335. Kim Williams Books
Cabeleira, João. “Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português". Tese de Doutoramento, Universidade do Minho, 2015[https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/38969 .]
 
Cabeleira, João. “Inácio Vieira: Optics and Perspective. Instruments towards a sensitive space”. ''Nexus Network Journal, Architecture and Mathematics'' 13, no. 2 (2011): 315-335.


Cabeleira, João. “Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português.” PhD thesis., Universidade do Minho, 2015. <nowiki>http://hdl.handle.net/1822/38969</nowiki>
Cabeleira, João. “Perspectiva pictorum et architectorum. Scientific and artistic networks. From Rome to Lisbon, from Lisbon to Brazil”. Em ''Dalle spiaggie latine alla real Lisbona. Relações culturais e transferências entre Roma e Lisboa no século XVIII'', edição por Pilar Diez del Corral Corredoira. Évora: Cidehus, [2022].


Cabeleira, João and Xavier, João Pedro, “Projecting Quadratura image. Euclidean propositions and common practices at painter’s workshop.''Nexus Network Journal, Architecture and Mathematics'' 18, . 2 (2016): 651-668. Kim Williams Books
Cabeleira, João, e João Pedro Xavier. “Projecting Quadratura image. Euclidean propositions and common practices at painter’s workshop”. ''Nexus Network Journal, Architecture and Mathematics'' 18, no. 2 (2016): 651-668.  


Leitão, Henrique. ''Sphaera mundi: a ciência na aula da esfera: manuscritos científicos do Colégio de Santo Antão nas colecções da BNP''. Lisboa: Biblioteca Nacional, 2008.
Leitão, Henrique. ''Sphaera mundi: a ciência na aula da esfera: manuscritos científicos do Colégio de Santo Antão nas colecções da BNP''. Lisboa: Biblioteca Nacional, 2008.


Leitão, Henrique and Mello, Magno Moraes. “A pintura barroca e a cultura matemática dos jesuítas: o Tractado de prospectiva de Inácio Vieira, S.J. (1715)”. ''Revista de História da Arte'', sep nº. 1 (2005):  94-142. UNL
Leitão, Henrique, e Magno Moraes Mello. “A pintura barroca e a cultura matemática dos jesuítas: o Tractado de prospectiva de Inácio Vieira, S.J. (1715)”. ''Separata da Revista de História da Arte'', no. 1 (2005):  94-142.


Mello, Magno Moraes. “De Bacherelli aux Jésuites. Itinéraire de la perspective à la cour portugaise au XVIII<sup>e</sup> siècle” In ''L'Artiste et L'Œuvre a L'Epreuve de la Perspective'' by Cojannot-Le Blanc, Marianne; Dalai, Marisa; Dubourg Glatigny, Pascal. Roma: Ecole Française de Rome, 2006.  
Mello, Magno Moraes. “De Bacherelli aux Jésuites. Itinéraire de la perspective à la cour portugaise au XVIII<sup>e</sup> siècle”. Em ''L'Artiste et L'Œuvre a L'Epreuve de la Perspective.'' Roma: Ecole Française de Rome, 2006.  


Mello, Magno Moraes; Romeiro, Adriana. ''Cultura Arte e História: a Contribuição dos Jesuítas Entre os Séculos XVI e XIX.'' Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2014
Mello, Magno Moraes, e Adriana Romeiro. ''Cultura Arte e História: a Contribuição dos Jesuítas Entre os Séculos XVI e XIX.'' Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2014.


Ribeiro, Marília de Azambuja. “Literatura artística nas bibliotecas dos colégios jesuíticos de Lisboa” ''Varia Historia'' 29, . 50, (2013): 421-433. UFMG
Ribeiro, Marília de Azambuja. “Literatura artística nas bibliotecas dos colégios jesuíticos de Lisboa”. ''Varia Historia'' 29, no. 50 (2013): 421-433.


Trindade, António Oriol. ''A Pintura Integrada em Tecto e Abóbadas e a Perspectiva Linear.'' Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2015. 
Trindade, António Oriol. ''A Pintura Integrada em Tecto e Abóbadas e a Perspectiva Linear.'' Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2015. 


Xavier, João Pedro; Cabeleira, João. “Scenography. Theoretical speculation and practical application through perspective teaching in Portuguese Jesuit colleges.” In ''Prospettive Architettoniche. Conservazione digitale, divulgazione e studio,'' Volume II, Tomo I, 119-134. Roma: Sapienza universitá editrice, 2016. 
Xavier, João Pedro, e João Cabeleira. “Scenography. Theoretical speculation and practical application through perspective teaching in Portuguese Jesuit colleges". Em ''Prospettive Architettoniche. Conservazione digitale, divulgazione e studio,'' 2(1):119-134. Roma: Sapienza universitá editrice, 2016. 
==Autor(es) do artigo==
João Cabeleira


==Ligações Externas== <!--Ligações externas a sítios de internet, etc. que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->
Lab2PT - Universidade do Minho


<!-- Comentários vossos e bibliografia citada pelas fontes -->
http://orcid.org/0000-0002-6800-8557
==Autor(es) do artigo==


==Financiamento==
==Financiamento==
Linha 359: Linha 364:


==DOI==
==DOI==
<!--A acrescentar posteriormente-->
https://doi.org/10.34619/hftr-eqru
 
==Citar este artigo==
==Citar este artigo==
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Edição atual desde as 14h00min de 12 de julho de 2023


Inácio Vieira
Nome completo Inácio Vieira
Outras Grafias Ignacio Vieira
Pai Luiz Vieira Garcia
Mãe Maria da Silva Machado
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento 1678
Lisboa, Portugal
Morte 1739
Lisboa, Portugal
Sexo Masculino
Religião Cristã
Residência
Residência Lisboa, Portugal

Residência Coimbra, Coimbra, Portugal
Formação
Formação Instrução básica
Data Início: 1692
Local de Formação Lisboa, Lisboa, Portugal
Cargos
Cargo Professor
Data Início: 1701
Fim: 1704

Cargo Professor

Cargo Professor
Data Início: 1709
Fim: 1720

Cargo Director

Cargo Director
Data Início: 1734
Fim: 1737
Actividade
Actividade Autoria de texto
Data Início: 1705
Fim: 1720
Local de Actividade Portugal


Biografia

Dados biográficos

Inácio Vieira era natural de Lisboa e nasceu em 1678. Foi filho de Luiz Vieira Garcia e Maria da Silva Machado. Entrou para a Casa Professa de São Roque da Companhia de Jesus em Lisboa em 1692. Faleceu naquela cidade em 1739.

Carreira

Inácio Vieira teve carreira de docente, tendo leccionado as disciplinas de Humanidades e Retórica no Colégio de Santo Antão-o-Novo de Lisboa entre 1701 e 1704. Então, transferiu-se para o Colégio de Jesus de Coimbra por dois anos onde ensinou Matemática. Regressado a Lisboa dedica-se de 1709 a 1720 ao ensino na Aula da Esfera do Colégio de Santo Antão. Foi reitor do Colégio de São Patrício e, posteriormente, do Colégio de Santo Antão entre 1734 a 1737. Era confessor do Infante D. Pedro, filho de D. João V.

Do seu percurso permanece por clarificar a actividade e rede de relações estabelecidas aquando da permanência em Roma por quatro anos enquanto ajudante do secretário-geral da Companhia de Jesus.

Outras informações

A obra de Inácio Vieira confronta e sintetiza conteúdos da reflexão pré-moderna e moderna, nomeadamente os presentes nos compêndios científicos jesuítas. A prevalência da citação directa a autores filiados na Casa Professa atesta o vigor da máquina propagandística da ordem na difusão científica. Apesar de permanecerem manuscritos, os conteúdos da obra de Vieira terão sido difundidos a partir da Aula da Esfera do Colégio de Santo Antão, sendo provável o seu uso como guia nas lições lidas por si.  

Da sua obra, o manuscrito que lida mais de perto com matéria da construção é o Tractado de Prospectiva, datado de 1716 e organizado em seis quadros que sistematizam os conteúdos da perspectiva, dos fundamentos à sua aplicação prática, passando pela composição da arquitectura. Os quadros são, por ordem de colocação: Dos fundam[en]tos da Perspectiva (f.004); Schnografia projecta (f.034); Dos pontos q[ue] chamão Accidentais, e das apparencias dos corpos de qualquer sorte inclinados (f.222); Dos tetos, e abóbedas (f.270); Da compozição da varias taboas por sy só, e a reflecção, e as sombras (f.298); De hum instrom[en]to útil p[ar]a a praxe (f.333). A sequência é interrompida entre o segundo e terceiro quadro por uma Digressão opportuna Da Architetonica Civil. Linha única das ordens desta Sciencia (f.090). Ainda no final acrescenta-se um Additamento onde se expõe o Methodo do irmão Pozzo com q[ue] trata colunas espirais (f.360).

Na Digressão opportuna Da Architetonica Civil. Linha única das ordens desta Sciencia (f.090), Vieira explora as ordens arquitectónicas e princípios compositivos da construção. Neste artigo, e desviando-se dos conteúdos das suas principais fontes, Vieira justifica a pertinência desta digressão numa obra de perspectiva por (…) não poder dar um passo sem conhecer os princípios proporções, e medidas das cinco ordens, q[ue] a Arquitetura Civil compreende não merecerá assim tomar quem p[ar]a servir a curiosid[ad]e; e formar o [sic] perspetico tratar juntam[en]te da Arquitetónica; pois todos sabemos, q[ue] a perspectiva tida se empenha em formar em plano com cores, e pincel a valentia da Arquitetura, expondo com todos ressaltos e sacadas, medidas, e proporções, o q[ue] o (f.091) arquiteto mais destro pôs em sólido p[ar]a admiração da arte, e ornato dos edifícios, e gostoso [sic] galenteio da vista”[1]. Defendendo a necessidade da representação arquitectónica obedecer aos princípios compositivos da arquitectura "sólida", o autor é inspirado por Pozzo, que nos Avvisi ai principianti refere que a prática da perspectiva exige o conhecimento e prática subjacente ao desenho da arquitectura, ou ainda pela figura da portada do mesmo tratado que expõe num estúdio de desenho as obras de Vitrúvio, Palladio e Vignola. De facto as estampas, com as figuras que sustentam o discurso da arquitectura e das suas ordens, remetem à figura de Pozzo, Ordines Architecturae, desumpti ex Palladio & Scamozzie (figura sem número colocada entre a 52ª e 53ª), mas o texto não. Tanto os esquemas como o discurso seguem no essencial a Arte y uso de la architectura (1639), de Frei Lourenço de São Nicolau, cruzando-o com outras autoridades.  

Obras

Vieira, Inácio. Tratado Da Chiromancia. 1712. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, Código 4324.

Vieira, Inácio. Tratado de Astrologia e Chiromancia. 1712. Manuscrito. Arquivo Nacional da Torre do Tombo, ML 2132.

Vieira, Inácio. Tratado da Mathematico da Castrologia. 1709-20. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, Códice 5172.

Vieira, Inácio. Astronomia. 1709. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, Códice 2111.  

Vieira, Inácio. Astronomia. 1710. Manuscrito. Arquivo Nacional da Torre do Tombo, ML 2044.

Vieira, Inácio. Mathematico da Pyrotechnica. 1705. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, MSS. 22.

Vieira, Inácio. Tractado da Óptica. 1714. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, Códice 5169.

Vieira, Inácio. Tractado de Prospectiva. 1716. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, 5170.

Vieira, Inácio. Tratado de Catoptrica. 1716. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, Códice 5165/1.  

Vieira, Inácio. Tractado de Dióptrica. c. 1717. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, Códice 5165/2.

Vieira, Inácio. Hydrografia ou arte de navegar. c. 1712. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, Códice 5171.


Obras atribuídas a Inácio Vieira:

Vieira, Inácio (atr.). Elementos das Mathematic[As]. 1709/1720. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, Códice 6205//1.

Vieira, Inácio (atr.). Tratado de Ótica. Manuscrito. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, 02,01,020.

Vieira, Inácio (atr.). Tratado de Prospectiva. Manuscrito. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, 02,01,020.


Cópia manuscrita de outros autores por Inácio Vieira:

Vieira, Inácio (atr.). Elementos das mathematic[as] ou Tractado da Grandeza em Geral. c.1720. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal, Códice 5194//1.

Notas

  1. Biblioteca Nacional de Portugal, Códice 5170, f. 090-091. Inácio Vieira, Tractado de Prospectiva. Manuscrito. 1716.

Fontes

Biblioteca Nacional de Portugal, Códice 5170, f. 090-091. Inácio Vieira, Tractado de Prospectiva. Manuscrito. 1716.

Barbosa Machado, Diogo. Bibliotheca Lusitana Historica, Critica, e ChronoIogica, Na qual se Comprehende a noticia dos Authores Portuguezes, e das Obras, que compozeraõ desde o tempo da promulgação da Ley da Graça até o tempo presente. T. 2. Lisboa: Ignacio Rodrigues, 1747.

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Autor(es) do artigo

João Cabeleira

Lab2PT - Universidade do Minho

http://orcid.org/0000-0002-6800-8557

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

https://doi.org/10.34619/hftr-eqru

Citar este artigo

Cabeleira, João. "Inácio Vieira", in eViterbo. Lisboa: CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 2022. (última modificação: 12/07/2023). Consultado a 15 de maio de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/In%C3%A1cio_Vieira. DOI: https://doi.org/10.34619/hftr-eqru