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Em 1889 foi trabalhar para o Caminho de Ferro do Algarve. Transferido para a construção do Caminho de Ferro de Quintos a Serpa e ponte sobre o Guadiana. Voltou a ser transferido para os estudos do caminho de ferro a norte do douro e encarregue do projecto de Marco de Canavesses a Chaves, seguindo o vale do Tâmega e o ramal de Vidago | Tomou posse como Chefe de Secção na Fiscalização do Caminho de Ferro e Porto de Mormugão em Novembro de 1885 onde ficou até Fevereiro de 1887. exactamente o mesmo período de tempo em que o seu irmão também esteve na Índia. | ||
Em 1889 foi trabalhar para o Caminho de Ferro do Algarve. Transferido para a construção do Caminho de Ferro de Quintos a Serpa e ponte sobre o Guadiana. Voltou a ser transferido para os estudos do caminho de ferro a norte do douro e encarregue do projecto de Marco de Canavesses a Chaves, seguindo o vale do Tâmega e o ramal de Vidago. | |||
Em Fevereiro de 1890 foi para Moçambique como Comissário de Minas e ai permaneceu até Julho de 1892, data em que regressou do ultramar por motivos de saúde e foi colocado na Direcção dos Serviços de Obras Públicas. <!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário--> | Em Fevereiro de 1890 foi para Moçambique como Comissário de Minas e ai permaneceu até Julho de 1892, data em que regressou do ultramar por motivos de saúde e foi colocado na Direcção dos Serviços de Obras Públicas. <!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário--> |
Revisão das 12h24min de 29 de outubro de 2019
Pedro Mouzinho de Albuquerque | |
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Nome completo | Pedro Pereira Mouzinho de Albuquerque |
Outras Grafias | EQUAL |
Filho(s) | 1853 |
Irmão(s) | Fernando Mouzinho de Albuquerque |
Nascimento | [[Tomar, Santarém, Portugal]] |
Morte | 1897 [[Portugal]] |
Formação | |
Formação | Conductor de Obras Públicas e Minas |
Data | Início: 1874 |
Instituição de Formação | [[Instituto Industrial e Comercial de Lisboa]] |
Cargos | |
Cargo | Chefe de Secção na Fiscalização do Caminho de Ferro e Porto de Mormugão |
Data | Início: novembro de 1885 Fim: fevereiro de 1887 |
Instituição | [[Departamento de Obras Públicas do Estado da Índia]] |
Cargo | Comissário de Minas |
Data | Início: fevereiro de 1890 Fim: julho de 1892 |
Local Cargo | [[Moçambique]] |
Actividade | |
Actividade | Caminho de Ferro de Sintra |
Data | Início: 1880 |
Local de Actividade | [[Lisboa, Portugal]] |
Actividade | Caminho de Ferro do Minho e Douro |
Data | Início: 1883 Fim: 1884 |
Actividade | Caminho de Ferro do Algarve |
Data | Início: 1889 |
Local de Actividade | [[Algarve, Portugal]] |
Actividade | Caminho de Ferro do Minho e Douro |
Biografia
Dados biográficos
Nasceu em Tomar, Portugal em 1853 e faleceu em Portugal no ano de 1897. Tinha o curso de Condutor de Obras Públicas e Minas pelo Instituto Industrial e Comercial de Lisboa (1874).
Era irmão de Fernando Pereira Mouzinho de Albuquerque.
Carreira
Trabalhou nos estudos do Caminho-de-ferro da linha de Sintra (1880) e para a companhia construtora da 9ª secção do Caminho-de ferro do Douro (1883-84).
Tomou posse como Chefe de Secção na Fiscalização do Caminho de Ferro e Porto de Mormugão em Novembro de 1885 onde ficou até Fevereiro de 1887. exactamente o mesmo período de tempo em que o seu irmão também esteve na Índia.
Em 1889 foi trabalhar para o Caminho de Ferro do Algarve. Transferido para a construção do Caminho de Ferro de Quintos a Serpa e ponte sobre o Guadiana. Voltou a ser transferido para os estudos do caminho de ferro a norte do douro e encarregue do projecto de Marco de Canavesses a Chaves, seguindo o vale do Tâmega e o ramal de Vidago.
Em Fevereiro de 1890 foi para Moçambique como Comissário de Minas e ai permaneceu até Julho de 1892, data em que regressou do ultramar por motivos de saúde e foi colocado na Direcção dos Serviços de Obras Públicas.
Outras informações
Obras
Notas
Fontes
Bibliografia
Faria, Alice Santiago. L’Architecture Coloniale Portugaise à Goa. Le Département Des Travaux Publics, 1840-1926. Saarbrücken: Presses Académiques Francophones, 2014, 538.
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
- Pedro Mouzinho de Albuquerque (última modificação: 29/10/2019). eViterbo. Visitado em 20 de maio de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Pedro_Mouzinho_de_Albuquerque