Januário Correia de Almeida: diferenças entre revisões

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=== Dados biográficos === <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
=== Dados biográficos === <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
Januário Correia de Almeida, Capitão do Estado Maior do Exército,  Engenheiro Civil e Militar da Província de Cabo Verde. Permaneceu em Cabo Verde entre 1958 e 1861.


===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
Os engenheiros abrangidos pela portaria, começaram a chegar a CV por volta de 1858. O primeiro foi o eng.º Januário Correia de Almeida para ocupar o cargo de diretor das obras públicas. Foi ele quem, de certa forma, começou a organizar e a sistematizar os projetos em curso e a lançar as grandes obras de infraestruturas no arquipélago (abertura de estradas, drenagem dos pântanos da Praia Negra na Praia, o Cais da Praia e outros projetos em diferentes ilhas. 
Os engenheiros abrangidos pela portaria que criou serviço das obras públicas em Cabo Verde começaram a chegar por volta de 1858. O primeiro foi o eng.º Januário Correia de Almeida para ocupar o cargo de diretor das obras públicas. Chegou ao arquipélago em março de 1858 e em abril do mesmo ano deslocou-se à Guine para se inteirar do estado das Obras Públicas. Ali participou nas obras em curso e desenvolveu alguns trabalhos gráficos. De regresso ao arquipélago, em maio do mesmo ano, ocupou-se do projeto do cais do porto da Praia, organizaou e sistematizou os projetos em curso e ajudou a lançar as grandes obras de infraestruturas (abertura de estradas, drenagem dos pântanos da Praia Negra na Praia, o Cais da Praia e outros projetos em diferentes ilhas.  É da sua autoria o primeiro regulamento das obras Públicas em Cabo Verde datado de maio de 1859.


Em determinadas ilhas as obras eram financiadas pelo fundo de 3% sobre as importações e exportações e, em S. Vicente, pelo fundo criado (100 kg por tonelada de carvão). E é da sua autoria o primeiro regulamento das obras Públicas em Cabo Verde datado de maio de 1859. 
Em determinadas ilhas as obras eram financiadas pelo fundo de 3% sobre as importações e exportações e, em S. Vicente, pelo fundo criado (100 kg por tonelada de carvão). E é da sua autoria o primeiro regulamento das obras Públicas em Cabo Verde datado de maio de 1859. 
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==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
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Ver docs:
SGG615_11_03; BO53-04-08-1859; BO64-12-03-1859; BO49-08-06-1859; BO74-07-09-1960; BO10-09-03-1961
==Bibliografia == <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
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Revisão das 15h36min de 6 de abril de 2020



Januário Correia de Almeida
Outras Grafias EQUAL


Biografia

Dados biográficos

Januário Correia de Almeida, Capitão do Estado Maior do Exército,  Engenheiro Civil e Militar da Província de Cabo Verde. Permaneceu em Cabo Verde entre 1958 e 1861.

Carreira

Os engenheiros abrangidos pela portaria que criou serviço das obras públicas em Cabo Verde começaram a chegar por volta de 1858. O primeiro foi o eng.º Januário Correia de Almeida para ocupar o cargo de diretor das obras públicas. Chegou ao arquipélago em março de 1858 e em abril do mesmo ano deslocou-se à Guine para se inteirar do estado das Obras Públicas. Ali participou nas obras em curso e desenvolveu alguns trabalhos gráficos. De regresso ao arquipélago, em maio do mesmo ano, ocupou-se do projeto do cais do porto da Praia, organizaou e sistematizou os projetos em curso e ajudou a lançar as grandes obras de infraestruturas (abertura de estradas, drenagem dos pântanos da Praia Negra na Praia, o Cais da Praia e outros projetos em diferentes ilhas.  É da sua autoria o primeiro regulamento das obras Públicas em Cabo Verde datado de maio de 1859.

Em determinadas ilhas as obras eram financiadas pelo fundo de 3% sobre as importações e exportações e, em S. Vicente, pelo fundo criado (100 kg por tonelada de carvão). E é da sua autoria o primeiro regulamento das obras Públicas em Cabo Verde datado de maio de 1859. 

Outras informações

Obras

Notas


Fontes

Ver docs:

SGG615_11_03; BO53-04-08-1859; BO64-12-03-1859; BO49-08-06-1859; BO74-07-09-1960; BO10-09-03-1961

Bibliografia

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Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

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