Pedro Mouzinho de Albuquerque
Pedro Mouzinho de Albuquerque | |
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Nome completo | Pedro Pereira Mouzinho de Albuquerque |
Outras Grafias | EQUAL |
Pai | João Pereira de Faria Mouzinho de Albuquerque Cotta-Falcão |
Mãe | Maria Luísa Mascarenhas Mouzinho de Albuquerque |
Irmão(s) | Fernando Mouzinho de Albuquerque |
Nascimento | 16 de junho de 1852 [[Tomar, Santarém, Portugal]] |
Morte | 06 de dezembro de 1897 [[Portugal]] |
Formação | |
Formação | Conductor de Obras Públicas e Minas |
Data | Início: 1874 |
Instituição de Formação | [[Instituto Industrial e Comercial de Lisboa]] |
Cargos | |
Cargo | Chefe de Secção na Fiscalização do Caminho de Ferro e Porto de Mormugão |
Data | Início: novembro de 1885 Fim: fevereiro de 1887 |
Instituição | [[Direcção de Obras Públicas do Estado da Índia]] |
Cargo | Comissário de Minas |
Data | Início: fevereiro de 1890 Fim: julho de 1892 |
Local Cargo | [[Moçambique]] |
Actividade | |
Actividade | Caminho de Ferro de Sintra |
Data | Início: 1880 |
Local de Actividade | [[Lisboa, Portugal]] |
Actividade | Caminho de Ferro do Minho e Douro |
Data | Início: 1883 Fim: 1884 |
Actividade | Caminho de Ferro do Algarve |
Data | Início: 1889 |
Local de Actividade | [[Algarve, Portugal]] |
Actividade | Caminho de Ferro do Minho e Douro |
Biografia
Dados biográficos
Pedro Pereira Mouzinho de Albuquerque nasceu em Tomar, Portugal em 1853 e faleceu em Portugal no ano de 1897. Tinha o curso de Condutor de Obras Públicas e Minas pelo Instituto Industrial e Comercial de Lisboa (1874).
Era irmão de Fernando Pereira Mouzinho de Albuquerque.
Carreira
Trabalhou nos estudos do Caminho-de-ferro da linha de Sintra (1880) e para a companhia construtora da 9ª secção do Caminho-de ferro do Douro (1883-84).
Tomou posse como Chefe de Secção na Fiscalização do Caminho de Ferro e Porto de Mormugão em Novembro de 1885 onde ficou até Fevereiro de 1887. exactamente o mesmo período de tempo em que o seu irmão também esteve na Índia.
Em 1889 foi trabalhar para o Caminho de Ferro do Algarve. Transferido para a construção do Caminho de Ferro de Quintos a Serpa e ponte sobre o Guadiana. Voltou a ser transferido para os estudos do caminho de ferro a norte do douro e encarregue do projecto de Marco de Canavesses a Chaves, seguindo o vale do Tâmega e o ramal de Vidago.
Em Fevereiro de 1890 foi para Moçambique como Comissário de Minas e ai permaneceu até Julho de 1892, data em que regressou do ultramar por motivos de saúde e foi colocado na Direcção dos Serviços de Obras Públicas.
Outras informações
Obras
Notas
Fontes
Boletim Official do Governo do Estado da Índia, nº 257, 23 Nov 1885, PP nº 506, p.1027. Processo Individual. AH-MOPTC.
Bibliografia
Faria, Alice Santiago. L’Architecture Coloniale Portugaise à Goa. Le Département Des Travaux Publics, 1840-1926. Saarbrücken: Presses Académiques Francophones, 2014, 538.
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
- Pedro Mouzinho de Albuquerque (última modificação: 10/01/2023). eViterbo. Visitado em 02 de junho de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Pedro_Mouzinho_de_Albuquerque