Inácio Vieira: diferenças entre revisões
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Revisão das 12h20min de 27 de fevereiro de 2023
Inácio Vieira | |
---|---|
Nome completo | Inácio Vieira |
Outras Grafias | Ignacio Vieira |
Pai | Luiz Vieira Garcia |
Mãe | Maria da Silva Machado |
Cônjuge | valor desconhecido |
Filho(s) | valor desconhecido |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | 1678 Lisboa, Portugal |
Morte | 1739 Lisboa, Portugal |
Sexo | Masculino |
Religião | Cristã |
Residência | |
Residência | Lisboa, Portugal |
Residência | Coimbra, Coimbra, Portugal |
Formação | |
Formação | Instrução básica |
Data | Início: 1692 |
Local de Formação | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Cargos | |
Cargo | Professor |
Data | Início: 1701 Fim: 1704 |
Cargo | Professor |
Cargo | Professor |
Data | Início: 1709 Fim: 1720 |
Cargo | Director |
Cargo | Director |
Data | Início: 1734 Fim: 1737 |
Actividade | |
Actividade | Autoria de texto |
Data | Início: 1705 Fim: 1720 |
Local de Actividade | Portugal |
Biografia
Dados biográficos
Natural de Lisboa, é filho de Luiz Vieira Garcia e Maria da Silva Machado, entrando para a Casa Professa em 1692. Falece em Lisboa em 1739.
Carreira
Inácio Vieira lecciona Humanidades e Retórica no Colégio de Santo Antão-o-Novo de Lisboa entre 1701 e 1704 transferindo-se para o Colégio de Jesus de Coimbra por dois anos onde ensina Matemática. Regressado a Lisboa dedica-se de 1709 a 1720 ao ensino na Aula da Esfera do Colégio de Santo Antão. Foi Reitor do Colégio de S. Patrício e, posteriormente, do Colégio de Santo Antão de 1734 a 1737. Era confessor do Infante D. Pedro, filho de D. João V.
Do seu percurso permanece por clarificar a actividade e rede de relações estabelecidas aquando da permanência em Roma por quatro anos enquanto ajudante do secretário-geral da Companhia de Jesus.
Outras informações
A obra de Inácio Vieira confronta e sintetiza conteúdos da reflexão pré-moderna e moderna, nomeadamente os presentes nos compêndios científicos jesuítas. A prevalência da citação directa a autores filiados na Casa Professa atesta o vigor da máquina propagandística da ordem na difusão científica. Apesar de permanecerem manuscritos, os conteúdos da obra de Vieira terão sido difundidos a partir da Aula da Esfera do Colégio de Santo Antão, sendo provável o seu uso como guia nas lições de Inácio Vieira.
Da sua obra, o manuscrito que lida mais de perto com matéria da construção é o Tractado de Prospectiva (1716) organizado em 6 Quadros que sistematizam os conteúdos da perspectiva, dos fundamentos à sua aplicação prática, passando pela composição da arquitectura. Os quadros são, por ordem de colocação: Dos fundam[en]tos da Perspectiva (f.004); Schnografia projecta (f.034); Dos pontos q[ue] chamão Accidentais, e das apparencias dos corpos de qualquer sorte inclinados (f.222); Dos tetos, e abóbedas (f.270); Da compozição da varias taboas por sy só, e a reflecção, e as sombras (f.298); De hum instrom[en]to útil p[ar]a a praxe (f.333). A sequência é interrompida entre o segundo e terceiro quadro por uma Digressão opportuna Da Architetonica Civil. Linha única das ordens desta Sciencia (f.090). Ainda no final acrescenta-se um Additamento onde se expõe o Methodo do irmão Pozzo com q[ue] trata colunas espirais (f.360).
Na Digressão opportuna Da Architetonica Civil. Linha única das ordens desta Sciencia (f.090), Vieira explora as ordens arquitectónicas e princípios compositivos da construção. Neste artigo, e desviando-se dos conteúdos das suas principais fontes, Vieira justifica a pertinência desta digressão numa obra de perspectiva por “(…) não poder dar hum passo sem conhecer os princípios porporçoens, e medidas das cinco ordens, q[ue] a Architetura Civil comprehende não merecerá assim tomar quem p[ar]a servir a coriozid[ad]e; e formar hu perspetico tratar juntam[en]te da Architetonica; pois todos sabemos, q[ue] a perspetiva tida se empenha em formar em plano com cores, e pincel a valentia da Architetura, expondo com todos resaltos e sacadas, medidas, e porporçoens, o q[ue] o (f.091) architeto mais destro pôs em sólido p[ar]a admiração da arte, e ornato dos edifícios, e gostozo galenteio da vista”[1]. Defendendo a necessidade da representação arquitectónica obedecer aos princípios compositivos da arquitectura ‘sólida’, o autor é inspirado por Pozzo que nos Avvisi ai principianti refere que a prática da perspectiva exige o conhecimento e prática subjacente ao desenho da arquitectura, ou ainda pela figura da portada do mesmo tratado que expõe num estudio de desenho as obras de Vitrúvio, Palladio e Vignola. De facto as estampas, com as figuras que sustentam o discurso da arquitectura e das suas ordens, remetem à figura de Pozzo, Ordines Architecturae, desumpti ex Palladio & Scamozzie (figura sem número colocada entre a 52ª e 53ª), mas o texto não. Tanto os esquemas como o discurso seguem no essencial a Arte y uso de la architectura (1639), de Frei Lourenço de São Nicolau, cruzando-o com outras autoridades.
Obras
Vieira, Inácio. Tratado Da Chiromancia, 1712. Manuscrito. COD 4324. Biblioteca Nacional de Portugal.
Vieira, Inácio. Tratado de Astrologia e Chiromancia, 1712. Manuscrito. ML 2132. Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Vieira, Inácio. Tratado da Mathematico da Castrologia. 1709-20. Manuscrito. COD 5172. Biblioteca Nacional de Portugal.
Vieira, Inácio. Astronomia. 1709. Manuscrito. COD 2111. Biblioteca Nacional de Portugal.
Vieira, Inácio. Astronomia. 1710. Manuscrito. ML 2044. Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Vieira, Inácio. Mathematico da Pyrotechnica. 1705. Manuscrito. COD MSS. 22. Biblioteca Nacional de Portugal.
Vieira, Inácio. Tractado da Óptica. 1714. Manuscrito. COD 5169. Biblioteca Nacional de Portugal.
Vieira, Inácio. Tractado de Prospectiva, 1716. Manuscrito. COD 5170. Biblioteca Nacional de Portugal.
Vieira, Inácio. Tratado de Catoptrica, 1716. Manuscrito. COD 5165/1. Biblioteca Nacional de Portugal.
Vieira, Inácio. Tractado de Dióptrica. c. 1717. Manuscrito. COD 5165/2). Biblioteca Nacional de Portugal.
Vieira, Inácio. Hydrografia ou arte de navegar. c. 1712. Manuscrito. COD 5171. Biblioteca Nacional de Portugal.
Obras atribuídas:
Vieira, Inácio (atr.). Elementos das Mathematic[As]. 1709/1720. Manuscrito. COD 6205//1. Biblioteca Nacional de Portugal.
Vieira, Inácio (atr.). Tratado de Ótica. Manuscrito. 02,01,020. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro)
Vieira, Inácio (atr.). Tratado de Prospectiva. Manuscrito. 02,01,020. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro)
Cópia manuscrita de outros autores por Vieira:
Vieira, Inácio (atr.). Elementos das mathematic[as] ou Tractado da Grandeza em Geral. c.1720. Manuscrito. COD 5194//1). Biblioteca Nacional de Portugal.
Notas
- ↑ Vieira, Inácio. Tractado de Prospectiva (Manuscrito. COD 5170, Biblioteca Nacional de Portugal), f.090-091.
Fontes
Barbosa Machado, Diogo. Bibliotheca Lusitana Historica, Critica, e ChronoIogica, Na qual se Comprehende a noticia dos Authores Portuguezes, e das Obras, que compozeraõ desde o tempo da promulgação da Ley da Graça até o tempo presente.Tomo II. Lisboa: Ignacio Rodrigues, 1747.
Bibliografia
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Ligações Externas
Autor(es) do artigo
João Cabeleira
Lab2PT - Universidade do Minho
http://orcid.org/0000-0002-6800-8557
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Cabeleira, João. "Inácio Vieira", in eViterbo. Lisboa: CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 2022. (última modificação: 27/02/2023). Consultado a 01 de maio de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/In%C3%A1cio_Vieira. DOI: https://doi.org/10.34619/hftr-eqru
Citar este artigo
- Inácio Vieira (última modificação: 27/02/2023). eViterbo. Visitado em 01 de maio de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/In%C3%A1cio_Vieira