Luís Gonçalves Sena: diferenças entre revisões
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Luís Gonçalves Sena nasce em Santarém em 1713, formando-se sob orientação de artista local: <i>“(…) condescendem seus Pais, com estes ardentes, e naturaes desejos de seu filho, procurando-lhe hum mestre, se não perfeito na faculdade, ao menos o melhor, que na terra havia. Finalizado o abalizado tempo desta instrucçaõ, e recolhe-se ao domicilio paterno, com aquellas pequenas luzes, que hum Mestre ignorante he capaz de comunicar” </i> ( | Luís Gonçalves Sena, filho de Manoel Gonçalves e de António Gomes, nasce em Santarém em 1713, formando-se sob orientação de artista local: | ||
<i>“(…) condescendem seus Pais, com estes ardentes, e naturaes desejos de seu filho, procurando-lhe hum mestre, se não perfeito na faculdade, ao menos o melhor, que na terra havia. Finalizado o abalizado tempo desta instrucçaõ, e recolhe-se ao domicilio paterno, com aquellas pequenas luzes, que hum Mestre ignorante he capaz de comunicar” </i><ref>Joaquim Duarte Benedicto. <i>Elogio do grande apelles portuguez, Luiz Gonçalves de Senna</i> (Lisboa: Officina patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1791), 5.</ref>. | |||
Não existindo referência inequívoca ao mestre de Sena, Serrão avançou com a possibilidade de [[Inácio Xavier]] (bolseiro de D. João V em Roma, discípulo de Benedetto Lutti e Paolo Mattei, celebrizado no regresso à vila pela obra de Santa Rita na Igreja de Graça)<ref>Victor Serrão. “Luís Gonçalves da Sena, pintor de Santarém no século XVIII (1978)”, <i>Estudos de pintura Maneirista e Barroca </i>(Lisboa: Editorial Caminho, 1989), 265. </ref>. Contudo, dos possíveis mestres apontados por Serrão, o seu percurso parece contraditório à ideia de ''hum Mestre ignorante'' referido por Benedicto no elogio fúnebre de Sena. | |||
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário--> | ===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário--> | ||
Orientado por um espírito autodidata, Sena recorre à tratadística coeva tratando, reunindo em seu redor as obras que o informam na arte da pintura | Orientado por um espírito autodidata, Luís Gonçalves de Sena recorre à tratadística coeva tratando, reunindo em seu redor as obras que o informam na arte da pintura. É certo o acesso de Sena ao tratado de Andrea Pozzo, por via tradução produzida localmente e atribuída a [[Inácio Piedade Vasconcelos]], bem como ao modelo iconográfico de Cesare Ripa, o qual orientou o mesmo Inácio Piedade Vasconcelos na redação dos seus ''Artefactos Simmetriacos, e Geometricos'' (1733). | ||
Além da encomenda local, por particulares, irmandades e colégios da vila, são dirigidas ao pintor solicitações a partir de Lisboa, enquanto retratista nos conventos de Jesus e de S. Francisco em Xabregas, ou como quadraturista na reconstrução da igreja do Real | Além da encomenda local, por particulares, irmandades e colégios da vila, são dirigidas ao pintor solicitações a partir de Lisboa, enquanto retratista nos conventos de Jesus e de S. Francisco em Xabregas, ou como quadraturista na reconstrução da igreja do [[Colégio Real dos Nobres]]. | ||
A sua obra maior corresponde à pintura do intradorso da abóbada da capela-mor do Colégio Jesuíta de Santarém, na qual Sena expressa a suas capacidades no domínio da composição arquitetónica e destreza perspética, permitindo-lhe o elogio de: “(…) ''quem duvidará de ser este ingénuo Pintor hum grande Architecto, ou Perspectivo, vendo a Capella mór da magnifica Igreja'', (…) ''Aonde elle com a maior nobreza mostrou em perspectiva todos os poderes da Arte''” | A sua obra maior corresponde à pintura do intradorso da abóbada da capela-mor do Colégio Jesuíta de Santarém, na qual Sena expressa a suas capacidades no domínio da composição arquitetónica e destreza perspética, permitindo-lhe o elogio de: “(…) ''quem duvidará de ser este ingénuo Pintor hum grande Architecto, ou Perspectivo, vendo a Capella mór da magnifica Igreja'', (…) ''Aonde elle com a maior nobreza mostrou em perspectiva todos os poderes da Arte''”<ref>Joaquim Duarte Benedicto. <i>Elogio do grande apelles portuguez, Luiz Gonçalves de Senna</i>, 11.</ref>. | ||
À sua obra Serrão (1978, 270) atribui-lhe ainda, por afinidades perspéticas e estilísticas com o teto do seminário de Santarém, o teto a fresco da capela-mor da igreja do Convento de Santo António (Gaeiras)<ref>Serrão, Victor. Luís Gonçalves da Sena, pintor de Santarém no século XVIII (1978), 270.</ref>. | |||
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Benedicto, Joaquim Duarte. <i>Elogio do grande apelles portuguez, Luiz Gonçalves de Senna</i>. Lisboa: Officina patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1791. | Benedicto, Joaquim Duarte. <i>Elogio do grande apelles portuguez, Luiz Gonçalves de Senna</i>. Lisboa: Officina patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1791. | ||
[https://purl.pt/6251 | Taborda, José da Cunha. <i>[https://purl.pt/6251 Regras da arte da pintura]</i>. Lisboa: Impressão Régia, 1815. | ||
[https://purl.pt/6391 | Raczynski, Atanazy. <i>[https://purl.pt/6391 Dictionnaire historico-artistique du Portugal] pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents / par Le Comte A. Raczynski</i>. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847. | ||
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Cabeleira, João. “Experiencing Architecture through Baroque Image: Gonçalves Sena, Painted Architecture as Architectural Space”, <i> The International Journal of the Image </i>, vol. 2 (2011): 119-213. | Cabeleira, João. “Experiencing Architecture through Baroque Image: Gonçalves Sena, Painted Architecture as Architectural Space”, <i> The International Journal of the Image </i>, vol. 2 (2011): 119-213. | ||
Cabeleira, João. “Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português.” PhD thesis., Universidade do Minho, 2015. | |||
Cabeleira, João. “Deconstructing the imaginary space of a Quadratura”, <i> Nexus Network Journal, Architecture and Mathematics </i>, vol. 22, 2 (2019): 25-44. | Cabeleira, João. “Deconstructing the imaginary space of a Quadratura”, <i> Nexus Network Journal, Architecture and Mathematics </i>, vol. 22, 2 (2019): 25-44. | ||
Cabeleira, João. “Realidade e Ilusão. A dimensão arquitetónica na Quadratura de Gonçalves Sena”, in Neves, Eva Raquel; Ganhão, Joaquim (coord.) <i> Catedral e Museu Diocesano de Santarém </i> | Cabeleira, João. “Realidade e Ilusão. A dimensão arquitetónica na Quadratura de Gonçalves Sena”, in Neves, Eva Raquel; Ganhão, Joaquim (coord.), <i>Catedral e Museu Diocesano de Santarém. </i>Santarém: Museu Diocesano de Santarém, 2021, 26-43. | ||
Mello, Magno. <i> A pintura de tectos em perspectiva no Portugal de D. João V </i>, Lisboa: Estampa, 1998. | Mello, Magno. <i> A pintura de tectos em perspectiva no Portugal de D. João V </i>, Lisboa: Estampa, 1998. |
Revisão das 16h31min de 26 de outubro de 2022
Luís Gonçalves Sena | |
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Nome completo | Luís Gonçalves Sena |
Outras Grafias | valor desconhecido |
Pai | Manoel Gonçalves |
Mãe | Antónia Gomes |
Cônjuge | Feliciana Rosa |
Filho(s) | valor desconhecido |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | 1713 Santarém, Santarém, Portugal |
Morte | 1790 Santarém, Santarém, Portugal |
Sexo | Masculino |
Religião | valor desconhecido |
Formação | |
Formação | Instrução básica |
Local de Formação | Santarém, Santarém, Portugal |
Biografia
Dados biográficos
Luís Gonçalves Sena, filho de Manoel Gonçalves e de António Gomes, nasce em Santarém em 1713, formando-se sob orientação de artista local:
“(…) condescendem seus Pais, com estes ardentes, e naturaes desejos de seu filho, procurando-lhe hum mestre, se não perfeito na faculdade, ao menos o melhor, que na terra havia. Finalizado o abalizado tempo desta instrucçaõ, e recolhe-se ao domicilio paterno, com aquellas pequenas luzes, que hum Mestre ignorante he capaz de comunicar” [1].
Não existindo referência inequívoca ao mestre de Sena, Serrão avançou com a possibilidade de Inácio Xavier (bolseiro de D. João V em Roma, discípulo de Benedetto Lutti e Paolo Mattei, celebrizado no regresso à vila pela obra de Santa Rita na Igreja de Graça)[2]. Contudo, dos possíveis mestres apontados por Serrão, o seu percurso parece contraditório à ideia de hum Mestre ignorante referido por Benedicto no elogio fúnebre de Sena.
Carreira
Orientado por um espírito autodidata, Luís Gonçalves de Sena recorre à tratadística coeva tratando, reunindo em seu redor as obras que o informam na arte da pintura. É certo o acesso de Sena ao tratado de Andrea Pozzo, por via tradução produzida localmente e atribuída a Inácio Piedade Vasconcelos, bem como ao modelo iconográfico de Cesare Ripa, o qual orientou o mesmo Inácio Piedade Vasconcelos na redação dos seus Artefactos Simmetriacos, e Geometricos (1733).
Além da encomenda local, por particulares, irmandades e colégios da vila, são dirigidas ao pintor solicitações a partir de Lisboa, enquanto retratista nos conventos de Jesus e de S. Francisco em Xabregas, ou como quadraturista na reconstrução da igreja do Colégio Real dos Nobres.
A sua obra maior corresponde à pintura do intradorso da abóbada da capela-mor do Colégio Jesuíta de Santarém, na qual Sena expressa a suas capacidades no domínio da composição arquitetónica e destreza perspética, permitindo-lhe o elogio de: “(…) quem duvidará de ser este ingénuo Pintor hum grande Architecto, ou Perspectivo, vendo a Capella mór da magnifica Igreja, (…) Aonde elle com a maior nobreza mostrou em perspectiva todos os poderes da Arte”[3].
À sua obra Serrão (1978, 270) atribui-lhe ainda, por afinidades perspéticas e estilísticas com o teto do seminário de Santarém, o teto a fresco da capela-mor da igreja do Convento de Santo António (Gaeiras)[4].
Outras informações
Obras
- 1742 – Pinta: painel do “Senhor do Pé de Escada”, igreja do Hospital de Jesus Cristo, Santarém.
- 1748 – Pinta o teto: sacristia da Misericórdia, Santarém.
- c. 1750 – Pinta o teto: Subcoro do convento de S. Domingos dos Frades, Santarém (obra desaparecida).
- c. 1750 – Pinta o teto: capela-mor e nave da Igreja de S. Martinho, Santarém.
- c.1750 – Pinta: tela “Almas do purgatório” em Capela do Convento de S. Francisco, Santarém (desaparecida),
- c.1750 – Pinta: tela “Última Ceia” para a Igreja de S. Martinho, Santarém (a obra que poderá, segundo Serrão 1984, 274, corresponder à tela na capela anexa à igreja do Hospital de Jesus Cristo
- 1750 - Pinta o teto: nave da Igreja do Salvador, Santarém.
- 1752 – Pinta: painel do “Repouso da Sagrada família no Egipto” e douramento das grades para a Capela de Nossa Senhora do Repouso da igreja do Hospital de Jesus Cristo, Santarém.
- 1754 – Pinta o teto: capela-mor da igreja do Colégio Jesuíta, Santarém, 1754.
- 1755/59 - Pinta o teto: Casa do Noviciado de Nossa Senhora da Assunção da Cotovia (Real colégio dos Nobres), Lisboa (obra desaparecida).
- 1783 – Pinta: painel da bandeira da procissão da Indoenças (1783, s.l.);
- 17-- - Pinta: série de quadros com iconografia dominicana para o coro do convento de S. Domingos, Santarém (desaparecidos)
- 17-- - Pinta: sete telas com episódios da paixão de Cristo para a Sacristia da Igreja da Misericórdia, Santarém.
Notas
- ↑ Joaquim Duarte Benedicto. Elogio do grande apelles portuguez, Luiz Gonçalves de Senna (Lisboa: Officina patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1791), 5.
- ↑ Victor Serrão. “Luís Gonçalves da Sena, pintor de Santarém no século XVIII (1978)”, Estudos de pintura Maneirista e Barroca (Lisboa: Editorial Caminho, 1989), 265.
- ↑ Joaquim Duarte Benedicto. Elogio do grande apelles portuguez, Luiz Gonçalves de Senna, 11.
- ↑ Serrão, Victor. Luís Gonçalves da Sena, pintor de Santarém no século XVIII (1978), 270.
Fontes
Benedicto, Joaquim Duarte. Elogio do grande apelles portuguez, Luiz Gonçalves de Senna. Lisboa: Officina patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1791.
Taborda, José da Cunha. Regras da arte da pintura. Lisboa: Impressão Régia, 1815.
Raczynski, Atanazy. Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents / par Le Comte A. Raczynski. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.
Bibliografia
Almada, Carmen; Figueira, Luís Tovar. “Conservação e Restauro da Igreja do Seminário de Santarém”, Monumentos , vol. 4 (1996): 66-72.
Cabeleira, João. “Experiencing Architecture through Baroque Image: Gonçalves Sena, Painted Architecture as Architectural Space”, The International Journal of the Image , vol. 2 (2011): 119-213.
Cabeleira, João. “Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português.” PhD thesis., Universidade do Minho, 2015.
Cabeleira, João. “Deconstructing the imaginary space of a Quadratura”, Nexus Network Journal, Architecture and Mathematics , vol. 22, 2 (2019): 25-44.
Cabeleira, João. “Realidade e Ilusão. A dimensão arquitetónica na Quadratura de Gonçalves Sena”, in Neves, Eva Raquel; Ganhão, Joaquim (coord.), Catedral e Museu Diocesano de Santarém. Santarém: Museu Diocesano de Santarém, 2021, 26-43.
Mello, Magno. A pintura de tectos em perspectiva no Portugal de D. João V , Lisboa: Estampa, 1998.
Mello, Magno. Os tectos pintados em Santarém durante a fase barroca , Santarém: Câmara Municipal, 2001.
Mello, Magno. “O modelo pozziano na pintura de falsa arquitetura na obra do pintor-decorador Luís Gonçalves de Sena (1713-1790)”, in Actas do IV Encontro de História da Arte – IFCH/UNICAMP , Campinas: Unicamp, 2008, 388-407.
Serrão, Victor. “Luís Gonçalves da Sena, pintor de Santarém no século XVIII (1978)”, in Estudos de pintura Maneirista e Barroca , Lisboa: Editorial Caminho, 1989, 263-270.
Serrão, Victor. “Os tectos pintados da Igreja do Antigo Colégio Jesuítico de Santarém e os seus autores”, Monumentos , vol. 4 (1996): 73.
Serrão, Victor. “O tecto da Igreja do Seminário de Santarém e os seus presumíveis autores (1975)”, in Estudos de pintura Maneirista e Barroca , Lisboa: Editorial Caminho, 1989, 253-261.
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
João Cabeleira
Lab2PT - Universidade do Minho
http://orcid.org/0000-0002-6800-8557
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
- Luís Gonçalves Sena (última modificação: 26/10/2022). eViterbo. Visitado em 30 de abril de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Lu%C3%ADs_Gon%C3%A7alves_Sena