Mitra de D Vasco Martins: diferenças entre revisões

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De acordo com a descrição do testamento de D. Vasco Martins, era uma mitra toda coberta de pérolas e pedras precisas, Tinha na parte inferior "em roda laminas doiradas, nas quaes laminas ha quatorze pedras grandes, tendo em roda pedras pequeninas e perolas grandes encastoadas nas sobreditas laminas, e as sobreditas laminas dez pedras grandes, cada uma das quaes encastoada com dois aljofres ou perolas grandes e em roda de cada encastoamento pedras menores encastoadas, e por cima, no corpo da mitra, dezoito encastoamentos, tendo cada um quatro pedras e uma margarida ou perola grande, e em volta do corpo da mitra quatro laminas doiradas estreitas cheias de pedras e esmaltes e sustentando a tres tres os encastoados do corpo da dita mitra, e tendo tambem no seu vertice e em volta das pontas (cornum) laminas doiradas estreitas com trinta e seis flores doiradas e no extremo de cada ponta uma saphira grande, tendo duas bandas pendentes sobre os hombros do bispo, cheias de margaridas e tendo cada uma cinco encastoados, e subsequentemente cada um dos encastoados contêm sua pedra grande com muitas pedrinhas em roda e com uma margarida ou perola grande e no fim de uma banda uma lamina com cinco pedrinhas encastoadas e com uma margarida grossa na parte superior, e no fim da outra banda outra lamina com uma pedra grande encastoada tendo em roda pedrinhas e de uma e de outra cabeça da lamina predita e no fim da dita banda cinco tintinabulos doirados, pendentes cada qual da sua cadeia doirada<ref>citação em Francisco de Sousa Viterbo, <i>Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo</i>. (Lisboa: Imprensa Nacional, 1883), 19.</ref>".
De acordo com a descrição do testamento de D. Vasco Martins, era uma mitra toda coberta de pérolas e pedras precisas, Tinha na parte inferior "em roda laminas doiradas, nas quaes laminas ha quatorze pedras grandes, tendo em roda pedras pequeninas e perolas grandes encastoadas nas sobreditas laminas, e as sobreditas laminas dez pedras grandes, cada uma das quaes encastoada com dois aljofres ou perolas grandes e em roda de cada encastoamento pedras menores encastoadas, e por cima, no corpo da mitra, dezoito encastoamentos, tendo cada um quatro pedras e uma margarida ou perola grande, e em volta do corpo da mitra quatro laminas doiradas estreitas cheias de pedras e esmaltes e sustentando a tres tres os encastoados do corpo da dita mitra, e tendo tambem no seu vertice e em volta das pontas (cornum) laminas doiradas estreitas com trinta e seis flores doiradas e no extremo de cada ponta uma saphira grande, tendo duas bandas pendentes sobre os hombros do bispo, cheias de margaridas e tendo cada uma cinco encastoados, e subsequentemente cada um dos encastoados contêm sua pedra grande com muitas pedrinhas em roda e com uma margarida ou perola grande e no fim de uma banda uma lamina com cinco pedrinhas encastoadas e com uma margarida grossa na parte superior, e no fim da outra banda outra lamina com uma pedra grande encastoada tendo em roda pedrinhas e de uma e de outra cabeça da lamina predita e no fim da dita banda cinco tintinabulos doirados, pendentes cada qual da sua cadeia doirada<ref>citação em Francisco de Sousa Viterbo, <i>Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo</i>. (Lisboa: Imprensa Nacional, 1883), 19.</ref>".
==Referências Bibliográficas ==  
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Edição atual desde as 17h23min de 18 de agosto de 2022

Mitra
Data século XIV
Género Paramentos
Encomendador D. Vasco Martins

Historial

Mitra do bispo do Porto D. Vasco Martins (1328-1342). É descrita profusamente no seu testamento de 1331[1].

Ainda no mesmo testamento, se aprende que D. Vasco Martins fez várias doações de alfaias, paramentos e códices, à sua catedral. Viterbo destaca, entre elas, dois frontais de altar ingleses forrados a tela verde e paramentos bordados a ouro e cheios de figuras, provenientes de Roma e Florença[2].

Descrição

De acordo com a descrição do testamento de D. Vasco Martins, era uma mitra toda coberta de pérolas e pedras precisas, Tinha na parte inferior "em roda laminas doiradas, nas quaes laminas ha quatorze pedras grandes, tendo em roda pedras pequeninas e perolas grandes encastoadas nas sobreditas laminas, e as sobreditas laminas dez pedras grandes, cada uma das quaes encastoada com dois aljofres ou perolas grandes e em roda de cada encastoamento pedras menores encastoadas, e por cima, no corpo da mitra, dezoito encastoamentos, tendo cada um quatro pedras e uma margarida ou perola grande, e em volta do corpo da mitra quatro laminas doiradas estreitas cheias de pedras e esmaltes e sustentando a tres tres os encastoados do corpo da dita mitra, e tendo tambem no seu vertice e em volta das pontas (cornum) laminas doiradas estreitas com trinta e seis flores doiradas e no extremo de cada ponta uma saphira grande, tendo duas bandas pendentes sobre os hombros do bispo, cheias de margaridas e tendo cada uma cinco encastoados, e subsequentemente cada um dos encastoados contêm sua pedra grande com muitas pedrinhas em roda e com uma margarida ou perola grande e no fim de uma banda uma lamina com cinco pedrinhas encastoadas e com uma margarida grossa na parte superior, e no fim da outra banda outra lamina com uma pedra grande encastoada tendo em roda pedrinhas e de uma e de outra cabeça da lamina predita e no fim da dita banda cinco tintinabulos doirados, pendentes cada qual da sua cadeia doirada[3]".

Notas

Bibliografia e Fontes

  • Viterbo, Francisco de Sousa, Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo

  1. Francisco de Sousa Viterbo, Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo. (Lisboa: Imprensa Nacional, 1883), 19.
  2. Francisco de Sousa Viterbo, Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo. (Lisboa: Imprensa Nacional, 1883), 16.
  3. citação em Francisco de Sousa Viterbo, Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo. (Lisboa: Imprensa Nacional, 1883), 19.