Luís Gonçalves Sena: diferenças entre revisões

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* 1742 – Pinta: painel do “Senhor do Pé de Escada”, igreja do Hospital de Jesus Cristo, Santarém.
 
* 1748 – Pinta o teto: sacristia da Misericórdia, Santarém.
1742 – Pinta: painel do “Senhor do Pé de Escada”, igreja do Hospital de Jesus Cristo, Santarém.
* c. 1750 – Pinta o teto: Subcoro do convento de S. Domingos dos Frades, Santarém (obra desaparecida).
1748 – Pinta o teto: sacristia da Misericórdia, Santarém.
* c. 1750 – Pinta o teto: capela-mor e nave da Igreja de S. Martinho, Santarém.
c. 1750 – Pinta o teto: Subcoro do convento de S. Domingos dos Frades, Santarém (obra desaparecida).
* c.1750 – Pinta: tela “Almas do purgatório” em Capela do Convento de S. Francisco, Santarém (desaparecida),  
c. 1750 – Pinta o teto: capela-mor e nave da Igreja de S. Martinho, Santarém.
* c.1750 – Pinta: tela “Última Ceia” para a Igreja de S. Martinho, Santarém (a obra que poderá, segundo Serrão 1984, 274, corresponder à tela na capela anexa à igreja do Hospital de Jesus Cristo  
c.1750 – Pinta: tela “Almas do purgatório” em Capela do Convento de S. Francisco, Santarém (desaparecida),  
* 1750 - Pinta o teto: nave da Igreja do Salvador, Santarém.
c.1750 – Pinta: tela “Última Ceia” para a Igreja de S. Martinho, Santarém (a obra que poderá, segundo Serrão 1984, 274, corresponder à tela na capela anexa à igreja do Hospital de Jesus Cristo  
* 1752 – Pinta: painel do “Repouso da Sagrada família no Egipto” e douramento das grades para a Capela de Nossa Senhora do Repouso da igreja do Hospital de Jesus Cristo, Santarém.
1750 - Pinta o teto: nave da Igreja do Salvador, Santarém.
* 1754 – Pinta o teto: capela-mor da igreja do Colégio Jesuíta, Santarém, 1754.
1752 – Pinta: painel do “Repouso da Sagrada família no Egipto” e douramento das grades para a Capela de Nossa Senhora do Repouso da igreja do Hospital de Jesus Cristo, Santarém.
* 1755/59 - Pinta o teto: Casa do Noviciado de Nossa Senhora da Assunção da Cotovia (Real colégio dos Nobres), Lisboa (obra desaparecida).
1754 – Pinta o teto: capela-mor da igreja do Colégio Jesuíta, Santarém, 1754.
* 1783 – Pinta: painel da bandeira da procissão da Indoenças (1783, s.l.);  
1755/59 - Pinta o teto: Casa do Noviciado de Nossa Senhora da Assunção da Cotovia (Real colégio dos Nobres), Lisboa (obra desaparecida).
* 17-- - Pinta: série de quadros com iconografia dominicana para o coro do convento de S. Domingos, Santarém (desaparecidos)
1783 – Pinta: painel da bandeira da procissão da Indoenças (1783, s.l.);  
* 17-- - Pinta: sete telas com episódios da paixão de Cristo para a Sacristia da Igreja da Misericórdia, Santarém.  
17-- - Pinta: série de quadros com iconografia dominicana para o coro do convento de S. Domingos, Santarém (desaparecidos)
17-- - Pinta: sete telas com episódios da paixão de Cristo para a Sacristia da Igreja da Misericórdia, Santarém.  


==Notas==<!-- a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago full note with bibliography-->
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Revisão das 11h33min de 16 de maio de 2023


Luís Gonçalves Sena
Nome completo Luís Gonçalves Sena
Outras Grafias valor desconhecido
Pai Manoel Gonçalves
Mãe Antónia Gomes
Cônjuge Feliciana Rosa
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento 1713
Santarém, Santarém, Portugal
Morte 1790
Santarém, Santarém, Portugal
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido
Formação
Formação Instrução básica
Local de Formação Santarém, Santarém, Portugal


Biografia

Dados biográficos

Luís Gonçalves Sena, filho de Manoel Gonçalves e de António Gomes, nasce em Santarém em 1713, formando-se sob orientação de artista local:

“(…) condescendem seus Pais, com estes ardentes, e naturaes desejos de seu filho, procurando-lhe hum mestre, se não perfeito na faculdade, ao menos o melhor, que na terra havia. Finalizado o abalizado tempo desta instrucçaõ, e recolhe-se ao domicilio paterno, com aquellas pequenas luzes, que hum Mestre ignorante he capaz de comunicar” [1].

Não existindo referência inequívoca ao mestre de Sena, Serrão avançou com a possibilidade de Inácio Xavier (bolseiro de D. João V em Roma, discípulo de Benedetto Lutti e Paolo Mattei, celebrizado no regresso à vila pela obra de Santa Rita na Igreja de Graça)[2]. Contudo, dos possíveis mestres apontados por Serrão, o seu percurso parece contraditório à ideia de hum Mestre ignorante referido por Benedicto no elogio fúnebre de Sena.

Carreira

Orientado por um espírito autodidata, Luís Gonçalves de Sena recorre à tratadística coeva tratando, reunindo em seu redor as obras que o informam na arte da pintura. É certo o acesso de Sena ao tratado de Andrea Pozzo, por via tradução produzida localmente e atribuída a Inácio Piedade Vasconcelos, bem como ao modelo iconográfico de Cesare Ripa, o qual orientou o mesmo Inácio Piedade Vasconcelos na redação dos seus Artefactos Simmetriacos, e Geometricos (1733).

Além da encomenda local, por particulares, irmandades e colégios da vila, são dirigidas ao pintor solicitações a partir de Lisboa, enquanto retratista nos conventos de Jesus e de S. Francisco em Xabregas, ou como quadraturista na reconstrução da igreja do Colégio Real dos Nobres.

A sua obra maior corresponde à pintura do intradorso da abóbada da capela-mor do Colégio Jesuíta de Santarém, na qual Sena expressa a suas capacidades no domínio da composição arquitetónica e destreza perspética, permitindo-lhe o elogio de: “(…) quem duvidará de ser este ingénuo Pintor hum grande Architecto, ou Perspectivo, vendo a Capella mór da magnifica Igreja, (…) Aonde elle com a maior nobreza mostrou em perspectiva todos os poderes da Arte[3].

À sua obra Serrão (1978, 270) atribui-lhe ainda, por afinidades perspéticas e estilísticas com o teto do seminário de Santarém, o teto a fresco da capela-mor da igreja do Convento de Santo António (Gaeiras)[4].

Outras informações

Obras

1742 – Pinta: painel do “Senhor do Pé de Escada”, igreja do Hospital de Jesus Cristo, Santarém. 1748 – Pinta o teto: sacristia da Misericórdia, Santarém. c. 1750 – Pinta o teto: Subcoro do convento de S. Domingos dos Frades, Santarém (obra desaparecida). c. 1750 – Pinta o teto: capela-mor e nave da Igreja de S. Martinho, Santarém. c.1750 – Pinta: tela “Almas do purgatório” em Capela do Convento de S. Francisco, Santarém (desaparecida), c.1750 – Pinta: tela “Última Ceia” para a Igreja de S. Martinho, Santarém (a obra que poderá, segundo Serrão 1984, 274, corresponder à tela na capela anexa à igreja do Hospital de Jesus Cristo 1750 - Pinta o teto: nave da Igreja do Salvador, Santarém. 1752 – Pinta: painel do “Repouso da Sagrada família no Egipto” e douramento das grades para a Capela de Nossa Senhora do Repouso da igreja do Hospital de Jesus Cristo, Santarém. 1754 – Pinta o teto: capela-mor da igreja do Colégio Jesuíta, Santarém, 1754. 1755/59 - Pinta o teto: Casa do Noviciado de Nossa Senhora da Assunção da Cotovia (Real colégio dos Nobres), Lisboa (obra desaparecida). 1783 – Pinta: painel da bandeira da procissão da Indoenças (1783, s.l.); 17-- - Pinta: série de quadros com iconografia dominicana para o coro do convento de S. Domingos, Santarém (desaparecidos) 17-- - Pinta: sete telas com episódios da paixão de Cristo para a Sacristia da Igreja da Misericórdia, Santarém.

Notas

  1. Joaquim Duarte Benedicto. Elogio do grande apelles portuguez, Luiz Gonçalves de Senna (Lisboa: Officina patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1791), 5.
  2. Victor Serrão. “Luís Gonçalves da Sena, pintor de Santarém no século XVIII (1978)”, Estudos de pintura Maneirista e Barroca (Lisboa: Editorial Caminho, 1989), 265.
  3. Joaquim Duarte Benedicto. Elogio do grande apelles portuguez, Luiz Gonçalves de Senna, 11.
  4. Victor Serrão. Luís Gonçalves da Sena, pintor de Santarém no século XVIII (1978), 270.

Fontes

Benedicto, Joaquim Duarte. Elogio do grande apelles portuguez, Luiz Gonçalves de Senna. Lisboa: Officina patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1791.

Taborda, José da Cunha. Regras da arte da pintura. Lisboa: Impressão Régia, 1815.

Raczynski, Atanazy. Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents / par Le Comte A. Raczynski. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.

Bibliografia

Almada, Carmen; Figueira, Luís Tovar. “Conservação e Restauro da Igreja do Seminário de Santarém”, Monumentos , vol. 4 (1996): 66-72.

Cabeleira, João. “Experiencing Architecture through Baroque Image: Gonçalves Sena, Painted Architecture as Architectural Space”, The International Journal of the Image , vol. 2 (2011): 119-213.

Cabeleira, João. “Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português.” PhD thesis., Universidade do Minho, 2015.

Cabeleira, João. “Deconstructing the imaginary space of a Quadratura”, Nexus Network Journal, Architecture and Mathematics , vol. 22, 2 (2019): 25-44.

Cabeleira, João. “Realidade e Ilusão. A dimensão arquitetónica na Quadratura de Gonçalves Sena”, in Neves, Eva Raquel; Ganhão, Joaquim (coord.), Catedral e Museu Diocesano de Santarém. Santarém: Museu Diocesano de Santarém, 2021, 26-43.

Mello, Magno. A pintura de tectos em perspectiva no Portugal de D. João V , Lisboa: Estampa, 1998.

Mello, Magno. Os tectos pintados em Santarém durante a fase barroca , Santarém: Câmara Municipal, 2001.

Mello, Magno. “O modelo pozziano na pintura de falsa arquitetura na obra do pintor-decorador Luís Gonçalves de Sena (1713-1790)”, in Actas do IV Encontro de História da Arte – IFCH/UNICAMP , Campinas: Unicamp, 2008, 388-407.

Serrão, Victor. “Luís Gonçalves da Sena, pintor de Santarém no século XVIII (1978)”, in Estudos de pintura Maneirista e Barroca , Lisboa: Editorial Caminho, 1989, 263-270.

Serrão, Victor. “Os tectos pintados da Igreja do Antigo Colégio Jesuítico de Santarém e os seus autores”, Monumentos , vol. 4 (1996): 73.

Serrão, Victor. “O tecto da Igreja do Seminário de Santarém e os seus presumíveis autores (1975)”, in Estudos de pintura Maneirista e Barroca , Lisboa: Editorial Caminho, 1989, 253-261.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

João Cabeleira

Lab2PT - Universidade do Minho

http://orcid.org/0000-0002-6800-8557

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

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