João de Sousa Pinel

Fonte: eViterbo
Revisão em 12h55min de 25 de abril de 2020 por Mafaldapacheco (discussão | contribs)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


João de Sousa Pinel
Nome completo João de Sousa Pinel
Outras Grafias João de Souza Piñel
Postos
Posto Capitão
Data Início: 14|12|1620


Biografia

Dados biográficos

Em carta do Vice-rei da Índia de 17 de Fevereiro de 1624 ao Rei de Portugal, explica-se como Rui Freire de Andrade tinha recuperado Soar embora tivessem morrido alguns capitães importantes, nomeadamente João de Sousa Pinel que tinha servido como capitão da fortaleza.

Carreira

De acordo com registo de 1621, as obras de refortificação da praça de Soar foram decorrendo sob orientação do capitão João de Sousa Pinel. Em carta do Vice-Rei de Fevereiro de 1621, indica-se que agora a fortaleza já podia ser defendida pelo número de homens que por lá estavam garças ao grande progresso aos cuidados de João de sousa Pinel. Na mesma praça, constrói as denominadas “cazas do Bazaar”.

Outras informações

Obras

Notas


Fontes

Bibliografia

Dias, Pedro, O espaço do Índico. História da Arte Portuguesa no Mundo (1415-1822), Lisboa, 1998.

Jansen, Michael; Al-Silimi, Abdulrahman (ed.). Pinto, Pedro; Ley, Karsten; Siepmann, Helmut (colaboração). Portugal in the Sea of Oman. Religion And Politics. Research On Documents - Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Transcriptions. Muscat, Sultanate of Oman: Research Center Indian Ocean (RIO), GUTech and Ministry of Endowment and Religious Affairs. Germany: Georg Olms Verlag AG, 2015.

Lizardo, João Mário Palla, Vestígios da Expansão Portuguesa na Costa Oriental da Arábia – A Documentação histórica face aos vestígios arqueológicos. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2013.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo