Pedro Mouzinho de Albuquerque

Fonte: eViterbo
Revisão em 12h24min de 29 de outubro de 2019 por Alice (discussão | contribs) (→‎Carreira)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Pedro Mouzinho de Albuquerque
Nome completo Pedro Pereira Mouzinho de Albuquerque
Outras Grafias EQUAL
Filho(s) 1853
Irmão(s) Fernando Mouzinho de Albuquerque
Nascimento
[[Tomar, Santarém, Portugal]]
Morte 1897
[[Portugal]]
Formação
Formação Conductor de Obras Públicas e Minas
Data Início: 1874
Instituição de Formação [[Instituto Industrial e Comercial de Lisboa]]
Cargos
Cargo Chefe de Secção na Fiscalização do Caminho de Ferro e Porto de Mormugão
Data Início: novembro de 1885
Fim: fevereiro de 1887
Instituição [[Departamento de Obras Públicas do Estado da Índia]]

Cargo Comissário de Minas
Data Início: fevereiro de 1890
Fim: julho de 1892
Local Cargo [[Moçambique]]
Actividade
Actividade Caminho de Ferro de Sintra
Data Início: 1880
Local de Actividade [[Lisboa, Portugal]]

Actividade Caminho de Ferro do Minho e Douro
Data Início: 1883
Fim: 1884

Actividade Caminho de Ferro do Algarve
Data Início: 1889
Local de Actividade [[Algarve, Portugal]]

Actividade Caminho de Ferro do Minho e Douro


Biografia

Dados biográficos

Nasceu em Tomar, Portugal em 1853 e faleceu em Portugal no ano de 1897. Tinha o curso de Condutor de Obras Públicas e Minas pelo Instituto Industrial e Comercial de Lisboa (1874).

Era irmão de Fernando Pereira Mouzinho de Albuquerque.

Carreira

Trabalhou nos estudos do Caminho-de-ferro da linha de Sintra (1880) e para a companhia construtora da 9ª secção do Caminho-de ferro do Douro (1883-84).

Tomou posse como Chefe de Secção na Fiscalização do Caminho de Ferro e Porto de Mormugão  em Novembro de 1885 onde ficou até Fevereiro de 1887. exactamente o mesmo período de tempo em que o seu irmão também esteve na Índia.

Em 1889 foi trabalhar para o Caminho de Ferro do Algarve. Transferido para a construção do Caminho de Ferro de Quintos a Serpa e ponte sobre o Guadiana. Voltou a ser transferido para os estudos do caminho de ferro a norte do douro e encarregue do projecto de Marco de Canavesses a Chaves, seguindo o vale do Tâmega e o ramal de Vidago.

Em Fevereiro de 1890 foi para Moçambique como Comissário de Minas e ai permaneceu até Julho de 1892, data em que regressou do ultramar por motivos de saúde e foi colocado na Direcção dos Serviços de Obras Públicas.

Outras informações

Obras

Notas


Fontes

Bibliografia

Faria, Alice Santiago. L’Architecture Coloniale Portugaise à Goa. Le Département Des Travaux Publics, 1840-1926. Saarbrücken: Presses Académiques Francophones, 2014, 538. 

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo