Inácio Piedade Vasconcelos
Inácio Piedade Vasconcelos | |
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Nome completo | Inácio da Piedade Vasconcelos |
Outras Grafias | Ignacio da Piedade Vasconcellos |
Pai | André Duarte de Vasconcellos |
Mãe | D. Antónia de Andrade Gouvea e Miranda |
Cônjuge | valor desconhecido |
Filho(s) | valor desconhecido |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | 28 março 1676 Santarém, Santarém, Portugal |
Morte | 1747 |
Sexo | Masculino |
Religião | Cristã |
Formação | |
Data | Início: 1695 |
Local de Formação | Évora, Portugal |
Actividade | |
Actividade | Autoria de texto |
Data | Início: 1733 Fim: 1733 |
Actividade | Autoria de texto |
Data | Início: 1740 Fim: 1740 |
Local de Actividade | Santarém, Portugal |
Biografia
Dados biográficos
Inácio da Piedade Vasconcellos era natural de Santarém, e nasceu em 28 de março de 1676. Foi filho de André Duarte de Vasconcellos - cavaleiro da Ordem Militar de São Tiago e mestre de campo do reino de Angola - e de D. Antónia de Andrade Gouvea e Miranda. Aos 19 anos recebeu o hábito de cónego secular da Congregação de S. João Evangelista, encontrando-se a estudar ciências escolásticas no Colégio de Évora. Faleceu em local desconhecido em 1747.
Carreira
Movendo-se em círculos eruditos, de que é exemplo a sua participação junto da Academia dos Laureados (fundada em Santarém em 1721), este dedicou-se à estatuaria, escrevendo e publicando ainda sobre arquitetura e pintura. Da sua autoria destaca-se a obra Artefactos Simmetriacos, e Geometricos (1733), na qual recolheu e catalogou temas da tratadística normativa coeva, bem como a obra Historia de Santarem edificada (1740), onde inventariou o acervo artístico da vila.
Outras informações
A obra Artefactos symetriacos e geométricos (1733) incide na definição de uma regulação absoluta e matemática das formas, do elemento construtivo à figura humana. Antecedida por uma antologia poética - 22 poemas em louvor da Arte, atestando a pretensa relação coeva entre a pintura e a poesia -, a obra organiza-se em quatro livros que apresentam sequencialmente assuntos relativos à figura humana, normalização iconográfica, regulação geométrica da construção e teoria das ordens. Nelas, identificam-se referências a Diego de Sagredo; Sebastião Serlio; Daniele Barbaro; Vignola; Palladio; Pietro Cataneo; Juan de Arphe y Villafañe; Giovanantonio Rusconi; Vicenzo Scamozzi; Giuseppe Viola Zanine; e Frei Lourenço de S. Nicolau. Contudo, a obra foi severamente criticada por Machado de Castro, que a classificou como não mais do que “uma compilação de desvarios, posto que contenha algumas cousas toleráveis”.
A Inácio Piedade Vasconcelos foi ainda atribuída uma das traduções para português da Perspectia pictorum et architectorum (1693/1700) de Andrea Pozzo[1]. Descoberta pelo professor Flávio Gonçalves, a tradução manuscrita data de cerca de 1730/45[2] com o título Primeira parte de prospectiva de Pintores e Arquitectura. Executada em Santarém, Raggi considerou a sua atribuição a Luís Gonçalves Sena (1713-1790)[3], pela proximidade entre os esquemas de Pozzo e o aplicado pelo pintor na quadratura da abóbada da capela-mor da igreja do Colégio da Companhia em Santarém, a par da escolha da paleta de cores da obra; sendo, segundo Serrão[2], atribuída ao Padre Manuel Pereira, membro de academia literária da cidade. A atribuição a Inácio da Piedade Vasconcellos advém da coincidência espacial e temporal deste autor com a de produção do manuscrito, a par da sua actividade enquanto escultor, “Esculpio em barro muitas estátuas, e tambem as sabia fundir em metaes”[4], uma vez que o manuscrito interrompe a tradução da obra de Pozzo para introduzir apontamentos sobre a escultura de barro.
O manuscrito identifica na portada a edição a partir da qual se executou a tradução: a edição bilingue de Jeremias Wolf (latim/alemão), impressa por Johann Boxbarth de Augsburg em 1719 e que condensa num só volume ambos os tomos da obra, a mesma usada pelo padre João Saraiva na sua tradução em depósito na Biblioteca de Coimbra.
Obras
Em 1719, é-lhe atribuída a autoria do manuscrito, Primeira parte de prospectiva de Pintores e Arquitectura. Mostrase o methodo mais fasil e espedito de deliniar com estilo prospetico, tudo aquilo que pertence a Arquitetura, inventado e [?], e primeiramente publicado em Roma, por Fr. Andre Poço, da Companhia de Jesus. Porem agora pª favor, e uzo dos estudiozos não muytos sientes desta Arte, se fes de velume mais piqueno, por João Boxbartlo, empresor. Anno 1719. Biblioteca Municipal Rosa Peixoto, Fundo Flávio Gonçalves (BMRP), Cota: BMRP - BFG 5203/Reservados.
Em 1733, publica, Artefactos symetriacos e geometricos advertidos e descobertos pela industriosa perfeição das artes escultuaria, architectonica, e da pintura. Com certos fundamentos, e regras infalliveis para a symmetria dos corpos humanos, escultura e pintura dos deoses fabulosos, e noticia de suas propriedades, para as cinco ordens de architectura, e suas figuras geométricas, e para alguns novos, e curiosíssimos artefactos de grandes utilidades. Lisboa: Joseph Antonio da Sylva.
Em 1740, publica, História de Santarém edificada: que dá noticia da sua fundação, e das couzas mais notaveis nella succedidas: a saber das fundaçoens de todas as suas Igrejas, assim das paroquias, como dos conventos, e ermidas, dos prodigiosos milagres ali succedidos... Primeira (-segunda parte) / composta pelo padre Ignacio da Piedade e Vasconcellos...; dada à luz por hum curioso amante da ditta Villa. Lisboa: Jozè Francisco Mendes & Antonio Costa.
Notas
Fontes
Barbosa Machado, Diogo. Bibliotheca Lusitana Historica, Critica, e ChronoIogica, Na qual se Comprehende a noticia dos Authores Portuguezes, e das Obras, que compozeraõ desde o tempo da promulgação da Ley da Graça até o tempo presente. T. 2. Lisboa: Ignacio Rodrigues, 1747.
Francisco da Silva, Inocêncio. Diccionário bibliographico portuguez: estudos de Innocêncio Francisco da Silva aplicáveis a Portugal e ao Brazil. T. 3. Lisboa: Imprensa Nacional, 1859.
Machado Castro, Joaquim. Descripção analytica da Estatua Equestre do senhor Rei fidelíssimo D. José I. Lisboa: Imprensa Régia, 1810.
Machado, Cirilo Volkmar. Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portugueses, e dos Estrangeiros, Que Estiverão em Portugal. Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
Bibliografia
Batata, Maria. “A escultura barroca em terracota de Santarém”. Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2014.
Cabeleira, João. “Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português”. Tese de Doutoramento, Universidade do Minho, 2015.
Pires, Cândida. “«Artefactos symmetriacos e geometricos ...» - um tratado de artes visuais do século XVIII". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2001.
Raggi, Giuseppina. "Arquitecturas do engano: a longa construção da ilusão". Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2004.
Serrão, Vítor. História da Arte em Portugal, o Barroco. Lisboa: Presença, 2003.
Varela Gomes, Paulo. “O regresso à Ordem (e às Ordens). Aspectos da Cultura Arquitetónica em Portugal na época do Padre Inácio da Piedade Vasconcelos. (1674 -1747)”. Revista Barroco, no. 15 (1992): 147-157.
Autor(es) do artigo
João Cabeleira
Lab2PT - Universidade do Minho
http://orcid.org/0000-0002-6800-8557
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
https://doi.org/10.34619/qrjb-cfoi
Citar este artigo
Cabeleira, João. "Inácio Piedade Vasconcelos", in eViterbo. Lisboa: CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 2022. (última modificação: 12/07/2023). Consultado a 21 de maio de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/In%C3%A1cio_Piedade_Vasconcelos. DOI: https://doi.org/10.34619/qrjb-cfoi