Luís Gonçalves Sena: diferenças entre revisões
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Luís Gonçalves Sena, filho de Manoel Gonçalves e de António Gomes, nasce em Santarém em 1713, formando-se sob orientação de artista local: | Luís Gonçalves Sena, filho de Manoel Gonçalves e de António Gomes, nasce em Santarém em 1713, formando-se sob orientação de artista local: | ||
<i>“(…) condescendem seus Pais, com estes ardentes, e | <i>“</i>(…) <i>condescendem seus Pais, com estes ardentes, e naturais desejos de seu filho, procurando-lhe hum mestre, se não perfeito na faculdade, ao menos o melhor, que na terra havia. Finalizado o abalizado tempo desta instrucção, e recolhe-se ao domicilio paterno, com aquelas pequenas luzes, que hum Mestre ignorante é capaz de comunicar”</i><ref>Benedicto, <i>Elogio do grande apelles portuguez, Luiz Gonçalves de Senna</i>, 5.</ref>. | ||
Não existindo referência inequívoca ao mestre de Sena, Serrão avançou com a possibilidade de | Não existindo referência inequívoca ao mestre de Sena, Serrão avançou com a possibilidade de Inácio Xavier - bolseiro de D. João V em Roma, discípulo de Benedetto Lutti e Paolo Mattei, celebrizado no regresso à vila pela obra de Santa Rita na Igreja de Graça<ref>Serrão, “Luís Gonçalves da Sena, pintor de Santarém no século XVIII", 265. </ref>. Contudo, dos possíveis mestres apontados por Serrão, o seu percurso parece contraditório à ideia de ''hum Mestre ignorante'' referido por Benedicto no elogio fúnebre de Sena. | ||
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Além da encomenda local, por particulares, irmandades e colégios da vila, são dirigidas ao pintor solicitações a partir de Lisboa, enquanto retratista nos conventos de Jesus e de S. Francisco em Xabregas, ou como quadraturista na reconstrução da igreja do [[Colégio Real dos Nobres]]. | Além da encomenda local, por particulares, irmandades e colégios da vila, são dirigidas ao pintor solicitações a partir de Lisboa, enquanto retratista nos conventos de Jesus e de S. Francisco em Xabregas, ou como quadraturista na reconstrução da igreja do [[Colégio Real dos Nobres]]. | ||
A sua obra maior corresponde à pintura do intradorso da abóbada da capela-mor do Colégio Jesuíta de Santarém, na qual Sena expressa a suas capacidades no domínio da composição arquitetónica e destreza perspética, permitindo-lhe o elogio de: “(…) ''quem duvidará de ser este ingénuo Pintor hum grande | A sua obra maior corresponde à pintura do intradorso da abóbada da capela-mor do Colégio Jesuíta de Santarém, na qual Sena expressa a suas capacidades no domínio da composição arquitetónica e destreza perspética, permitindo-lhe o elogio de: “(…) ''quem duvidará de ser este ingénuo Pintor hum grande Arquiteto, ou Perspectivo, vendo a Capela mor da magnifica Igreja'', (…) ''Aonde ele com a maior nobreza mostrou em perspectiva todos os poderes da Arte''”<ref>Benedicto, <i>Elogio do grande apelles portuguez, Luiz Gonçalves de Senna</i>, 11.</ref>. | ||
À sua obra Serrão (1978, 270) atribui-lhe ainda, por afinidades perspéticas e estilísticas com o teto do seminário de Santarém, o teto a fresco da capela-mor da igreja do Convento de Santo António (Gaeiras)<ref> | À sua obra Serrão (1978, 270) atribui-lhe ainda, por afinidades perspéticas e estilísticas com o teto do seminário de Santarém, o teto a fresco da capela-mor da igreja do Convento de Santo António (Gaeiras)<ref>Serrão, "Luís Gonçalves da Sena, pintor de Santarém no século XVIII", 270.</ref>. | ||
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1742 – Pinta: painel do “Senhor do Pé de Escada”, igreja do Hospital de Jesus Cristo, Santarém. | 1742 – Pinta: painel do “Senhor do Pé de Escada”, igreja do Hospital de Jesus Cristo, Santarém. | ||
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c.1750 – Pinta: tela “Última Ceia” para a Igreja de S. Martinho, Santarém (a obra que poderá, segundo Serrão 1984, 274, corresponder à tela na capela anexa à igreja do Hospital de Jesus Cristo | |||
1750 - Pinta o teto: nave da Igreja do Salvador, Santarém. | c. 1750 – Pinta o teto: capela-mor e nave da Igreja de S. Martinho, Santarém. | ||
1752 – Pinta: painel do “Repouso da Sagrada família no Egipto” e douramento das grades para a Capela de Nossa Senhora do Repouso da igreja do Hospital de Jesus Cristo, Santarém. | |||
1754 – Pinta o teto: capela-mor da igreja do Colégio Jesuíta, Santarém, 1754. | c.1750 – Pinta: tela “Almas do purgatório” em Capela do Convento de S. Francisco, Santarém (desaparecida). | ||
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17-- - Pinta: série de quadros com iconografia dominicana para o coro do convento de S. Domingos, Santarém (desaparecidos) | |||
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1754 – Pinta o teto: capela-mor da igreja do Colégio Jesuíta, Santarém, 1754. | |||
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1783 – Pinta: painel da bandeira da procissão da Indoenças, 1783, (s.l.). | |||
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17-- - Pinta: sete telas com episódios da paixão de Cristo para a Sacristia da Igreja da Misericórdia, Santarém. | 17-- - Pinta: sete telas com episódios da paixão de Cristo para a Sacristia da Igreja da Misericórdia, Santarém. | ||
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Benedicto, Joaquim Duarte. <i>Elogio do grande apelles portuguez, Luiz Gonçalves de Senna</i>. Lisboa: Officina patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1791. | Benedicto, Joaquim Duarte. <i>Elogio do grande apelles portuguez, Luiz Gonçalves de Senna</i>. Lisboa: Officina patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1791. | ||
Taborda, José da Cunha. <i> | Taborda, José da Cunha. <i>Regras da arte da pintura</i>. Lisboa: Impressão Régia, 1815[https://purl.pt/6251 .] | ||
Raczynski, Atanazy. | Raczynski, Atanazy. <i>Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents / par Le Comte A. Raczynski</i>. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847[https://purl.pt/6391 .] | ||
==Bibliografia == <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography--> | ==Bibliografia == <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography--> | ||
Almada | Carmen Almada e Luís Tovar Figueira, “Conservação e Restauro da Igreja do Seminário de Santarém.” <i>Monumentos </i>4, (1996): 66-72. | ||
Cabeleira, | João Cabeleira, “Experiencing Architecture through Baroque Image: Gonçalves Sena, Painted Architecture as Architectural Space.” <i>The International Journal of the Image</i> 2, (2011): 119-213. | ||
Cabeleira, João. “Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português.” PhD thesis., Universidade do Minho, 2015. | Cabeleira, João. “Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português.” PhD thesis., Universidade do Minho, 2015. | ||
Cabeleira, | João Cabeleira, “Deconstructing the imaginary space of a Quadratura.” <i>Nexus Network Journal, Architecture and Mathematics </i>22, 2 (2019): 25-44. | ||
Cabeleira, João. “Realidade e Ilusão. A dimensão arquitetónica na Quadratura de Gonçalves Sena.” Em Neves, Eva Raquel e Ganhão, Joaquim (coord.) <i>Catedral e Museu Diocesano de Santarém</i>, 26-43<i>. </i>Santarém: Museu Diocesano de Santarém, 2021. | |||
Mello, Magno. | Mello, Magno. <i>A pintura de tectos em perspectiva no Portugal de D. João V. </i>Lisboa: Estampa, 1998. | ||
Mello, Magno. <i>Os tectos pintados em Santarém durante a fase barroca. </i>Santarém: Câmara Municipal, 2001. | |||
Mello, Magno. “O modelo pozziano na pintura de falsa arquitetura na obra do pintor-decorador Luís Gonçalves de Sena (1713-1790).” Em<i> Actas do IV Encontro de História da Arte – IFCH/UNICAMP</i>, 388-407. Campinas: Unicamp, 2008. | |||
Serrão, Victor. | Serrão, Victor. “Luís Gonçalves da Sena, pintor de Santarém no século XVIII (1978).” Em <i>Estudos de pintura Maneirista e Barroca</i>, 263-270. Lisboa: Editorial Caminho, 1989. | ||
< | Victor Serrão, “Os tectos pintados da Igreja do Antigo Colégio Jesuítico de Santarém e os seus autores.”<i> Monumentos </i>4, (1996): 73. | ||
Serrão, Victor. “O tecto da Igreja do Seminário de Santarém e os seus presumíveis autores (1975).” Em<i> Estudos de pintura Maneirista e Barroca, </i>253-261. Lisboa: Editorial Caminho, 1989. | |||
==Autor(es) do artigo== | ==Autor(es) do artigo== | ||
Revisão das 11h47min de 16 de maio de 2023
Luís Gonçalves Sena | |
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Nome completo | Luís Gonçalves Sena |
Outras Grafias | valor desconhecido |
Pai | Manoel Gonçalves |
Mãe | Antónia Gomes |
Cônjuge | Feliciana Rosa |
Filho(s) | valor desconhecido |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | 1713 Santarém, Santarém, Portugal |
Morte | 1790 Santarém, Santarém, Portugal |
Sexo | Masculino |
Religião | valor desconhecido |
Formação | |
Formação | Instrução básica |
Local de Formação | Santarém, Santarém, Portugal |
Biografia
Dados biográficos
Luís Gonçalves Sena, filho de Manoel Gonçalves e de António Gomes, nasce em Santarém em 1713, formando-se sob orientação de artista local:
“(…) condescendem seus Pais, com estes ardentes, e naturais desejos de seu filho, procurando-lhe hum mestre, se não perfeito na faculdade, ao menos o melhor, que na terra havia. Finalizado o abalizado tempo desta instrucção, e recolhe-se ao domicilio paterno, com aquelas pequenas luzes, que hum Mestre ignorante é capaz de comunicar”[1].
Não existindo referência inequívoca ao mestre de Sena, Serrão avançou com a possibilidade de Inácio Xavier - bolseiro de D. João V em Roma, discípulo de Benedetto Lutti e Paolo Mattei, celebrizado no regresso à vila pela obra de Santa Rita na Igreja de Graça[2]. Contudo, dos possíveis mestres apontados por Serrão, o seu percurso parece contraditório à ideia de hum Mestre ignorante referido por Benedicto no elogio fúnebre de Sena.
Carreira
Orientado por um espírito autodidata, Luís Gonçalves de Sena recorre à tratadística coeva tratando, reunindo em seu redor as obras que o informam na arte da pintura. É certo o acesso de Sena ao tratado de Andrea Pozzo, por via tradução produzida localmente e atribuída a Inácio Piedade Vasconcelos, bem como ao modelo iconográfico de Cesare Ripa, o qual orientou o mesmo Inácio Piedade Vasconcelos na redação dos seus Artefactos Simmetriacos, e Geometricos (1733).
Além da encomenda local, por particulares, irmandades e colégios da vila, são dirigidas ao pintor solicitações a partir de Lisboa, enquanto retratista nos conventos de Jesus e de S. Francisco em Xabregas, ou como quadraturista na reconstrução da igreja do Colégio Real dos Nobres.
A sua obra maior corresponde à pintura do intradorso da abóbada da capela-mor do Colégio Jesuíta de Santarém, na qual Sena expressa a suas capacidades no domínio da composição arquitetónica e destreza perspética, permitindo-lhe o elogio de: “(…) quem duvidará de ser este ingénuo Pintor hum grande Arquiteto, ou Perspectivo, vendo a Capela mor da magnifica Igreja, (…) Aonde ele com a maior nobreza mostrou em perspectiva todos os poderes da Arte”[3].
À sua obra Serrão (1978, 270) atribui-lhe ainda, por afinidades perspéticas e estilísticas com o teto do seminário de Santarém, o teto a fresco da capela-mor da igreja do Convento de Santo António (Gaeiras)[4].
Outras informações
Obras
1742 – Pinta: painel do “Senhor do Pé de Escada”, igreja do Hospital de Jesus Cristo, Santarém.
1748 – Pinta o teto: sacristia da Misericórdia, Santarém.
c. 1750 – Pinta o teto: Subcoro do convento de S. Domingos dos Frades, Santarém (obra desaparecida).
c. 1750 – Pinta o teto: capela-mor e nave da Igreja de S. Martinho, Santarém.
c.1750 – Pinta: tela “Almas do purgatório” em Capela do Convento de S. Francisco, Santarém (desaparecida).
c.1750 – Pinta: tela “Última Ceia” para a Igreja de S. Martinho, Santarém (a obra que poderá, segundo Serrão 1984, 274, corresponder à tela na capela anexa à igreja do Hospital de Jesus Cristo.
1750 - Pinta o teto: nave da Igreja do Salvador, Santarém.
1752 – Pinta: painel do “Repouso da Sagrada família no Egipto” e douramento das grades para a Capela de Nossa Senhora do Repouso da igreja do Hospital de Jesus Cristo, Santarém.
1754 – Pinta o teto: capela-mor da igreja do Colégio Jesuíta, Santarém, 1754.
1755/59 - Pinta o teto: Casa do Noviciado de Nossa Senhora da Assunção da Cotovia (Real colégio dos Nobres), Lisboa (obra desaparecida).
1783 – Pinta: painel da bandeira da procissão da Indoenças, 1783, (s.l.).
17-- - Pinta: série de quadros com iconografia dominicana para o coro do convento de S. Domingos, Santarém (desaparecidos).
17-- - Pinta: sete telas com episódios da paixão de Cristo para a Sacristia da Igreja da Misericórdia, Santarém.
Notas
- ↑ Benedicto, Elogio do grande apelles portuguez, Luiz Gonçalves de Senna, 5.
- ↑ Serrão, “Luís Gonçalves da Sena, pintor de Santarém no século XVIII", 265.
- ↑ Benedicto, Elogio do grande apelles portuguez, Luiz Gonçalves de Senna, 11.
- ↑ Serrão, "Luís Gonçalves da Sena, pintor de Santarém no século XVIII", 270.
Fontes
Benedicto, Joaquim Duarte. Elogio do grande apelles portuguez, Luiz Gonçalves de Senna. Lisboa: Officina patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1791.
Taborda, José da Cunha. Regras da arte da pintura. Lisboa: Impressão Régia, 1815.
Raczynski, Atanazy. Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents / par Le Comte A. Raczynski. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.
Bibliografia
Carmen Almada e Luís Tovar Figueira, “Conservação e Restauro da Igreja do Seminário de Santarém.” Monumentos 4, (1996): 66-72.
João Cabeleira, “Experiencing Architecture through Baroque Image: Gonçalves Sena, Painted Architecture as Architectural Space.” The International Journal of the Image 2, (2011): 119-213.
Cabeleira, João. “Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português.” PhD thesis., Universidade do Minho, 2015.
João Cabeleira, “Deconstructing the imaginary space of a Quadratura.” Nexus Network Journal, Architecture and Mathematics 22, 2 (2019): 25-44.
Cabeleira, João. “Realidade e Ilusão. A dimensão arquitetónica na Quadratura de Gonçalves Sena.” Em Neves, Eva Raquel e Ganhão, Joaquim (coord.) Catedral e Museu Diocesano de Santarém, 26-43. Santarém: Museu Diocesano de Santarém, 2021.
Mello, Magno. A pintura de tectos em perspectiva no Portugal de D. João V. Lisboa: Estampa, 1998.
Mello, Magno. Os tectos pintados em Santarém durante a fase barroca. Santarém: Câmara Municipal, 2001.
Mello, Magno. “O modelo pozziano na pintura de falsa arquitetura na obra do pintor-decorador Luís Gonçalves de Sena (1713-1790).” Em Actas do IV Encontro de História da Arte – IFCH/UNICAMP, 388-407. Campinas: Unicamp, 2008.
Serrão, Victor. “Luís Gonçalves da Sena, pintor de Santarém no século XVIII (1978).” Em Estudos de pintura Maneirista e Barroca, 263-270. Lisboa: Editorial Caminho, 1989.
Victor Serrão, “Os tectos pintados da Igreja do Antigo Colégio Jesuítico de Santarém e os seus autores.” Monumentos 4, (1996): 73.
Serrão, Victor. “O tecto da Igreja do Seminário de Santarém e os seus presumíveis autores (1975).” Em Estudos de pintura Maneirista e Barroca, 253-261. Lisboa: Editorial Caminho, 1989.
Autor(es) do artigo
João Cabeleira
Lab2PT - Universidade do Minho
http://orcid.org/0000-0002-6800-8557
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
- Luís Gonçalves Sena (última modificação: 16/05/2023). eViterbo. Visitado em 30 de abril de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Lu%C3%ADs_Gon%C3%A7alves_Sena