Pedro Mouzinho de Albuquerque: diferenças entre revisões

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===Carreira===
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Trabalhou nos estudos do Caminho-de-ferro da linha de Sintra (1880) e para a companhia construtora da 9ª secção do Caminho-de ferro do Douro (1883-84).
Trabalhou nos estudos do Caminho-de-ferro da linha de Sintra (1880) e para a companhia construtora da 9ª secção do Caminho-de ferro do Douro (1883-84).  
Tomou posse como Chefe de Secção na Fiscalização do Caminho de Ferro e Porto de Mormugão  em Novembro de 1885 onde ficou até Fevereiro de 1887.  


Em 1889 foi trabalhar para o Caminho de Ferro do Algarve. Transferido para a construção do Caminho de Ferro de Quintos a Serpa e ponte sobre o Guadiana. Voltou a ser transferido para os estudos do caminho de ferro a norte do douro e encarregue do projecto de Marco de Canavesses a Chaves, seguindo o vale do Tâmega e o ramal de Vidago
Tomou posse como Chefe de Secção na Fiscalização do Caminho de Ferro e Porto de Mormugão  em Novembro de 1885 onde ficou até Fevereiro de 1887. exactamente o mesmo período de tempo em que o seu irmão também esteve na Índia. 
 
Em 1889 foi trabalhar para o Caminho de Ferro do Algarve. Transferido para a construção do Caminho de Ferro de Quintos a Serpa e ponte sobre o Guadiana. Voltou a ser transferido para os estudos do caminho de ferro a norte do douro e encarregue do projecto de Marco de Canavesses a Chaves, seguindo o vale do Tâmega e o ramal de Vidago.


Em Fevereiro de 1890 foi para Moçambique como Comissário de Minas e ai permaneceu até Julho de 1892, data em que regressou do ultramar por motivos de saúde e foi colocado na Direcção dos Serviços de Obras Públicas. <!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
Em Fevereiro de 1890 foi para Moçambique como Comissário de Minas e ai permaneceu até Julho de 1892, data em que regressou do ultramar por motivos de saúde e foi colocado na Direcção dos Serviços de Obras Públicas. <!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->

Revisão das 12h24min de 29 de outubro de 2019


Pedro Mouzinho de Albuquerque
Nome completo Pedro Pereira Mouzinho de Albuquerque
Outras Grafias EQUAL
Filho(s) 1853
Irmão(s) Fernando Mouzinho de Albuquerque
Nascimento
[[Tomar, Santarém, Portugal]]
Morte 1897
[[Portugal]]
Formação
Formação Conductor de Obras Públicas e Minas
Data Início: 1874
Instituição de Formação [[Instituto Industrial e Comercial de Lisboa]]
Cargos
Cargo Chefe de Secção na Fiscalização do Caminho de Ferro e Porto de Mormugão
Data Início: novembro de 1885
Fim: fevereiro de 1887
Instituição [[Departamento de Obras Públicas do Estado da Índia]]

Cargo Comissário de Minas
Data Início: fevereiro de 1890
Fim: julho de 1892
Local Cargo [[Moçambique]]
Actividade
Actividade Caminho de Ferro de Sintra
Data Início: 1880
Local de Actividade [[Lisboa, Portugal]]

Actividade Caminho de Ferro do Minho e Douro
Data Início: 1883
Fim: 1884

Actividade Caminho de Ferro do Algarve
Data Início: 1889
Local de Actividade [[Algarve, Portugal]]

Actividade Caminho de Ferro do Minho e Douro


Biografia

Dados biográficos

Nasceu em Tomar, Portugal em 1853 e faleceu em Portugal no ano de 1897. Tinha o curso de Condutor de Obras Públicas e Minas pelo Instituto Industrial e Comercial de Lisboa (1874).

Era irmão de Fernando Pereira Mouzinho de Albuquerque.

Carreira

Trabalhou nos estudos do Caminho-de-ferro da linha de Sintra (1880) e para a companhia construtora da 9ª secção do Caminho-de ferro do Douro (1883-84).

Tomou posse como Chefe de Secção na Fiscalização do Caminho de Ferro e Porto de Mormugão  em Novembro de 1885 onde ficou até Fevereiro de 1887. exactamente o mesmo período de tempo em que o seu irmão também esteve na Índia.

Em 1889 foi trabalhar para o Caminho de Ferro do Algarve. Transferido para a construção do Caminho de Ferro de Quintos a Serpa e ponte sobre o Guadiana. Voltou a ser transferido para os estudos do caminho de ferro a norte do douro e encarregue do projecto de Marco de Canavesses a Chaves, seguindo o vale do Tâmega e o ramal de Vidago.

Em Fevereiro de 1890 foi para Moçambique como Comissário de Minas e ai permaneceu até Julho de 1892, data em que regressou do ultramar por motivos de saúde e foi colocado na Direcção dos Serviços de Obras Públicas.

Outras informações

Obras

Notas


Fontes

Bibliografia

Faria, Alice Santiago. L’Architecture Coloniale Portugaise à Goa. Le Département Des Travaux Publics, 1840-1926. Saarbrücken: Presses Académiques Francophones, 2014, 538. 

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

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