Luís Gonçalves Sena: diferenças entre revisões

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=== Dados biográficos === <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
=== Dados biográficos === <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
Luís Gonçalves Sena nasce em Santarém em 1713, formando-se sob orientação de artista local: <i>“(…) condescendem seus Pais, com estes ardentes, e naturaes desejos de seu filho, procurando-lhe hum mestre, se não perfeito na faculdade, ao menos o melhor, que na terra havia. Finalizado o abalizado tempo desta instrucçaõ, e recolhe-se ao domicilio paterno, com aquellas pequenas luzes, que hum Mestre ignorante he capaz de comunicar” </i> <ref name=":1" /> BENEDICTO 1791, 5. Não existindo referência inequívoca ao mestre de Sena, Serrão (1978, 265) avançou com a possibilidade de Inácio Xavier (bolseiro de D. João V em Roma, discípulo de Benedetto Lutti e Paolo Mattei, celebrizado no regresso à vila pela obra de Santa Rita na Igreja de Graça de), mas cujo percurso parece contraditório à ideia de hum Mestre ignorante referido por Benedicto no elogio fúnebre de Sena.
Luís Gonçalves Sena nasce em Santarém em 1713, formando-se sob orientação de artista local: <i>“(…) condescendem seus Pais, com estes ardentes, e naturaes desejos de seu filho, procurando-lhe hum mestre, se não perfeito na faculdade, ao menos o melhor, que na terra havia. Finalizado o abalizado tempo desta instrucçaõ, e recolhe-se ao domicilio paterno, com aquellas pequenas luzes, que hum Mestre ignorante he capaz de comunicar” </i> <ref BENEDICTO 1791, 5=":1" />. Não existindo referência inequívoca ao mestre de Sena, Serrão (1978, 265) avançou com a possibilidade de Inácio Xavier (bolseiro de D. João V em Roma, discípulo de Benedetto Lutti e Paolo Mattei, celebrizado no regresso à vila pela obra de Santa Rita na Igreja de Graça de), mas cujo percurso parece contraditório à ideia de hum Mestre ignorante referido por Benedicto no elogio fúnebre de Sena.


===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->

Revisão das 17h15min de 5 de julho de 2022


Luís Gonçalves Sena
Nome completo Luís Gonçalves Sena
Outras Grafias valor desconhecido
Pai Manoel Gonçalves
Mãe Antónia Gomes
Cônjuge Feliciana Rosa
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento 1713
Santarém, Santarém, Portugal
Morte 1790
Santarém, Santarém, Portugal
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido
Formação
Formação Instrução básica
Local de Formação Santarém, Santarém, Portugal


Biografia

Dados biográficos

Luís Gonçalves Sena nasce em Santarém em 1713, formando-se sob orientação de artista local: “(…) condescendem seus Pais, com estes ardentes, e naturaes desejos de seu filho, procurando-lhe hum mestre, se não perfeito na faculdade, ao menos o melhor, que na terra havia. Finalizado o abalizado tempo desta instrucçaõ, e recolhe-se ao domicilio paterno, com aquellas pequenas luzes, que hum Mestre ignorante he capaz de comunicar” Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; nomes inválidos, por exemplo, demasiados nomes. Não existindo referência inequívoca ao mestre de Sena, Serrão (1978, 265) avançou com a possibilidade de Inácio Xavier (bolseiro de D. João V em Roma, discípulo de Benedetto Lutti e Paolo Mattei, celebrizado no regresso à vila pela obra de Santa Rita na Igreja de Graça de), mas cujo percurso parece contraditório à ideia de hum Mestre ignorante referido por Benedicto no elogio fúnebre de Sena.

Carreira

Orientado por um espírito autodidata, Sena recorre à tratadística coeva tratando, reunindo em seu redor as obras que o informam na arte da pintura, como também. É certo o acesso de Sena ao tratado de Andrea Pozzo, por via tradução produzida localmente e atribuída a Inácio da Piedade Vasconcellos, e ao modelo iconográfico de Cesare Ripa que orientou o mesmo Inácio da Piedade Vasconcellos na redação dos seus Artefactos (1733).

Além da encomenda local, por particulares, irmandades e colégios da vila, são dirigidas ao pintor solicitações a partir de Lisboa, enquanto retratista nos conventos de Jesus e de S. Francsico em Xabregas, ou como quadraturista na reconstrução da igreja do Real Colégio dos Nobres.

A sua obra maior corresponde à pintura do intradorso da abóbada da capela-mor do Colégio Jesuíta de Santarém, na qual Sena expressa a suas capacidades no domínio da composição arquitetónica e destreza perspética, permitindo-lhe o elogio de: “(…) quem duvidará de ser este ingénuo Pintor hum grande Architecto, ou Perspectivo, vendo a Capella mór da magnifica Igreja, (…) Aonde elle com a maior nobreza mostrou em perspectiva todos os poderes da Arte” [1] . À sua obra Serrão (1978, 270) atribui-lhe ainda, por afinidades perspéticas e estilísticas com o teto do seminário de Santarém, o teto a fresco da capela-mor da igreja do Convento de Santo António (Gaeiras).

Outras informações

Obras

Notas

  1. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome :2

[1] BENEDICTO 1791, 5.

[2] BENEDICTO 1791, 11.

Fontes

Bibliografia

  • Almada, Carmen; Figueira, Luís Tovar. “Conservação e Restauro da Igreja do Seminário de Santarém”, Monumentos , vol. 4 (1996): 66-72.
  • Cabeleira, João. “Experiencing Architecture through Baroque Image: Gonçalves Sena, Painted Architecture as Architectural Space”, The International Journal of the Image , vol. 2 (2011): 119-213.
  • Cabeleira, João. “Deconstructing the imaginary space of a Quadratura”, Nexus Network Journal, Architecture and Mathematics , vol. 22, 2 (2019): 25-44.
  • Cabeleira, João. “Realidade e Ilusão. A dimensão arquitetónica na Quadratura de Gonçalves Sena”, in Neves, Eva Raquel; Ganhão, Joaquim (coord.) Catedral e Museu Diocesano de Santarém , Santarém: Museu Diocesano de Santarém, 2021, 26-43.
  • Mello, Magno. A pintura de tectos em perspectiva no Portugal de D. João V , Lisboa: Estampa, 1998.
  • Mello, Magno. Os tectos pintados em Santarém durante a fase barroca , Santarém: Câmara Municipal, 2001.
  • Mello, Magno. “O modelo pozziano na pintura de falsa arquitetura na obra do pintor-decorador Luís Gonçalves de Sena (1713-1790)”, in Actas do IV Encontro de História da Arte – IFCH/UNICAMP , Campinas: Unicamp, 2008, 388-407.
  • Serrão, Victor. “Luís Gonçalves da Sena, pintor de Santarém no século XVIII (1978)”, in Estudos de pintura Maneirista e Barroca , Lisboa: Editorial Caminho, 1989, 263-270.
  • Serrão, Victor. “Os tectos pintados da Igreja do Antigo Colégio Jesuítico de Santarém e os seus autores”, Monumentos , vol. 4 (1996): 73.
  • Serrão, Victor. “O tecto da Igreja do Seminário de Santarém e os seus presumíveis autores (1975)”, in Estudos de pintura Maneirista e Barroca , Lisboa: Editorial Caminho, 1989, 253-261.


Ligações Externas

Autor(es) do artigo

João Cabeleira

Lab2PT - Universidade do Minho

http://orcid.org/0000-0002-6800-8557

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

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